Como escolher o véu de noiva perfeito para seu casamento

Como escolher o véu de noiva perfeito para seu casamento

O véu de noiva e o vestido são itens tradicionais que se destacam no momento em que a noiva chega na cerimônia. Com o decorrer dos anos, esse acessório passou a se adaptar à moda de sua época, oferecendo opções de tamanho curto, médio e longo.

Os modelos longos, que se arrastam pelo chão, remetem a casamentos clássicos, enquanto os médios trazem um toque de modernidade; os curtos, por sua vez, relembram os anos de 1950 e 1960. 

Atualmente não existe certo ou errado, mas o que melhor se adapta ao estilo da noiva e da festa. Por isso, para ajudar na escolha do modelo ideal, separamos algumas dicas para você. Confira!

Tipos de véu de noiva mais comuns


Há diferentes tipos de véu para as noivas escolherem, variando do curto ao longo, do liso ao bordado. (Fonte: Shutterstock)
Há diferentes tipos de véu para as noivas escolherem, variando do curto ao longo, do liso ao bordado. (Fonte: Shutterstock)

Por mais que a moda dos casamentos tenha passado por uma transformação nos últimos anos, alguns véus não perdem a atualidade. Os modelos de véu de noiva mais comuns são:

  • véu de tule: é clássico e o mais escolhido. O tule é mais leve, o que auxilia na utilização do acessório preso no cabelo ou em um penteado;
  • mantilha: é inteira bordada à mão, por isso costuma ser mais pesada. Geralmente esse tipo de véu de noiva é mais utilizado em casamentos tradicionais;
(Fonte: Bridal Musings)
(Fonte: Bridal Musings)
  • véu amantilhado: une os dois modelos em um só. Normalmente, ele é feito todo de tule e apenas na barra leva uma aplicação feita à mão. 

Como escolher o véu de noiva?

No momento em que for locar ou comprar o vestido de noiva, aproveite para escolher o tipo e o tamanho do véu para combinar com o conjunto. (Fonte: Shutterstock)
No momento em que for locar ou comprar o vestido de noiva, aproveite para escolher o tipo e o tamanho do véu para combinar com o conjunto. (Fonte: Shutterstock)

Após definir o tipo de véu de noiva, é importante se atentar a qual será o tamanho dele. Normalmente, as noivas utilizam o véu de noiva de 3 metros, mas ele pode variar de 2 metros até 5 metros. O que vai auxiliar a encontrar o tamanho ideal do véu de noiva é o vestido.

O véu de noiva curto chega a ter seu comprimento no máximo até a altura do ombro e orna perfeitamente com vestidos que têm detalhes no pescoço ou peito, como tomara que caia. Seu uso também cabe perfeitamente em casamentos realizados ao ar livre ou diurnos.

Dentro do modelo curto existe também o voilette, modelo retrô feito para ser usado na frente do rosto da noiva, podendo cobri-lo por completo ou não. Pode ser utilizado em casamentos clássicos ou modernos, em que a ideia é dar um toque de sofisticação.

Em relação ao véu de noiva médio, sua altura pode variar, indo até o cotovelo ou chegando no comprimento da ponta dos dedos da noiva. Esse é um modelo coringa, capaz de combinar com diferentes estilos de vestidos.

Por último, o véu de noiva longo ou véu catedral pode chegar até os 5 metros, sendo feito de organza cristal ou, mais comumente, de tule. O véu longo é ideal para casamentos mais clássicos, que remetem à ideia de realeza ou conto de fadas. 

Na hora em que você for escolher seu vestido, aproveite para pensar no estilo do véu de noiva, dessa maneira não haverá erro em sua combinação.  Caso esteja em dúvida sobre seu vestido de noiva, acesse nosso canal no YouTube, pois temos um vídeo que vai ajudar na escolha. Para assistir, é só clicar aqui.

Fontes: Layla Monteiro, Dicas de mulher.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados