A festa de casamento tem muitos detalhes que fazem a diferença. Porém não adianta, a comida é uma estrela e tanto e ficará na memória dos convidados. Por esse motivo, é super comum surgirem dúvidas na hora de escolher o estilo de buffet mais adequado para a festa.
Buffet volante, serviço à francesa, à americana, finger food e outros nomes podem causar dúvida, mas nós preparamos um material que irá simplificar a organização do seu casamento e irá facilitar a escolha do melhor formato de recepção para a sua festa. Confira.
Para começar, a nossa dica é conferir as recomendações do chef Julio Perinetto, especialista em cozinha autoral para eventos. No vídeo abaixo ele faz um resumo dos formatos ideais para uma festa de casamento. Assista:
As finger foods são basicamente refeições e alimentos que podem ser comidos com a mão ou em porções pequenas. É uma excelente opção para eventos mais despojados, em que os convidados possam circular mais à vontade.
A ideia de uma recepção com finger foods é montar uma ilha com coquetel e jantar em pequenas cumbucas, assim as pessoas podem se servir no momento em que estiverem com fome. Esse serviço é basicamente o mesmo que o sistema volante de buffet.
É interessante para casamentos ao ar livre, festas na praia e até mesmo para casamento industrial, onde as pessoas costumam chegar em horários diversos. Esse formato deixa as pessoas mais à vontade e traz um senso de mais despojamento para sua festa.
O formato de finger foods é bom para casamentos de diferentes tamanhos, desde uma cerimônia mais intimista até grandes eventos – aliás, em eventos grandes, esse formato até facilita o serviço da cozinha.
7 bebidas perfeitas para servir no casamento
O serviço volante de buffet funciona com a mesma logística que falamos para as finger foods: você monta uma ilha ou mesas específicas em que a comida será servida e os convidados podem circular de forma mais livre pelo ambiente.
No sistema volante, você tem garçons circulando pelo ambiente e servindo os convidados de forma mais livre. É interessante que aqui você pode trabalhar com finger foods, pequenas porções individuais e entradinhas mais despojadas.
O serviço volante funciona bem em casamentos de diferentes tamanhos. Por isso, vale apenas entender qual será a demanda de garçons e de funcionários trabalhando, organizando melhor uma dinâmica que funcione para cada espaço, para que o ambiente não fique com pouca comida durante a festa.
Quantos garçons é preciso contratar para o casamento?
O serviço à americana é um formato bastante usual no Brasil: o convidado se serve em um buffet onde estão expostos os pratos e aí retorna a sua mesa para o jantar. Nesse formato, os garçons servem as bebidas e podem auxiliar na hora de servir as sobremesas e o bolo de casamento.
O serviço americano é um formato bastante usual por aqui e funciona bem em cerimônias pequenas até grandes eventos. O interessante desse formato é que você deixa o convidado mais livre para montar o seu prato com aquilo que gosta e com a porção que se sente mais à vontade.
6 sobremesas que não podem faltar na sua festa de casamento
Também chamado de empratado ou de serviço à inglesa, esse é o formato em que os pratos são servidos empratados na mesa do convidado. Basicamente é: o convidado chega, senta-se e espera o seu prato chegar à mesa.
Esse é um formato mais formal e restrito, pois os pratos já vem em porções definidas e o convidado deve comer naquele mesmo momento que todos os outros. É um sistema clássico, mas que nem sempre funciona para as festas brasileiras, já que por aqui é usual termos uma liberdade maior.
O serviço à francesa pode ser uma boa opção se os seus convidados já estão habituados com esse tipo de formato. Ele é ótimo para eventos menores e mais intimistas.
No caso de casamentos maiores, é preciso que haja uma logística bem estabelecida, para que os pratos sejam servidos de forma conjunta e não aconteça de uma parte da festa ser servida enquanto outra grande parte fica apenas no aguardo.
Comida de casamento: 10 opções para servir no almoço e jantar
Os valores de um serviço de buffet para casamento são muito variáveis, levando em conta o tamanho da sua festa, a duração do evento e a quantidade de convidados. Por exemplo, uma festa que exige um número maior de garçons e de cozinheiros terá um valor mais elevado do que um evento com menos funcionários, isso é natural.
Por isso é importante entender a demanda da sua festa para então decidir a formatação do seu serviço de buffet. Por exemplo, um serviço à francesa geralmente sairá mais caro que um serviço volante, isso é natural pela demanda de garçons e cozinheiros para a montagem dos pratos, entre outros pequenos detalhes.
O serviço volante e o serviço americano acabam saindo mais em conta para festas de médio e grande porte, pois você pode controlar melhor a sua necessidade de funcionários, bem como os pratos a serem servidos.
Com essas dicas que trouxemos aqui já é possível ter um norte para as decisões de sua festa de casamento, porém uma dica final é: considere uma boa parte do seu orçamento para o serviço de buffet e coloque isso como uma prioridade.
É importante bem receber seus convidados e isso passa pelo carinho que uma boa refeição traz. Invista em uma boa pesquisa de fornecedores, converse com profissionais e visite buffets antes de fechar uma decisão para a sua festa. Isso fará a diferença em seu casamento!
Comida para casamento: lanchinho da madrugada
Festa de casamento: conheça as tendências para 2022