10 dicas de Roberto Cohen para uma festa de casamento perfeita

10 dicas de Roberto Cohen para uma festa de casamento perfeita

Na hora de organizar uma festa de casamento perfeita há muitas dúvidas: por onde começar? O que priorizar? O que deve ser levado em conta? Esse é um processo cheio de detalhes e é preciso ter organização para não se perder em tantos pormenores.

Para começar, Roberto Cohen, um dos melhores cerimonialistas do Brasil, conta o que não pode faltar na organização da cerimônia perfeita. No vídeo abaixo, ele apresenta dicas sobre o que os noivos devem considerar prioridade no momento de realizar uma festa incrível e marcante:

10 dicas para uma festa de casamento perfeita

10 dicas para uma festa de casamento perfeita
Fonte: Twenty20

Para ir além, detalhamos aqui as dez dicas fundamentais que ele resumiu no vídeo. Com esse pequeno guia você poderá colocar em prática o sonho da festa de casamento perfeita. Confira:

1) Defina o que é ideal para o seu casamento

Defina o que é ideal para o seu casamento
Fonte: Twenty20

Para começar, é preciso entender o que é uma festa de casamento dos sonhos. Cada pessoa pode ter a sua construção ideal de uma festa de casamento, por isso é importante que o casal defina, de forma bem clara, quais são as suas ideias, as suas intenções e as suas necessidades.

Um casamento na praia, pede um tipo de festa. Um casamento no interior, pede outro tipo de festa. E por aí vai. Defina como será feito o seu casamento e como vocês imaginam a realização dessa festa. Com isso fica mais fácil definir pontos centrais, como o local da festa, o tipo de comida a se servir e o tipo de infraestrutura que será necessária para os convidados. 

2) Invista em boa comida

Invista em um cardápio agradável para a festa de casamento
Fonte: Twenty20

Boa festa pede comida saborosa e que crie essa sensação de acolhimento. Para começar, é preciso definir o tipo de serviço que vocês irão optar: à francesa, à inglesa, buffet, finger foods, entre outros.

Com isso em mente, é importante que vocês criem um cardápio que reflita a identidade do casal, mas que ainda assim tenha opções diversas para os convidados. Pense, por exemplo, na possibilidade de convidados com restrições alimentares ou vegetarianos e veganos. É importante ter um leque de opções para ninguém ficar com fome.

Para esse passo, pode ser importante visitar diferentes serviços de buffet e entender qual consegue se adequar a sua demanda, a sua quantidade de convidados e também ao paladar dos noivos. 

3) E não esqueça de boa bebida!

Fonte: Twenty20

Nem todo buffet fica responsável pela bebida, por isso é importante pensar nisso com atenção. Água, refrescos, refrigerantes, cerveja, drinks, todas essas coisas devem estar bem definidas na hora de fechar a quantidade de bebidas e a qualidade delas.

Lembre-se: além de toda a lista de bebidas, é importante pensar na refrigeração delas. O espaço contratado tem capacidade para a demanda de bebidas da sua festa? Coloque na ponta do lápis esses detalhes, para que não haja nenhum imprevisto durante a festa.

Além disso, não se esqueça do momento do brinde e separe uma boa bebida para que seus convidados possam brindar esse momento junto com você! 

4) Faça uma lista de convidados equilibrada

Fonte: Pexels

Esse é outro item que pede um bom alinhamento do casal. É preciso sentar e fazer uma lista equilibrada de convidados, para que haja um bom número de convidados de ambas as partes. 

Segundo Roberto Cohen, é preciso caras novas nesse evento para trazer essa novidade, esse clima de confraternização entre pares que ainda não se conhecem. Esse é um momento de celebração de uma união de dois universos, então é interessante que familiares e amigos se conheçam e possam confraternizar de forma conjunta esse momento com o casal. 

5) Analise bem todos os valores

Fonte: Pexels

A questão financeira deve ser colocada na ponta do lápis, então faça planilhas, analise orçamentos e faça cotações. É importante ter o máximo de informações possíveis à mão.

A dica é criar uma planilha e separar por tópicos, como alimentação, espaço, funcionários, decoração, entre outros. Assim você consegue ter uma visão mais detalhada de cada item e consegue definir qual item você está apto a investir mais e qual você pretende economizar.  

6) Crie prioridades

Na hora de analisar os valores e fechar os contratos, é importante elencar prioridades. Por exemplo, crie um ranking:

1º lugar – Local de realização da festa;

2º lugar – Buffet;

3º lugar – Bebidas;

4º lugar – Staff;

e assim por diante. Com isso você consegue definir quais são as prioridades e o que precisa ser fechado antes. Você fechando o contrato do local de realização da festa, já pode partir para o buffet e depois para as bebidas, assim você consegue ter uma noção mais detalhada de cada item.

7) Deixe detalhes pequenos em segundo plano

Na hora de elencar as suas prioridades, coloque em primeiro plano as coisas que são macro, como o local da festa, o buffet, a música, os funcionários a serem contratados. Deixe pequenos pormenores em segundo plano, como demandas a serem definidas caso necessário.

Cohen esclarece que esses pequenos detalhes serão as últimas coisas lembradas pelos convidados. “Se lá no final, não der pra botar um lacinho no guardanapo, esquece”, explica ele, pois essa não é uma prioridade do casal e nem será uma coisa que os convidados irão notar ou questionar, por exemplo. 

8) Atenção à infraestrutura da sua festa

Para realizar a festa de casamento perfeita é fundamental se atentar a questões de infraestrutura do local do evento. É preciso ter um bom estacionamento para os seus convidados, uma boa quantidade de banheiros e um espaço que seja agradável a todos.

Por exemplo, se a festa for realizada ao ar livre, é importante que haja espaços cobertos para que os convidados não fiquem expostos ao sol ou a outras intempéries. Se a festa for realizada no interior é fundamental pensar em questões como o deslocamento dos convidados e o alojamento de todos antes e depois da festa. 

Ficar atento a esses detalhes com antecedência é uma segurança a mais, para que no dia do evento não haja imprevistos e nem dores de cabeça e todos possam curtir a festa com tranquilidade. 

9) Invista em um bom staff

Fonte: Twenty20

Roberto Cohen é bem claro: “não adianta ter muita comida, muita bebida, ter tudo estocado e não ter garçom para servir”. Por isso é fundamental ter um bom staff de garçons, seguranças, manobristas e de funcionários para a limpeza.

Esses funcionários são a espinha dorsal de sua festa, é eles que estarão trabalhando para que tudo saia perfeito. É eles que servirão os convidados, que resolverão questões pontuais e que poderão deixar tudo confortável para que todo mundo curta a festa da melhor forma. 

10) E não esqueça da boa música!

Fonte: Twenty20

Festa perfeita pede boa música! E isso também precisa ser definido de forma conjunta entre o casal. Lembre-se que uma festa de casamento tem convidados diversos, com backgrounds diferentes e gostos múltiplos, por isso não dá pra transformar sua festa em um evento de um único gênero musical, é importante ter essa diversidade para que todos possam dançar.

Para uma boa festa, é possível contratar uma banda especializada nesse tipo de evento ou um bom DJ, de todo modo, em ambos os casos é importante entender o tipo de trabalho desses profissionais e os gêneros musicais que eles tocam, para que isso case com a necessidade da sua festa.

Não esqueça: essa é a sua festa de casamento perfeita

É muito importante que esse seja um momento especial para o casal, por isso é importante que vocês decidam as coisas de forma conjunta, tentando unir os gostos e os sonhos de ambos. Além disso, dando atenção aos detalhes práticos com antecedência, sobra muito mais tempo para curtir a festa como vocês merecem! 

Fontes: Joliz

Confira também:

Conheça 6 estilos de casamento e escolha o ideal
4 normas de etiquetas tradicionais de casamentos
Festa de Casamento – Dicas para animar a comemoração
15 músicas que não podem faltar no seu casamento

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados