Cardápio para casamento: 4 dicas para considerar

Cardápio para casamento: 4 dicas para considerar

Dentre todos os detalhes da organização de um casamento, a comida é um dos que mais atraem a atenção dos convidados. Afinal, a escolha do cardápio do casamento é uma das principais formas de expressar o cuidado com as pessoas que vocês amam. 

Para começar, é preciso entender que comes e bebes não precisam de um horário engessado para acontecer. Nenhum convidado deve se sentir com fome durante a festa, certo? Para isso, é necessário equilibrar a disponibilidade de opções

Mas, afinal, o que se deve colocar no menu? Vale lembrar que nem todas as opções combinam com o estilo da festa ou até com o perfil dos convidados. Confira a seguir o que levar em consideração na hora de escolher o cardápio do casamento.

1. Leve em conta o horário da cerimônia do casamento

Na hora de pensar no cardápio do casamento, leve em conta o horário da cerimônia.
(Fonte: Pexels)

A cerimônia vai ser pela manhã? Uma boa ideia é fazer um brunch, ou seja, uma mistura de café da manhã com almoço. Assim, o menu do casamento pode ter frios, frutas, tortas, salgadinhos, chocolate quente ou gelado, panquecas e muito mais. 

Se for a partir das 11h, já se pode pensar em um almoço com entrada, prato principal e sobremesas. Já um casamento à tarde merece ter diversas opções de bebidas refrescantes, como sucos, chás gelados, águas aromatizadas etc. 

Nesse horário, as opções de comida para o casamento podem ser sanduíches, quiches, salgadinhos, bolos, entre outras. Agora, quando a festa é à noite, é possível pensar em servir um jantar com aperitivos, entrada, prato principal e sobremesa. 

2. Calcule a quantidade de comida conforme a duração da festa

O tempo de duração do casamento é importante para decidir quais comidas servir.
(Fonte: Freepik)

O tempo de duração do casamento é importante para decidir quais comidas servir. “Oito horas de coquetel é impossível, ninguém aguenta”, destacou o cerimonialista Roberto Cohen. O profissional também alerta que fazer uma festa noturna e servir apenas miniporções não é adequado. 

Dessa forma, se o evento tiver muitas horas de duração, é preciso pensar em variar o cardápio do casamento. “O menu tem que mudar, no máximo, a cada três horas”, aconselhou Cohen. Dentre as variações, pode-se pensar em coquetéis, mesa de frios, jantar, miniporções etc.

De acordo com a cerimonialista Lica Paludo, é interessante ter comida disponível o tempo inteiro no casamento, mas sem desperdício. “Que [o serviço de comida] seja conduzido dentro desse roteiro de formas diferentes, de modo que surpreenda os convidados nos mínimos detalhes”, recomendou a profissional. 

3. Considere o estilo dos convidados

Considere o estilo dos convidados antes de definir o cardápio da festa.
(Fonte: Freepik)

Se as famílias de vocês valorizam um jantar completo com muita opções de comida (como peixes, carnes, guarnições etc.), pode ser frustrante ter um buffet de casamento apenas com massas ou uma recepção somente com petiscos e frios. 

Claro que é preciso levar em conta o gosto dos noivos, mas não se pode esquecer do bem-estar dos convidados. “Coloque-se no lugar do seu convidado: você gostaria de comer mal em um casamento?”, avaliou Roberto Cohen. 

Da mesma forma, é bom verificar se existe alguém vegetariano ou vegano, além de pessoas com restrições alimentares. A variedade na comida é importante para que todos possam comer bem e ninguém se sentir deslocado.   

4. Combine o cardápio de casamento com o local escolhido para a festa

Combine o cardápio com o local escolhido para o casamento.
(Fonte: Pexels)

Já que o estilo do casamento tem tudo a ver com o local, nada mais justo do que providenciar que o tipo de comida combine com a atmosfera, não é mesmo?

Por exemplo, se o casamento é na praia, é bom apostar em comes e bebes relacionados ao mar. Dentre as opções, estão bobozinho de camarão, iscas de peixe, saladas frescas, água de coco gelada, frutas da estação e espumantes. 

Já uma cerimônia realizada em uma fazenda pede um cardápio de casamento mais rústico. Vocês podem disponibilizar self-service de carnes assadas, entradas de feijão tropeiro e mandioca frita, sobremesas com doce de leite, sorvete, dentre outros.  Se você ainda não escolheu o local da festa, conheça as opções que a Lejour oferece, são mais de 200 opções de buffets de casamento.

Além de tudo isso, é necessário que a equipe responsável por servir esteja bem alinhada, pois é preciso manter as praças abastecidas de comida e bebida, retirar pratos e copos sujos, como também deixar o salão funcionando adequadamente. O chef Julio Perinetto afirma que também é necessário conversar com os decoradores para tentar entrar no cenário que eles criaram para a festa, deixando o buffet e a decoração em perfeita harmonia.

Quer saber mais sobre como organizar um casamento? Confira o nosso canal do YouTube. 

Veja também:

Comida de casamento: confira 5 tendências para 2021

Fontes: Salve a Noiva, Meu Bistrô, As lembrancinhas de casamento, Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados