Anel de casamento: tudo o que você precisa saber

Anel de casamento: tudo o que você precisa saber

A aliança é o símbolo de um matrimônio, é justamente esse anel de casamento que sela os laços de um casal, representando a fidelidade, o compromisso e o companheirismo. 

Por ser um item tão importante no casamento, é fundamental se munir do máximo de informações antes de comprar as suas alianças de casamento. Por isso, a Joliz preparou um material simples e prático que irá te auxiliar nesse momento especial.

Vamos começar diferenciando anel de compromisso, de noivado e de casamento

A tradição sempre falou que a mulher usaria um anel de noivado antes do casamento, isto é, o anel de pedido de casamento, geralmente um solitário, com alguma pedra simbólica para o casal. Depois disso, o casal passaria direto para as alianças de casamento, porém esse ciclo se adaptou para a modernidade.

Muitos casais de namorados passaram a aderir ao anel de compromisso. É apenas um símbolo simples de cumplicidade e confiança do casal, trocado de forma informal ainda durante o namoro. Geralmente, os casais optam por anéis simples de prata e que são usados no dedo anelar da mão direita. 

Depois disso, é comum haver o pedido de noivado. Nesse caso, há dois cenários: apenas a mulher usará um anel que foi o anel de pedido de casamento ou o casal trocará alianças simples de noivado. Em ambos os casos, esse ano deve ser usado na mão esquerda.

No dia do casamento, na hora oficial da troca de alianças de casamento, a tradição manda que esses anéis, geralmente de ouro, sejam colocados na mão direita do noivo e da noiva, no dedo anelar. 

Caso a noiva use o seu anel de noivado, ela pode decidir por manter esse anel ainda na mão esquerda ou passá-lo para a mão direita e usar junto da aliança de casamento, vai da sua escolha. 

Anel de compromisso, de noivado e de casamento.

Leia também: Casamento Civil: quanto custa, documentos e como fazer

Para não ficar confuso, vamos a um relembrando de onde usar cada aliança:

Anel de compromisso = mão direita

Anel de noivado = mão esquerda

Alianças de noivado = mão esquerda

Alianças de casamento = mão direita

Tudo isso sempre no dedo anelar! 

Você deve estar se perguntando: porque o anel de casamento é colocado no dedo anelar?

Esse é mais um simbolismo bonito da aliança. Segundo uma crença tradicional, o corpo teria a chamada “vena amoris”, a veia do amor, acreditando-se que a veia do dedo anelar da mão esquerda corria diretamente para o coração. 

Hoje em dia sabe-se que essa veia não existe, porém o que importa nesse caso é a beleza do simbolismo. 

O anel de casamento deve ser de ouro?

O anel de casamento deve ser de ouro?

Essa é mais uma tradição recheada de significados. O ouro é um material nobre e, simbolicamente, a cor dourada traz essas ideias de prosperidade, fertilidade e luz. Por isso tornou-se um hábito que a aliança de casamento fosse de ouro, mas essas regras podem ser modificadas. 

De prata, de ouro branco ou mesmo de outros materiais: o anel de casamento precisa ser recheado de simbolismos para o casal, por isso vale escolher aquela aliança que seja mais importante para os dois, representando a união e a paixão de vocês. 

Leia também: como escolher o modelo ideal de aliança de casamento?

Quanto custa um anel de casamento?

Os valores de um anel de casamento podem variar muito, indo desde preços mais acessíveis até valores astronômicos. Por isso, a dica é pesquisar muito bem e tentar conhecer o máximo de modelos possíveis de aliança. 

É importante entender que o anel de casamento é um investimento que irá permanecer muitos e muitos anos com o casal, por isso vale pesquisar materiais, fornecedores e entender um lugar de confiança para fazer sua compra – até para que depois você possa contar com manutenções e cuidados periódicos de sua aliança. 

Qual o anel de 25 anos de casamento?

Quando se comemoram as bodas de prata, nos 25 anos de casamento, criou-se uma tradição: os casais fazem uma nova troca de alianças, celebrando a durabilidade dessa relação.

Quando se comemoram as bodas de prata, nos 25 anos de casamento, criou-se uma tradição: os casais fazem uma nova troca de alianças, celebrando a durabilidade dessa relação.

Nas bodas de prata, como o nome já pede, se usam alianças de prata, que podem ser trocadas em uma cerimônia simples, como uma pequena festa entre familiares. Alguns casais aproveitam essa troca de alianças para refazer os votos de casamento. Pode ser um bonito momento de celebração do amor! 


Veja também: 10 melhores ideias de presentes para bodas de casamento

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados