Comida de casamento: confira 5 tendências para 2021

Comida de casamento: confira 5 tendências para 2021

Todos os cerimonialistas que entrevistamos na Joliz concordam que a comida é um dos pontos mais importantes da festa de casamento. Nesse sentido, se vocês imaginam que é obrigatório fazer um superjantar, com todos os tipos de comida, saibam que não é bem assim: hoje em dia, é possível fazer festas de casamento ótimas com formatos diferentes de servir a comida. 

A cerimonialista Lica Paludo afirma: “Não precisa ser jantar. Pode ser uma mesa posta e a pessoa tem liberdade de ir lá e se servir do que quiser. Ou pode ser umas comidinhas”. 

Esses outros estilos de comida para casamento, aliás, estão entre as maiores tendências de serviço para festas de casamento para 2021. Afinal, por causa da Covid-19, aqueles grandes buffets em que os convidados formam filas e fazem seus próprios pratos podem não ser a escolha mais segura. Confiram 5 tendências de comida para casamento nas quais vocês podem apostar em 2021.

1. Escolham servir a comida em ilhas gastronômicas

Para não fugir muito dos clássicos buffets de casamento, vocês podem preparar várias mesas, cada uma com um tipo de comida. Em vez de réchauds e panelas para cada um fazer seu prato, as ilhas gastronômicas podem ter cada uma um garçom — o que aumenta a segurança. 

Seguindo essa linha, vocês podem ser bem criativos na hora de escolher as comidas para o casamento: ter uma ilha de massas, outra de carnes, outra de frios etc. Ou que tal fazer várias ilhas com pratos típicos de regiões diferentes do Brasil?

Como os convidados não vão pegar um único prato com todas as comidas juntas, vocês podem escolher coisas bem diferentes para servir no casamento.

Uma das tendências para comida de casamentos em 2021, é a opção de servir em ilhas gastronômicas.
Fonte: Freepik

2. Na hora de servir a comida: dê preferência para os pratos já prontos nas mesas

Outra tendência que está em alta após a Covid-19 é aquela em que as comidas do casamento já chegam empratadas nas mesas de cada convidado. Por um lado, isso pode aumentar os custos do buffet do casamento, já que exige mais profissionais e garçons para preparar tudo, por outro é um dos estilos mais sofisticados — até porque os pratos chegam mais bonitos à mesa. 

Pratos prontos já servidos na mesa facilitam muito na hora de servir a comida no casamento
Fonte: Wikimedia Commons

3. Variem com o cardápio de coquetel e miniporções do casamento

Essa é mais uma opção segura de comida para casamento e que, provavelmente, vai agradar aos convidados. Vocês podem servir qualquer tipo de comida nas miniporções: desde canapés e frios até pratos quentes em recipientes pequenos. Esse tipo de serviço também é chamado de “finger food” que, em inglês, significa comer com os dedos. 

A única questão a qual vocês precisam se atentar é que as “finger foods” podem não satisfazer tanto quanto um jantar tradicional de casamento, por isso não são indicadas para festas que se estendam por longos períodos

A opção mais segura para comida de casamento: cardápio de coquetel e mini porções.
Fonte: Twenty20

4. Sirvam um brunch no casamento, misturando café da manhã e almoço

Uma das tendências mais “quentes” para quem está preparando um casamento durante o dia é servir um brunch. Esse termo mistura as palavras em inglês para café da manhã (breakfast) e almoço (lunch), deixando bem claro do que se trata: um cardápio que serve itens de ambas as refeições, como bolos, pães, tortas salgadas, panquecas, canapés, pratos com ovos, entre outros.

Um brunch é uma ótima opção para servir como comida no seu casamento.
(Fonte: Unsplash)

5. Saiam do comum com o estilo “boteco” ou contratem food trucks

Se vocês estão pensando em uma celebração mais descontraída, por que não servir de comida do casamento um buffet totalmente composto por comidinhas de boteco, em porções? É possível servir croquetes, bolinhos, quibes, iscas de carne e outros pratos típicos de barzinhos de uma forma super bonita e saborosa. 

Uma boa opção é servir pratos típicos de boteco.
Fonte: Pinterest

Outra ideia de comida para casamento que está em alta em 2021, após a pandemia, é contratar food trucks. Assim, os convidados podem formar filas sem aglomerações para pedir suas refeições, que são servidas em pratos separados, com mais segurança. Essa opção é muito indicada para casamentos menores e mais despojados

Em relação aos gastos de comida para casamento, o chef Julio Perinetto, afirma que é possível agradar os paladares dos convidados sem gastar muito, utilizando engenharia de cardápio e claro: a criatividade. E ainda esclarece: o cardápio mais caro não é, necessariamente, o mais sofisticado. Confira no vídeo abaixo todas dicas e sugestões desse grande especialista em buffet para casamentos.

Para terminar, citando o cerimonialista Roberto Cohen, “o importante é fazer bem feito”. Isso quer dizer que, independentemente do tipo de serviço e do cardápio que vocês preferirem, o essencial é que a comida do casamento seja saborosa e os convidados sejam bem tratados.

Veja também:

Comidas para casamento: 4 dicas para considerar
Mini Wedding: como criar o cardápio ideal para a festa
Quantos garçons é preciso contratar para o casamento?
Cardápio para jantar de casamento

Fontes: Marbo Bakery, Sou Bar Buffet, Zero Hora, Brides.com, Wedding Ideas Mag.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados