4 dicas de como usar tapetes na decoração do casamento

4 dicas de como usar tapetes na decoração do casamento

Os detalhes fazem toda a diferença na decoração de um ambiente e um simples tapete pode dar uma nova cara para a sua festa de casamento. Além de ser uma ótima opção para deixar o cenário ainda mais bonito, o tapete de casamento é extremamente funcional, pois auxilia na delimitação de espaços e definição dos ambientes.

O tapete na decoração do casamento também pode ajudar a melhorar a acústica do local, pois absorve ruídos e, quando bem escolhido, deixa a sua festa mais sofisticada, intimista e aconchegante.

Mas nós sabemos que não é tão fácil escolher o tapete ideal para a sua festa de casamento e que essa decisão varia de acordo com o tipo de decoração e o local da cerimônia. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como usar tapetes de casamento da melhor maneira possível. 

1. Definam o local onde acontecerá a cerimônia

O local onde acontecerá a cerimônia é extremamente importante para decidir quais tapetes combinarão com o casamento. Os tapetes orientais, como os Persas, são mais tradicionais e, por isso, podem ficar melhor em ambientes fechados, como igrejas e restaurantes.

Tapetes orientais são recomendados para cerimônias tradicionais e em ambientes internos. (Fonte: Shutterstock)
Tapetes orientais são recomendados para cerimônias tradicionais e em ambientes internos. (Fonte: Shutterstock)

Se sua festa for em um ambiente externo, como praia, chácara ou um hotel ao ar livre, vocês podem apostar em tapetes para casamento em tons mais vivos, como o verde. Essa cor virou tendência e vem sendo utilizada cada vez mais nessas ocasiões, pois combina com a natureza e deixa a decoração ainda mais charmosa. Mas, se a sua festa for na zona urbana, encontre o espaço ideal para seu casamento na cidade na Lejour e aposte nos tapetes orientais.

Os tapetes brancos também estão na moda em casamentos ao ar livre, pois contrastam com o gramado e dão uma sensação de amplitude e leveza ao local, além de serem muito elegantes.

Apostem em tapetes brancos ou em cores vibrantes para cerimônias ao ar livre. (Fonte: Shutterstock)
Apostem em tapetes brancos ou em cores vibrantes para cerimônias ao ar livre. (Fonte: Shutterstock)

2. Escolham o tapete para casamento de acordo com o estilo da decoração

O tapete pode deixar sua festa ainda mais charmosa, mas, para isso, ele precisa ornar com a decoração. Então, antes de tudo, é preciso definir o estilo da cerimônia: será mais tradicional ou mais contemporânea? Para cada um deles, temos uma opção de tapete de casamento que combina mais. Confira: 

  • Tapete para casamentos clássicos: para essa ocasião, os mais indicados são os tapetes Persas e Aubussons, bastante utilizados em castelos e palácios. Eles são mais encorpados e, ao mesmo tempo, luxuosos.
  • Tapete para casamentos modernos: nesse caso, recomenda-se os tapetes Kilim, que são mais contemporâneos, leves e versáteis. Estampas listradas e geométricas também são tendências para festas mais modernas.

3. Utilizem os tapetes de casamento para criar ambientes e lounges

Os tapetes dão um toque especial para os ambientes e delimitam espaços. (Fonte: Shutterstock)
Os tapetes dão um toque especial para os ambientes e delimitam espaços. (Fonte: Shutterstock)

De acordo com as especialistas Paola de Picciotto e Flávia de Picciotto Terpins, o tapete consegue fechar um ambiente e utilizá-lo para delimitar um lounge pode fazê-lo se tornar um item de destaque na decoração do casamento.

Aqui, não existem regras. Com tantas opções de textura e tecidos, vocês podem escolher um tapete para casamento de acordo com as sensações de toque e com a própria decoração. Se vocês desejam criar um ambiente mais luxuoso, tapetes de seda ou Persas são ótimas escolhas, mas, para criar um clima de aconchego e conforto, recomenda-se os modelos mais felpudos ou de pele. Se quiserem um toque mais rústico, vocês podem optar por tapetes de fibras naturais.

Criar um hall de entrada com sofás e um belíssimo tapete no centro é um ótimo exemplo de como utilizar tapetes no casamento para montar um ambiente aconchegante e intimista, que se assemelhe à sala de estar de uma casa. 

4. Apostem em um mix de tapetes para casamento e criem combinações

Mistura de estampas e sobreposições também são bem-vindas. (Fonte: Shutterstock)
Mistura de estampas e sobreposições também são bem-vindas. (Fonte: Shutterstock)

Mix de tapetes é uma tendência em festas de casamento e, para criar combinações, basta manter um equilíbrio entre as peças. Não tem problema misturar texturas e estampas dos tapetes de casamento, mas é importante seguir um padrão de cores e tonalidades.

Se vocês escolherem sobrepor os tapetes, é importante criar desníveis suaves para evitar desconforto ao pisar ou tropeços, por isso coloquem os mais espessos por baixo e os mais finos por cima. Lembrem-se também de não os deixar muito alinhados: a assimetria é tendência e dá um toque especial na decoração.

É possível abusar da criatividade na hora de escolher os tapetes de casamento, mas não esqueçam de levar em consideração o local onde a cerimônia acontecerá, o estilo da festa e o padrão de cores utilizadas na decoração.

Fontes: Constance Zahn, Westwing, Casa Me, As lembrancinhas de casamento e Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados