Ser madrinha de casamento é uma honra e tanto, mas vem muitas demandas acompanhadas dessa honraria: auxiliar a noiva em suas escolhas, participar da organização do casamento e também ajudar na seleção das roupas das madrinhas. Nisso tudo, há um ponto importante que você precisa dar atenção: o seu cabelo. Qual o melhor penteado de madrinha de casamento?
Para te auxiliar nessa escolha, separamos dicas de penteados para os variados tipos e tamanhos de cabelos, bem como sugestões do que levar em consideração na hora de pensar seu look para o casamento. Aproveite!
Antes de decidir o melhor penteado para um casamento, é importante pensar em questões simples como: o horário do casamento, a estação do ano, o estilo da festa e o look da noiva.
A temperatura do dia da festa e o estilo do casamento são os pontos centrais na hora de decidir o seu look, pois é isso que vai definir se você deve optar por um penteado mais elaborado ou mais simples. Um casamento na praia, por exemplo, pede algo mais despojado; assim como um casamento romântico pode pedir um penteado mais trabalhado, com tranças ou acabamentos delicados.
De todo modo, é muito importante estar alinhada com a noiva, para entender qual será o penteado dela e como você pode se comunicar com a mesma estética, sem ofuscar o momento dela, pois não podemos esquecer que a noiva é a estrela do dia!
Veja abaixo algumas ideias e sugestões para fazer o seu penteado de madrinha de casamento:
Dependendo do tipo de festa de casamento, você pode optar por um cabelo mais natural e simples. O cabelo solto, com poucas presilhas, ou mesmo amarrado com um rabo de cavalo já pode ser uma excelente opção para casamento ao ar livre, em que o vento pode ser o seu inimigo.
O rabo de cavalo clássico pode ser uma boa opção para ser usado acompanhado de um chapéu – opção segura para quem vai em casamentos na praia ou um casamento no campo.
O penteado simples também pode ser uma excelente opção caso você já tenha joias que chamam a atenção e que roubam o destaque para si. Um belo brinco pendente, por exemplo, pode ser a estrela do seu look e aí o cabelo pode ser usado de forma mais despojada.
Um casamento diurno pode render penteados diferentes, aí vai depender da locação: um casamento na praia é diferente de um casamento na igreja, assim como é diferente de uma celebração no campo. Por isso vale entender o estilo da festa e pensar em looks variados conforme o momento.
Uma boa opção para os casamentos de dia são as tranças embutidas ou os penteados mais soltos e despojados. Outra ideia que está bastante em alta é o uso de tiaras: uma tiara mais de princesa pode fazer bonito em um casamento urbano; assim como uma tiara de pano pode trazer leveza ao seu look em um casamento boho chic.
Uma festa noturna de casamento pode ser um bom momento para ousar e investir em penteados mais complexos e rebuscados. Volumes, laquês e até um pouco de brilho podem fazer a diferença no seu cabelo.
Um penteado muito em alta e que tem a cara da noite é o penteado molhado, aquele que dá um efeito úmido e de brilho aos cabelos e que está em alta entre modelos, blogueiras e fashionistas. O interessante desse penteado é que ele pode ser replicado tanto em pessoas com o cabelo liso quanto cacheado e pode dar um charme especial ao cabelo afro.
O cabelo afro pode ser trabalhado de diferentes formas na hora de se pensar em um casamento. Um cabelo black power já é icônico por si só e por isso pode ser charmoso num casamento tanto de dia quanto à noite. Para realçar ainda mais, a dica é deixar seu cabelo bem hidratado e investir em um bom garfo para dar volume.
Uma opção cheia de charme é investir na finalização delicada de seu baby hair. Com uma escovinha você pode criar formatos e brincar com o seu cabelo. Super romântico e charmoso, o baby hair pode ser combinado tanto com o cabelo solto quanto com um coque no alto da cabeça.
Outra opção cheia de estilo são as bantu knots, que combinam super bem com eventos urbanos ou ao ar livre. Os pequenos coques feitos no cabelo dão um charme especial e podem ser combinados com belas jóias. Inclusive, você pode combinar as suas bantu knots com uma bela finalização do baby hair, fica romântico e moderno.
Muitas vezes se pensa que o cabelo curto tem menos opções de penteados, mas não caia nessa: é possível variar o seu cabelo de muitas formas, conforme o seu estilo.
Uma excelente opção é o uso de tranças em partes do cabelo. Por exemplo, uma trança lateral pode criar um efeito chic e romântico no seu cabelo, funcionando em diferentes estilos de festa.
O penteado molhado pode ser uma excelente opção para casamentos à noite e pode dar um charme meio femme fatale. Já para eventos de dia, você pode investir em deixar o cabelo mais natural e finalizar com presilhas e tic-tacs perolados. Fica elegante e simples.
O cabelo cacheado pode fazer bonito tanto solto quanto em penteados mais elaborados. Com uma boa finalização, você pode ir de madeixas soltas e deixar que o movimento natural do seu cabelo seja a estrela.
Caso queira investir em penteados diferentes, você pode optar pelas tranças laterais ou pequenas tranças no topo da cabeça. Outra opção é fazer um coque volumoso e deixar alguns cachinhos soltos na fronte do rosto, um charme a mais.
Uma opção para deixar os cachos mais soltos é apenas prender as laterais, criando um detalhe mais frontal e deixando o movimento dos cabelos livres atrás. Essa é uma boa opção caso você queira utilizar um chapéu em determinados momentos da festa.
Para um penteado com cabelo longo você pode ir desde opções mais soltas até opções bem definidas, como um rabo de cavalo bem justinho.
Uma dica super em alta é o uso do half ponytail, isto é, um meio rabo de cavalo alto, que não usa todo o cabelo e deixa um movimento diferente em seu penteado. Esse corte é meio que o primo do “meio preso”, em que só se usa uma parte do cabelo. O half ponytail é uma opção super versátil, pois funciona tanto em cabelos lisos quanto em cabelos cacheados e crespos.
A trança clássica é sempre uma opção romântica para quem tem cabelos longos, assim como um belo coque volumoso, porém você não precisa se prender a esses penteados clássicos. Às vezes o cabelo solto, acompanhado de uma tiara, de uma presilha com pérolas ou mesmo um delicado lenço pode trazer o refinamento necessário sem muito esforço.
Já falamos por aqui do rabo de cavalo e do half ponytail, porém você pode brincar dentro dessas opções de penteado preso. O rabo de cavalo, por exemplo, pode ser mais tradicional ou pode ter volume extra na raiz do cabelo.
O rabo de cavalo também pode ser trabalhado com tranças laterais – o que é uma excelente opção para cabelos cacheados ou crespos, por exemplo. O rabo de cavalo ainda pode ser mais despojado, meio com cara de feito na hora ou até mesmo finalizado com duplo nó. Outra opção é finalizar a amarração com o próprio cabelo, uma saída cheia de estilo e super chic.
Uma opção sempre elegante de penteado preso para madrinhas de casamento é o coque e pra ele separamos um tópico especial, logo abaixo.
O coque é um penteado clássico e cheio de charme que traz elegância para os mais variados tipos de casamento, desde uma festa diurna despojada até um evento noturno cheio de pompa. O coque é uma espécie de coringa para as festas.
Coque alto, baixo, lateral, rosquinha, tem coques para todos os estilos de festa. A dica é investir em coques mais sérios e detalhados para casamentos que pedem looks de gala e investir em coques mais soltos e despojados para casamentos ao ar livre, na praia ou no campo.
O coque pode ser uma ótima opção para todos os tipos de cabelo, desde um coque mais fechadinho e baixo para pessoas com cabelo liso e pouco volume até um coque afro puff para mulheres de cabelos crespos.
A trança já apareceu em muitos tópicos aqui acima e tem um motivo: versátil e romântica, a trança funciona em diferentes formatos e pode ser uma opção excelente para os diferentes tipos de cabelo.
O cabelo liso pode funcionar super bem com tranças laterais, a trança clássica na parte de trás ou até mesmo uma trança embutida com bastante volume. Uma opção simples e delicada é o cabelo meio preso com uma trança embutida dupla, perfeito para casamentos ao ar livre.
O cabelo cacheado fica lindo com pequenas tranças no início da cabeça e o cabelo solto atrás. Outra opção são as boxer braids, isto é, as “tranças lutadoras”, que são aquelas tranças embutidas e que dividem o cabelo em dois, clássico de muitas atletas.
Para cabelos crespos, as tranças são as mais variadas possíveis: tranças nagô, tranças jumbo, box braids, entre outras. O legal dessas opções é que são super versáteis. A trança nagô pode ser finalizada com um coque no topo da cabeça; as tranças jumbo podem ganhar pequenas jóias sobre os trançados; e, claro, você pode finalizar tudo isso com um baby hair bem definidinho.
Agora que você já tem lindas inspirações de penteado para madrinhas de casamento, que tal escolher os acessórios para noivas e madrinhas?
Para mais inspirações de penteados, confira nossa página no Pinterest.
Vestido para madrinha de casamento: padronizar ou não?
30 Ideias de Lembrancinha para Padrinhos de Casamento
Ideias de convites incríveis para padrinhos de casamento