O que é e como fazer um casamento boho chic?

O que é e como fazer um casamento boho chic?

O casamento de estilo boho chic já está em alta há alguns anos: moderno, descontraído e refinado, esse estilo é uma boa ideia para casamentos urbanos, no interior e até mesmo na praia. Para te ajudar a entender o que é o estilo boho chic e como aplicar em sua festa de casamento, nós preparamos esse pequeno guia, aproveite! 

Para começar: o que é chic em um casamento?

Há alguns anos atrás, haviam muitas regras do que era refinado e o que era cafona, com do’s e dont’s bem definidos na hora de organizar uma festa de casamento. Porém, aos poucos se entendeu que o chique e o refinado é receber bem, criar um ambiente acolhedor para os seus convidados, dentro daquilo que te agrada e que te faz bem.

Para esclarecer melhor o que é um casamento chique, vale conferir o que as responsáveis pela Boutique de 3, uma das melhores assessorias de eventos do Brasil, têm a dizer. Assista:

O que é o estilo boho?

Para entender como aplicar o estilo boho em um casamento é importante voltar um pouco atrás e entender mais sobre esse estilo de forma ampla. O boho é uma palavra em inglês derivada do “bohemian chic”, que seria basicamente um estilo boêmio contemporâneo.

Esse estilo se propagou pela moda, decoração e design no século XX, quando artistas, boêmios e modernos de todo tipo começaram a mesclar diferentes referências em suas casas e lofts, criando formas de viver que conectam o que havia de mais clássico na cultura norte-americana com o que estava se desenvolvendo de moderno na contemporaneidade – desde o movimento hippie até as tendências de moda sustentável.

Essa mescla entre o clássico e o moderno, entre tendências e estilos criou uma estética solta, despojada, autêntica e conectada com a natureza. Por isso tudo, esse estilo acabou se tornando cada vez mais em voga, pois ele consegue unir a diversidade de uma forma refinada e bastante única.

Como fazer um casamento de estilo boho chic?

Entenda como fazer um casamento boho chic.
Fonte: Pat Furey Photography

O casamento boho chic pode ser uma opção leve e despretensiosa para as mais diferentes formatações de evento, desde as pequenas até as grandes recepções, em diferentes espaços. Para isso, separamos aqui alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de aplicar o estilo boho chic:

Escolha um espaço natural

O estilo boho tem essa conexão com a natureza.
Fonte: RaeLyn Nicole Photography

O estilo boho tem essa conexão com a natureza – ecos remanescentes do estilo hippie -, por isso vale investir em um espaço natural: o campo, a praia ou um espaço aberto. Essas são escolhas clássicas para esse estilo. 

Se você está em um espaço urbano, um rooftop ou belo jardim são escolhas também certeiras, criando a ambiência necessária.

Porém, se nada disso for possível, invista numa decoração com muitas plantas, desde samambaias até costelas-de-adão. Flores secas também são ótimas opções: faça um mix de plantas entre folhagens, flores e folhas secas, trazendo esse clima mais natural para o seu espaço.

Invista em um mobiliário de estilo

Móveis de madeira, vintages, com uma cara mais rústica podem compor um ambiente ótimo para o estilo boho.
Fonte: Ines Naftali Floral & Event Design

Móveis de madeira, vintages, com uma cara mais rústica podem compor um ambiente ótimo para o estilo boho. Mesas, cadeiras e armários de madeira trazem esse charme meio de casa de campo que combina muito com essa aura boêmia.

Para dar um charme, a dica é forrar o ambiente com tapetes, passadeiras, almofadas e outros itens de tecido cru ou em cores quentes, como o vermelho e o vinho. Além dos itens alugados com fornecedores, você também pode levar itens pessoais para o evento, trazendo esse charme e a autenticidade que o estilo pede. 

Insira itens DIY em sua decoração

Os itens de decoração no estilo “faça você mesmo”, o famoso DIY, são boas opções para dar esse clima artístico que o estilo boho chic pede. 

Macramê, crochês e objetos feitos de maneira artesanal trazem essa sensação de algo vivo para o seu ambiente, carregando consigo todas essas histórias que um trabalho manual traz. 

Essas grandes peças de macramê, por exemplo, estão super em alta na decoração e podem funcionar de forma linda em uma festa de casamento. Uma opção é colocar uma bela peça de macramê em uma parede, como um painel decorativo. 

Um altar mais natural

O altar também pode ser decorado com um painel de macramê.
Fonte: Lauren Fair Photography

Uma opção em alta é fazer um altar de casamento com arcos, guirlandas e flores, com um arranjo mais natural. Esse tipo de decoração cria uma ambiência mais viva e fica super bonita em fotos e vídeo. 

O altar também pode ser decorado com um painel de macramê, como falamos no item anterior: unindo o macramê, folhas secas e flores da estação você consegue um altar super delicado e romântico.

Uma iluminação aconchegante

Um casamento boho chic pede uma iluminação delicada.
Fonte: 100 Layer Cake – Pinterest

Um casamento boho chic pede uma iluminação delicada, então abuse de velas, pendentes marroquinos, varais de luzes, abajures e itens que trazem essa sensação de aconchego. Pense que é como se os seus convidados estivessem na sala de sua casa, assim eles precisam sentir essa sensação de acolhimento.

Uma dica super em alta é o uso das fairy lights; elas parecem as luzinhas de Natal, porém são mais finas e delicadas, podendo vir em um fio ou até mesmo formar uma espécie de cascata de pequenos filetes. É uma ótima opção para decorar paredes ou mesmo usar como ambiente de fotos. 

Um casamento boho chic pede autenticidade

Um casamento boho chic pede autenticidade.
Fonte: Sav Brown Photography

O estilo boho deriva desse mix de referências, dessas múltiplas influências da boemia e das artes, por isso mesmo quando esse estilo é aplicado em um casamento ele traz uma liberdade e uma flexibilidade maior do que outros estilos. 

As sugestões e dicas que trouxemos nessa matéria podem servir como pontos de partida para você criar a sua festa de casamento, mas não pense nelas como limitadoras. Converse com a sua assessoria de casamento e inclua na decoração itens que façam sentido para o casal, trazendo esse aconchego e essa autenticidade para a sua festa.

Veja também: 

Decoração de casamento: tire todas as suas dúvidas!

Fontes: Pinterest

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados