Decoração de casamento: tire todas as suas dúvidas!

Decoração de casamento: tire todas as suas dúvidas!

A decoração de uma festa de casamento é que define o tom geral da festa, ela tem uma importância central na hora de organizar e montar uma celebração. E por toda essa importância, é claro que existem muitos detalhes a serem pensados e levados em consideração.

Para te ajudar na hora de montar uma decoração de casamento, nós separamos aqui algumas dicas e tiramos algumas dúvidas que irão facilitar o seu processo. Vamos lá:

Por onde começar uma decoração de casamento?

O ponto de partida da decoração de um casamento é decidir qual a intenção do casal.
Fonte: Twenty20

O ponto de partida da decoração de um casamento é decidir qual a intenção do casal. Vocês querem uma grande festa, uma celebração na praia ou um casamento mais intimista?

É importante que o casal discuta esse processo e entenda as suas vontades e os seus anseios, bem como defina possíveis estilos para o casamento: clássico, rústico, industrial, tropical, entre outros. 

Com isso bem definido fica mais fácil partir para a parte prática, que é conversar com assessorias, empresas de decoração e profissionais do ramo. Com esse primeiro encontro, você consegue entender as possibilidades que o mercado te oferece e como desenvolver da melhor forma a decoração dos seus sonhos.

Veja também: Conheça 7 estilos de casamento e escolha o ideal

Escolher um mobiliário é essencial para a parte estrutural de sua decoração

Na hora de organizar a decoração, muitos pensam apenas nos arranjos, flores e detalhes que irão compor o cenário, porém uma parte essencial de qualquer evento é o mobiliário e isso precisa ser visto logo de cara, pois é a partir dele que você consegue definir outros pontos da decoração.

Mesas, cadeiras e outros itens de mobiliário podem fazer toda a diferença na sua decoração. Por exemplo, um casamento vintage vai pedir cadeiras mais detalhadas, de madeira; um casamento de estilo industrial já pode pedir cadeiras mais metalizadas, mais urbanas. Esses pormenores podem dar o tom do seu evento.

Para auxiliar nessas escolhas, vale assistir abaixo o vídeo com a apresentação das fundadoras da 100% Eventos, referência em aluguel de mobiliário para eventos:

Escolha uma paleta de cores do casamento

Escolha uma paleta de cores do casamento
Fonte: Pexels

Na hora de montar a decoração, é importante ter uma paleta de cores bem definidas, assim fica mais fácil ir atrás de tecidos, flores e ornamentos que casem com a estética estabelecida. A definição das cores irá auxiliar não só na compra dos itens decorativos, como também será importante na hora de definir a iluminação do ambiente.

Faça um bom plano de iluminação para o seu casamento

É importante pensar em detalhes de iluminação específicos para a sua decoração e o seu tipo de evento.
Fonte: Twenty20

Não dá para ficar à mercê da iluminação prévia do local da festa, é importante pensar em detalhes de iluminação específicos para a sua decoração e o seu tipo de evento. Uma luz mais baixa, mais aconchegante, dá outro tom em um casamento de estilo vintage, por exemplo. A iluminação certa deixará seus convidados mais confortáveis e mais aconchegados, criando um ambiente leve e de prazer. 

Além disso, a iluminação é fundamental para as fotos de sua festa, por isso é importante que a iluminação também seja apresentada para o fotógrafo responsável pela cobertura do evento, assim você garante registros perfeitos desse momento único.

Entenda a estação do ano em que seu casamento acontecerá

A data do casamento é fundamental para a definição de diferentes itens da sua decoração.
Fonte: Pexels

A data do casamento é fundamental para a definição de diferentes itens da sua decoração. Dias de muito calor ou muito frio pedem atenção a determinados detalhes e isso precisa ser considerado na hora de montar sua decoração.

Além disso, é fundamental considerar as estações chuvosas ou mais secas, isso fará diferença para casamentos ao ar livre, por exemplo, ou mesmo para a definição do espaço em um casamento interno. É importante pensar se o local escolhido tem ventilação, opções de ar condicionado e outros itens que podem manter a sua decoração perfeita – uma vez que flores naturais, por exemplo, podem murchar em dias quentes demais.

Outro ponto importante é considerar as flores da estação para sua decoração, assim você encontra flores e arranjos mais belos. Flores cultivadas fora da estação às vezes ficam menores ou mais acanhadas, não trazendo aquele impacto que você busca, por isso vale refletir sobre esse ponto com atenção.

Pense na identidade visual de seu casamento

A decoração de sua festa de casamento precisa conversar com o todo da identidade visual do evento.
Fonte: Papel e Estilo

A decoração de sua festa de casamento precisa conversar com o todo da identidade visual do evento: convites, site de casamento, papelaria da festa e decoração, tudo precisa ter uma unidade. 

Nesse sentido é fundamental que o seu decorador esteja sempre em contato com o designer responsável por itens como os convites ou mesmo o site do casal, isso criará uma unidade e deixará tudo mais refinado. 

Tenha o orçamento bem definido na ponta do lápis

Todos querem o casamento dos sonhos, mas para isso é preciso um pouco de detalhamento prático, por isso as planilhas de Excel podem ser as suas melhores amigas. Coloque todos os valores da decoração na ponta do lápis e controle de forma certeira.

Com um controle detalhado é possível entender quais itens são suas prioridades e quais podem ser deixados em segundo plano. A dica fundamental é sempre colocar como fundamental itens maiores e estruturantes, como o mobiliário, a iluminação, a mesa do bolo, por exemplo, e em segundo plano detalhes menores, como pequenos itens decorativos das mesas ou algo extra que pode ser cortado, caso necessário.

Contrate profissionais com os quais você se sinta à vontade

O processo de organizar uma festa de casamento é lento e pode demorar meses, por isso é fundamental que você possa contar com profissionais que te tragam segurança e confiança para analisar e organizar o evento da melhor forma.

É muito importante trabalhar com pessoas que te deixem à vontade para que vocês possam debater de forma sincera os seus sonhos e anseios para essa festa. É muito importante sinalizar o profissional dizendo “quero ir por esse caminho ou por outro”. Esse diálogo será fundamental para que o seu casamento saia do plano dos sonhos e se torne realidade.

Não esqueça: a decoração de casamento precisa ter a cara do casal 

Fonte: Twenty20

Para finalizar, não custa relembrar que o casamento dos sonhos é aquele que você e seu parceiro (a) consideram o casamento dos sonhos. Por isso é fundamental que o casal troque referências, entenda suas vontades e desejos e assim crie um casamento que seja realmente a identidade dos dois.

Uma decoração de casamento construída em torno dos desejos do casal fica muito mais bela e fica latente para os convidados, que vão conseguir enxergar os dois em cada pequeno detalhezinho, deixando esse momento ainda mais mágico!

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados