Mesmo os casamentos mais inovadores e modernos seguem algumas normas e etiquetas que são consideradas “tradições”. Esses protocolos são referentes a determinados comportamentos dos noivos na cerimônia e na recepção, bem como a certas formalidades e rituais que fazem parte do grande dia.
Nesse sentido, um organizador de eventos ou um cerimonial serão de grande ajuda, pois esses profissionais têm uma grande experiência e muito conhecimento dos protocolos que devem ser seguidos no dia do casamento.
Provavelmente, vocês também já conhecem essas regrinhas. Mas, para ajudar a entender melhor ou simplesmente relembrar as tradições, listamos quatro dessas “normas” e regras de etiqueta que são seguidas em basicamente todos os casamentos. Veja-as a seguir.
Se vocês já foram em um casamento, é muito provável que tenham notado que há realmente uma organização bastante específica em alguns momentos. É o caso, por exemplo, da hora da entrada na igreja ou no local em que será realizada a cerimônia.
Assim, uma das normas tradicionais de casamento é a ordem certa para realizar a entrada dos noivos, seus pais, os padrinhos e as madrinhas. Sem se esquecer dos pajens, que normalmente participam na hora de levar as alianças para os noivos no altar.
Em geral, primeiro entra o pai do noivo com a mãe da noiva. Depois, o noivo deve entrar junto com a mãe dele. Na sequência, entram os padrinhos e as madrinhas, alguns casais optam pela entrada em pares (um padrinho e uma madrinha) e outras pela entrada individual — primeiro todas as madrinhas e depois todos os padrinhos.
Por último, claro, é a entrada da noiva. A tradição é que ela entre junto com o pai dela, mas muitas noivas também optam por entrar com o avô, padrasto, pai e padrasto juntos ou até com a mãe.
Sendo assim, mesmo com as etiquetas tradicionais, sempre são válidas algumas adaptações!
Todo casamento tem um momento do discurso, seja ele religioso ou não. Esse é um protocolo muito especial, certamente sendo uma norma que caracteriza toda a cerimônia e traz grandes emoções aos noivos e convidados.
Além disso, o discurso do casamento precede o ponto alto de toda essa celebração: a troca das alianças. Inclusive, essa também é uma etiqueta seguida na cerimônia de casamento, servindo como um verdadeiro símbolo da união oficial do casal.
Embora as normas e as regras de etiquetas tradicionais sejam mais comuns e emblemáticas na cerimônia, a hora da recepção do casamento também conta com alguns protocolos.
A regra de etiqueta mais importante é que, no geral, os noivos são os últimos a chegar ao local da recepção, contando sempre com uma entrada divertida e que explicite a alegria do casal pela oficialização da união.
Inclusive, os noivos costumam aproveitar para realizar fotos antes da chegada à recepção. Então, essa é a hora em que algumas fotos com o casal podem ser tiradas, como também com os padrinhos e as madrinhas.
Com certeza, a hora que a noiva joga o buquê é um momento marcante do casamento e que já é, realmente, uma norma tradicional.
Assim, outra etiqueta tradicional de casamento é jogar o buquê logo após a sobremesa do jantar, pois ainda todos os convidados estão presentes. Com isso, consequentemente, todos podem aproveitar para celebrar essa singela tradição.
Porém, considerando que nem sempre todos os convidados que comparecem à cerimônia também vão à recepção, algumas noivas têm optado por jogar o buquê logo na saída da igreja (ou local onde foi feita a cerimônia).
Não há problema algum em fazer isso, considerem sempre o que se adapta melhor ao casamento, programem-se e pronto. Essa também é uma maneira sútil de inovar no casamento, mesmo seguindo as tradições!
Fontes: Brides, Joliz.