Na hora de pensar no cardápio e na comida para casamento, uma opção se tornou cada vez mais comum: o lanchinho da madrugada. Esse item traz aquela injeção de ânimo para os convidados na pista de dança e é uma salvação que evita o exagero de bebidas e a ressaca no dia seguinte.
Para pensar melhor em como incluir o lanche da madrugada entre as comidas de seu casamento, vale conferir as dicas do chef Julio Perinetto, especialista em cozinha autoral para eventos, que explica quando e como servir o lanchinho da madrugada:
O lanchinho da madrugada precisa ser um alimento realmente com a cara dessa hora da noite, por isso vale pensar naqueles ambientes que ficam abertos 24 horas e que costumam ser o ponto de parada do pós-balada: fast-foods, restaurantes rápidos, padarias ou outros tipos de comida de rua.
Por isso, durante a madrugada na festa de casamento você pode servir itens que podem ser comidos com a mão e em porções pequenas. Veja abaixo uma lista de ideias de comidas para o lanchinho da madrugada em um casamento:
Um clássico que une todos os convidados, a batata-frita é perfeita para ser servida em porções pequenas, em saquinhos de papel ou papelão, bem à moda dos fast-foods.
Os hambúrgueres podem ser servidos em versões mini, para serem degustados na pista de dança mesmo. Faça opções clássicas e simples de cheeseburger que serão sucesso.
Mais um clássico do fast-food, o milkshake pode ser uma boa opção doce para festas em dias quentes. Uma solução pode ser servi-los em copos médios, bem no estilo “para a viagem”, assim a pessoa pode seguir dançando enquanto aproveita a bebida.
Os disquinhos pequenos das esfihas ou das mini-pizzas são opções perfeitas para servir de forma bastante livre. O bom dessa opção é que dá pra variar os recheios: carne, pepperoni, queijo e legumes – um solução para o caso de você ter convidados com restrições alimentares.
O sanduíche de pernil é um clássico em várias padarias da madrugada e pode ser uma excelente opção para a sua festa de casamento. Prático de ser preparado e com um tempero saboroso, esse lanche pode ser servido no pão francês cortado ao meio. Simples e eficaz.
Mais uma opção com pão francês, o buraco quente é o famoso pão com carne moída. Essa é outra opção simples e prática, mas que faz o maior sucesso na hora que a fome bate na pista de dança.
Pastéis em versões pequenas com recheios variados podem fazer sucesso na madrugada da sua festa de casamento. Caso o lanche seja servido no final da festa, quase ao amanhecer, ele pode vir acompanhado de copinhos com caldo de cana, para dar aquele clima de pastel de feira bem matinal.
O cachorro-quente é outro clássico prático e super saboroso. O bom é que ele pode ser servido em opção simples, com molho e salsicha, ou pode ser servido em uma pequena estação, com itens como batata-palha, milho, ervilha e molhos.
O lanchinho da madrugada pode ser servido tanto na pista de dança, quanto nas mesas dos convidados, o importante é que seja um serviço mais despojado, que combine com a liberdade desse horário.
Uma outra opção é montar uma pequena mesa para servir o lanche da madrugada, assim os convidados que tiverem interesse se dirigem até ela e se servem, o que diminui a necessidade de garçons e staff nesse processo.
Uma tendência em alta apresentada pelo chef Julio Perinetto é a padoca da madrugada. Diferente dos lanches comuns da madrugada, aqui a ideia é funcionar como uma padaria, daquelas que abrem cedinho: pão fresquinho com presunto e queijo, pão de queijo, café e suco são os itens de salvação para quem amanhece na pista de dança.
Essa é uma excelente tendência já que as festas estão durando mais e os convidados estão aproveitando cada segundo da pista de dança.
A padoca da madrugada é uma boa opção para a finalização da festa, na hora que os convidados começam a ir embora e funciona bastante caso você saiba que a sua turma é do tipo “inimigos do fim”.
Bem-casados, brigadeiros ou alguma outra guloseima sempre é uma boa pedida para os momentos derradeiros da festa. A glicose é sempre uma aliada de quem deu aquela exagerada no álcool e, além disso, nenhum convidado resiste a um docinho de saideira.