Virou tendência: casamento na praia no nascer do sol

Virou tendência: casamento na praia no nascer do sol

Quando ouvimos falar de um casamento na praia no nascer do sol, às 5h30 da manhã, tem gente que vai achar loucura! Mas essa é uma das grandes tendências de 2021, com procura crescente para o próximo ano, e há bons motivos para isso:

  • casamentos menores no pós-pandemia, com familiares e amigos muito próximos
  • menor probabilidade de chuva no amanhecer
  • menos banhistas na praia

Além dos motivos práticos, o casamento durante um nascer do sol é mágico. Quem não se lembra do filme Cidade dos Anjos, quando os anjos se reúnem na praia durante o nascer do sol para ouvir a voz de Deus? Quem já testemunhou um nascer do sol na praia, sabe que a experiência é mesmo divina.

Ver um nascer do sol durante uma cerimônia de casamento também tem um efeito simbólico poderoso: é o nascimento do astro rei celebrando o nascimento de uma nova família; é a esperança brotando no horizonte; é o maior show da terra e uma das mais belas decorações de casamento possíveis. Uma verdadeira poesia visual.

Reduzir custos no casamento escolhendo as pessoas que mais importam

Reduzir custos no casamento escolhendo as pessoas que mais importam
Foto: Celebrante Daniel Santos

Para entender a tendência dos casamentos na praia, primeiro precisamos entender sobre a redução da lista de convidados – que, todos sabemos, é também a maneira mais eficiente para reduzir custos de um casamento. Essa é a dica que todas as assessoras trazem nos seus blogs e nas conversas individuais com os noivos.

É a partir da lista de convidados que os noivos vão organizar o seu casamento e, juntos da assessoria, visitar espaços que possam comportar a quantidade estimada de pessoas. E a maioria dos demais custos do casamento também são variáveis – como o buffet, que é cobrado por indivíduo.

Por isso, é fundamental criar um site de casamento como o da Joliz, que conta com uma ferramenta de gestão de convidados (RSVP), e que te ajuda a reduzir os custos a partir das confirmações de presença.

Além da redução de custos, a pandemia também foi um fator importante para os casamentos realizados em petit comitê, com grupos menores para evitar a proliferação do vírus (com o qual ainda teremos que conviver por um bom tempo) e garantir a maior segurança de todos. 

A lista de convidados, naturalmente, foi reduzida aos familiares imediatos e amigos muito próximos do casal. Os casamentos que tinham 200 convidados passaram a ter apenas 30, e isso afeta diretamente o quanto custa um casamento na praia.

Afinal, a quantidade menor de pessoas facilita a realização de um casamento durante o nascer do sol, já que toda a logística é facilitada e os convidados podem, geralmente, se hospedar no mesmo local (uma pousada ou mesmo em casas vizinhas), próximo da praia – e sair juntos para o evento.

Além disso, o casamento na praia é mais do que um casamento: é uma experiência de um final de semana inteiro, em que as pessoas geralmente chegam na sexta-feira à noite e partem apenas no domingo à tarde.

Casamento na praia no nascer do sol e a chuva

Foto: Celebrante Daniel Santos

Além de poder escolher os meses com menor probabilidade de chuva, observando a média histórica dos índices pluviométricos, os noivos podem contar com mais uma ajudinha.

Raramente o dia amanhece chovendo no litoral, e o motivo para isso é óbvio: ao longo do dia, o sol quente aquece a água do mar, que evapora e provoca pancadas de chuva durante a tarde. Chuva de manhã, só se for daquelas bem intensas, que duram de três a quatro dias – e, se for o caso, é possível saber com antecedência e se planejar, alugando tendas ou realizando a cerimônia no interior de algum espaço para casamento.

Se o dia estiver nublado, a visualização do nascer do sol pode ser prejudicada – mas esse cenário, é claro, é preferível do que uma cerimônia com risco de chuva (ou mesmo uma cerimônia vespertina, também sem sol).

A praia é um espaço público

Foto: Celebrante Daniel Santos

Por mais que os noivos paguem a taxa da prefeitura e tenham a autorização para a realização da cerimônia pé-na-areia, nada impede que as pessoas fiquem ao redor do casamento, de trajes de banho.

“Isso acontece muito em praias populares, com muitos quiosques, porque as pessoas vêem um casamento e ficam curiosas e querem tirar foto” diz Hellen Nogueira, assessora que organiza pacotes de casamento na praia.

A dica é escolher uma praia com poucos quiosques e num mês que não seja alta temporada, caso você queira o seu casamento na praia no pôr do sol. Já esse risco deve ser sanado ao fazer seu casamento na praia no nascer do sol, já que a alvorada costuma acontecer por volta das 5h da manhã e, de certo, pouquíssimas pessoas estarão na praia nesse horário.

Vale a pena um casamento na praia durante o nascer do sol?

Vale a pena um casamento na praia durante o nascer do sol?
Foto: Celebrante Daniel Santos

Todos os noivos com quem conversamos e que realizaram seus casamentos bem cedinho foram unânimes em dizer que sim, valeu muito a pena! Mesmo aqueles que tiveram a cerimônia em um dia nublado também apreciam a experiência de começar o dia em contato com a natureza, cercados apenas por pessoas queridas, e dando início a uma nova fase na vida do casal.

Vejam as fotos desse artigo e avaliem vocês mesmos se querem ter essas recordações do seu casamento.

Fonte: Joliz e Blog de Casamento na Praia

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados