Casamento rústico: o que é e como fazer o seu

Casamento rústico: o que é e como fazer o seu

O casamento rústico é um casamento de clima menos formal e mais aconchegante, por isso tem conquistado muitos adeptos, se tornando um estilo bastante usual em festas e cerimônias. Mas ainda há muitas dúvidas de como organizar um casamento desse estilo e colocar as ideias em prática.

Para te auxiliar, nós separamos algumas dicas que irão facilitar a sua organização e poderão esclarecer se esse é o estilo ideal para o seu casamento. Confira:

Para começar: o que é um casamento rústico?

Entenda o que é um casamento rústico.
Fonte: Pexels

O casamento de estilo rústico é aquele que traz em sua essência itens mais crus, com um acabamento menos refinado, mas que transmitem aquele aconchego de um espaço acolhedor.

Esse estilo de casamento tem a decoração muito marcada por itens como pallets, cordões de luz, cadeiras de madeira e grandes mesas comunais. Além disso, as flores conversam muito bem com as folhagens e com as flores secas, criando esse clima mais natural.

Esse é um formato de casamento interessante para quem tem vontade de realizar a celebração no interior, como em uma fazenda, um sítio ou mesmo em um espaço ao ar livre na cidade. No espaço urbano, um rooftop bem decorado pode ficar extremamente charmoso para um casamento rústico. 

Além desses itens, o estilo rústico propõe mais liberdade, com isso o traje dos convidados também pode ficar mais solto. O dresscode pode ir desde um traje a rigor em cores mais neutras até trajes mais despojados, em tecidos naturais e crus. 

O casamento rústico é mais econômico?

O casamento rústico é exatamente o oposto do clássico, principalmente nas peças que compõem a decoração, por isso, muitos noivos podem pensar que esse é um estilo mais barato, porém tudo irá depender das suas escolhas e da sua organização.

Para auxiliar, a empresária e fundadora da LeCult, Letícia Martins, uma das maiores assessorias de eventos de Minas Gerais, esclarece se o estilo rústico realmente sai mais em conta, confira:

O estilo rústico pedirá o aluguel de um bom mobiliário, de um cuidado com a decoração e outras miudezas. Por mais que se diga que é um estilo rústico, há sempre um cuidado e uma delicadeza na construção que acabam, no final das contas, impactando no orçamento.

Além disso, independente do estilo, há itens que não variam tanto: buffet, iluminação, staff e locação de espaços. Por isso, é preciso estar bem organizado e ter uma visão certeira do seu orçamento, para conseguir organizar um casamento dos sonhos dentro de seu orçamento.

Quer entender mais quanto custa um casamento? Veja dicas para economizar

Como fazer decoração de casamento rústico?

Saiba como fazer decoração de casamento rústico.
Fonte: Zoey.Ph

O casamento de estilo rústico tem uma paleta de cores mais sóbria: tons terrosos, bege, salmão, marrom, verde musgo, vinho e muito branco são escolhas certeiras. Vale montar uma cartela inicial de cores para o seu casamento e tentar criar a decoração a partir daí.

É importante pensar em móveis de madeira, como mesas e cadeiras em tons naturais. Vale também escolher sofás, poltronas e almofadas em cores neutras e tecidos mais crus, como couro, linho e até mesmo detalhes em juta. Uma boa é investir em artesanatos manuais em tecidos crus. Grandes macramês, por exemplo, podem ficar lindos na decoração de uma parede, de uma mesa de doces ou mesmo no altar de celebração.  

Além disso, use e abuse de flores secas, folhagens e flores clássicas, como jasmim, sempre viva, lírios brancos, lavanda e flores do campo. Folhagens como samambaias e as palmeiras – como a palmeira-leque e as ráfias – são opções ótimas para espaços grandes que precisam ser preenchidos com muita decoração. 

Outra escolha certeira para esse tipo de evento é a Gipsofila, conhecida popularmente como Mosquitinho, por causa de seu tamanho miúdo; ela fica perfeita em arranjos grandes e como decoração das mesas, por exemplo. Os arranjos podem ser feitos em cestas e vasos de vime, isso traz um charme a mais. 

Vale também ficar atento à iluminação: velas são opções clássicas e trazem esse aconchego para o ambiente. Outra possibilidade é investir em varais de luz que percorram o ambiente e deem esse clima de festa no campo, de celebração à luz do luar.  Dica extra: uma tendência em alta é o uso de altares feitos de materiais mais rústicos, como galhos, flores secas e arranjos florais. Isso pode ser uma ótima opção para a celebração, deixando tudo mais charmoso e aconchegante. 

O que usar em um casamento rústico?

Fonte: Rustic Elegance

O casamento rústico tem essa aura de leveza, de romantismo e de simplicidade, por isso a aposta é em looks mais confortáveis e leves. 

O vestido da noiva pode esbanjar tecidos esvoaçantes, saias com movimento e decotes mais clássicos. Esse estilo até abre a possibilidade da noiva usar botas ou um sapato mais confortável que caiba no estilo da festa. 

Para o noivo, há a possibilidade de investir em ternos claros, em tecidos mais rústicos, como o linho. Ou mesmo em looks mais despojados, que deixem de lado o paletó, focando apenas em uma calça bem alinhada e uma camisa de linho com as mangas dobradas, por exemplo.

Para os convidados, o dresscode pode ir desde um traje a rigor em cores mais neutras ou tecidos mais leves até composições despojadas, sem muito rigor ou regras. Esse é um estilo de casamento que busca deixar todos à vontade, portanto isso deve ser transmitido também através das roupas. 

Lembre-se: mesmo definindo um estilo, não há regras em seu casamento

Quando se define um estilo para a festa de casamento fica aquele receio de ter que seguir uma lista de regras, de do’s e don’ts, porém é preciso deixar isso de lado. Há inspirações e sugestões do que é uma festa rústica, mas mesmo assim você deve se sentir livre para criar o seu casamento dos sonhos com o seu estilo.

Além disso, você também pode misturar, trazendo itens de um casamento boho chic, pinçando referências de casamentos vintage ou até mesmo detalhes de um casamento tropical. Não há porque se prender. Converse muito com os profissionais que estão ao seu lado e crie aquele que seja o casamento mais especial para o casal!


Leia também: Conheça 7 estilos de casamento e escolha o ideal

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados