Comida de casamento: 10 opções para servir no almoço e jantar

Comida de casamento: 10 opções para servir no almoço e jantar

O momento de definir o cardápio de uma festa de casamento sempre pode gerar dúvidas, pois surgem questões sobre o que servir, como servir e como ter uma boa diversidade de pratos para os convidados. A comida de casamento pode ser muito diversa e por isso vale começar entendendo o estilo do seu casamento para se ter um ponto de partida.  

Outro ponto importante é entender a estação do ano em que sua festa irá acontecer e o horário que a refeição será servida: é almoço? Jantar? Em um entremeio dos dois? Tudo isso pode impactar nas suas escolhas. 

Para auxiliar nesse momento de fechar o cardápio de almoço e jantar, vale conferir as recomendações do chef Julio Perinetto, especialista em cozinha autoral para eventos, no vídeo abaixo:

Comida de casamento: opções para servir no almoço e jantar

Como falamos acima, na hora de montar o seu cardápio é importante pensar em itens como o horário que a refeição será servida, o clima do dia da festa e o estilo do casamento. Com esses delimitadores fica mais fácil decidir por um cardápio que seja saboroso e eficaz para o seu evento. 

De todo modo, há pratos que se encaixam em diferentes opções de festa e que podem se adaptar em diferentes receitas, funcionando como opções coringas para um bom casamento. Listamos aqui 10 opções de comida de casamento para servir no almoço e jantar da sua festa.

1. Lasanha

Comida de casamento: opções para servir no almoço e jantar.
Fonte: Pexels

Um clássico da culinária italiana, a lasanha é um prato principal saboroso e suculento. Com diferentes versões, esse prato é excelente tanto em opções clássicas como em versões vegetarianas ou veganas, por exemplo.

Uma boa lasanha bolonhesa é sempre um acerto, assim como opções de quatro queijos ou de berinjela podem ser escolhas certeiras. O bom da lasanha é que ela funciona tanto no almoço quanto no jantar e faz bonito nos mais diferente estilos de casamento, desde uma festa clássica até uma celebração boho chic

2. Bobó de camarão

O bobó de camarão é um clássico da culinária brasileira e pode ser servido na sua festa de casamento.
Fonte: A casa encantada

O bobó de camarão é um clássico da culinária brasileira e é uma opção charmosa e cheia de autenticidade. Esse prato é perfeito para casamentos na praia, casamentos diurnos e até mesmo celebrações com esse ar mais campestre; de todo modo, nada impede que o prato seja servido em recepções mais clássicas e noturnas.

Quando preparado em panelas de barro, de forma tradicional, o bobó de camarão se transforma em uma receita refinada e que faz bonito à mesa, servindo como uma excelente opção de prato principal. 

3. Risoto

O risoto é uma excelente opção para servir de comida no seu casamento.
Fonte: Pexels

O risoto é um coringa refinado e delicioso: com a base de arroz arbóreo, manteiga e vinho branco você pode ir longe. Os sabores podem ser diversos, como risoto de filé mignon, de cogumelos, de legumes ou até mesmo caprese.

O bom desse prato é que ele é prático de ser preparado, é extremamente refinado e ainda pode vir em opções para todos os gostos, agradando tanto quem gosta de carne quanto quem é vegetariano. 

4. Massas

As massas são quase presença obrigatória no cardápio de casamento.
Fonte: Pexels

As massas são quase presença obrigatória, seja um espaguete, penne ou fusili com molhos clássicos até opções mais complexas, como um ravióli ou um nhoque. Todos estes pratos fazem bonito nas mais variadas formatações de festa, funcionando bem no almoço e no jantar.

Uma excelente opção para servir de comida no casamento é um conchiglione com recheios diversos, como salmão, queijo, ricota com espinafre ou presunto de parma. Essa massa fica excelente quando gratinada e visualmente cria uma bela apresentação na hora de servir. 

5. Carne vermelha

Os pratos com carne vermelha são escolhas importantes no seu cardápio de casamento.
Fonte: Gshow

Os pratos com carne vermelha são escolhas importantes no seu cardápio e você tem um universo interessante para escolher aqui. Desde cortes de carne assada até mesmo escalopes com molhos clássicos, como o molho madeira ou o molho de mostarda.

Um bom corte de carne com molho de vinho, por exemplo, é uma opção saborosa para um jantar. Assim como um bom corte de filé mignon acompanhado de um espaguete ao molho alfredo pode ser um clássico para um almoço bem servido. 

6. Peixe

O peixe é uma opção leve e fresca para servir de comida na festa.
Fonte: Cybercook

O peixe é uma opção leve e fresca que pode aparecer tanto nas entradas, como num ceviche de salmão, por exemplo, ou nos pratos principais, como num saboroso atum selado com crosta de gergelim. 

Uma excelente opção também é servir peixes grelhados ou assados, pois são leves, saborosos e funcionam super bem em casamentos na praia, no campo ou na cidade. Vale apenas ficar de olho na qualidade do pescado escolhido para a festa, conferindo o frescor para garantir pratos saborosos.

7. Quiche

A quiche é uma escolha perfeita para servir na festa.
Fonte: Receitas Nestlé

A quiche é uma escolha coringa para qualquer horário do dia, pois pode ser servida tanto como entrada quanto como prato principal. Acompanhada de uma boa salada, ela faz bonito à mesa. 

O interessante desse prato é que você consegue ter opções diversas, com recheios vegetarianos ou veganos, ou mesmo os clássicos, como a quiche lorraine, com seu delicioso encontro entre queijo e bacon. 

8. Paella

Fonte: Pexels

Cartão de visitas da cozinha espanhola, a paella pode fazer bonito em casamentos na praia, em festas mais clássicas ou em festas de estilo tropical. O mix de arroz com frutos do mar gera um prato de sabor único e que conquista os mais diversos paladares. É uma ótima opção para servir de comida no seu casamento!

9. Escondidinho

Fonte: Tudo Ela

O escondidinho é mais um desses pratos coringa, pois você pode fazer diferentes versões, com recheios de costela, carne seca, cogumelos e até carne moída – assim como pode variar a massa, usando batata, batata-doce, mandioquinha ou mandioca.

Esse é um prato que pode ser servido tanto como prato principal quanto como entradinha, pois fica ótimo quando é servido em pequenos ramequins, em porções individuais.

10. Churrasco

Fonte: Pexels

O churrasco é hors-concours de norte a sul e é sempre uma boa escolha, seja almoço ou jantar, ninguém resiste. Obviamente, o churrasco irá pedir uma logística um pouco diferente da sua festa, mas o sabor valerá a pena.

O churrasco é perfeito para casamentos ao ar livre, no campo ou até mesmo na praia. Para preparar o churrasco vale pensar em uma boa seleção de cortes de carne e também investir em algumas linguiças especiais, isso traz aquele charme para a sua festa de casamento. 

Não esqueça de legumes gratinados, como abobrinha, berinjela e abóbora, pois é importante pensar em opções vegetarianas. E, seja para os legumes ou para a carne, vale preparar um bom molho chimichurri, isso eleva seu churrasco a outro nível. 

Independente do horário, foque em um cardápio diverso

Na hora de receber, é importante pensar que cada pessoa tem seu paladar e suas restrições alimentares, então vale a pena focar em um cardápio diverso, para que ninguém fique com fome ou desconfortável na hora de comer.

Criando um cardápio múltiplo e saboroso você irá oferecer uma festa de qualidade, na qual seus convidados se sintam à vontade e possam desfrutar de momentos de prazer à mesa. 

Veja também:

6 sobremesas que não podem faltar na sua festa de casamento

Fontes: Joliz e Casamento.biz

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados