5 dicas para escolher uma igreja para o casamento

5 dicas para escolher uma igreja para o casamento

Após algumas conversas, vocês decidiram fazer um casamento religioso e agora vêm buscando uma igreja para realizar a celebração. Assim como a escolha de qualquer outra locação, a  igreja para o casamento é uma questão importante no planejamento do casal e deve ser colocada como uma prioridade.

Por isso, nós separamos algumas dicas que ajudarão a encontrar a igreja ideal para o casamento religioso.

1. Escolham uma igreja com significado em suas vidas para o casamento

Locações com significados pessoais trazem mais charme ao evento. (Fonte: Shutterstock)
Locações com significados pessoais trazem mais charme ao evento. (Fonte: Shutterstock)

Como vocês optaram por realizar um casamento religioso, é bem provável que a igreja tenha um papel importante para um de vocês ou até mesmo para ambos. Portanto, uma boa opção pode ser escolher alguma igreja que vocês frequentem ou da qual guardem alguma lembrança sentimental forte.

Muitas pessoas optam por se casar na mesma igreja onde aconteceu o casamento de seus pais ou onde elas foram batizadas. Essas também são algumas alternativas legais para que a igreja do casamento seja lembrada com ainda mais carinho no grande dia.

2. Procurem por uma igreja com boa localização para o casamento

Igrejas bem localizadas facilitam deslocamento de convidados. (Fonte: Shutterstock)
Igrejas bem localizadas facilitam deslocamento de convidados. (Fonte: Shutterstock)

É inevitável que a localização da igreja do casamento seja um fator que possa influenciar na decisão do lugar da cerimônia. Vale sempre lembrar que os convidados terão de realizar o trajeto até o local, e vocês não vão querer que o casamento seja atrapalhado pelo excesso de trânsito em uma região centralizada ou por destinos muito afastados.

Sendo assim, considerem escolher igrejas para o casamento situadas em localizações estratégicas que serão confortáveis para vocês e que também facilitarão o deslocamento dos convidados. Em casos nos quais os noivos são de religiões diferentes, o cerimonialista Roberto Alves acrescenta que o casal pode optar pela cerimônia tradicional na igreja e depois realizar um Destination Wedding para celebrar a união em outra locação.

3. Busquem igrejas com arquitetura que combine com o casamento

Decoração da cerimônia deve ser planejada em harmonia com a igreja. (Fonte: Shutterstock)
Decoração da cerimônia deve ser planejada em harmonia com a igreja. (Fonte: Shutterstock)

A decoração do casamento é uma prioridade para vocês? Por mais que a cerimônia religiosa seja repleta de simbolismo, a beleza do local também pode ser um fator que vocês queiram levar em consideração na hora de escolher a igreja para o casamento religioso.

Independentemente se a igreja do casamento tem arquitetura marcante e cheia de detalhes ou é uma versão mais simplista, a arquitetura da igreja é um dos elementos mais importantes na decoração do casamento. O recomendado é que o estilo da igreja siga alguns padrões estéticos que se assemelhem ao que vocês tinham em mente para o visual do casamento.

4. Atentem-se para as características do espaço físico da igreja para o casamento

Capacidade de convidados é importante na hora da escolha. (Fonte: Shutterstock)
Capacidade de convidados é importante na hora da escolha. (Fonte: Shutterstock)

Uma coisa que vocês precisam ter em mente durante o processo de escolher uma igreja para o casamento é saber se ela atende a todas as suas demandas. Portanto, fiquem de olho nos seguintes detalhes:

  • iluminação da parte interna e externa;
  • acústica do ambiente;
  • capacidade para acomodar os convidados;
  • horário escolhido para a cerimônia.

Caso algum desses pontos acabe incomodando na igreja, é possível que a cerimônia do casamento gere maiores dores de cabeça. Se vocês têm em mente convidar 200 pessoas, uma igreja com capacidade para 100 convidados não corresponderá aos seus planos.

5. Fiquem de olho na agenda das igrejas para o casamento

Calendário de igrejas costuma ser disputado durante o ano. (Fonte: Shutterstock)
Calendário de igrejas costuma ser disputado durante o ano. (Fonte: Shutterstock)

Escolher uma igreja para o casamento religioso pode ser uma missão mais difícil do que parece no planejamento dos noivos. Isso ocorre porque boa parte das igrejas acaba tendo um calendário bastante disputado durante o ano e conta até mesmo com filas de espera que podem chegar a anos de duração.

Sendo assim, mesmo que vocês escolham uma igreja menos concorrida para o casamento, o ideal é tentar planejar tudo com o máximo de antecedência possível para que a data escolhida esteja disponível e o restante dos preparativos possa acontecer sem estresses.

Fontes: Nanna Eventos.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados