5 coisas que não podem faltar no planejamento da festa

5 coisas que não podem faltar no planejamento da festa

Vocês resolveram noivar e agora é hora de planejar o casamento. Não sabem por onde começar ou quais são os elementos essenciais para o grande dia? Listamos cinco itens que não podem faltar em seu casamento e que devem estar no topo da lista de prioridades na hora de planejar a cerimônia. Confiram.

1. Local do casamento

A decoração do casamento precisa combinar com o local. (Unsplash/Reprodução)
A decoração do casamento precisa combinar com o local. (Unsplash/Reprodução)

Pode ser na praia, em uma área verde, na igreja ou salão, o local não pode ficar de fora ao planejar o casamento, pois contribui para a alegria e o encanto de todos os presentes, tornando o dia tão maravilhoso quanto nos sonhos do casal.

O cenário será sempre o plano de fundo das fotos e memórias do casamento. Um ponto importante nessa etapa é a localização. Se vocês desejam que todos ou a maioria dos seus convidados compareçam ao casamento, é importante ter um local conveniente e de fácil acesso.

Outro ponto importante a ser considerado é combinar o local com o estilo do casamento. Uma cerimônia na praia pode não combinar com um estilo industrial, por exemplo. Na Lejour você encontra mais de 200 espaços de casamento na praia, campo e cidade.

O ambiente também precisa estar dentro do orçamento do casal e ter a infraestrutura necessária — banheiro, pista de dança, lugar para sentar, sistema de iluminação, refrigeração e som —, além de respeitar a religião de ambos e conseguir comportar todos os convidados. 

2. Decoração da festa de casamento

A decoração precisa levar em conta uma série de fatores. (CC Search/Reprodução)
A decoração precisa levar em conta uma série de fatores. (CC Search/Reprodução)

A decoração não pode faltar em nenhum casamento, afinal ela cria o ambiente da festa a partir do estilo dos noivos. Além disso, a decoração envolve os convidados, mostrando a importância de cada um deles para a ocasião. 

No planejamento da decoração do casamento, aspectos como tema e orçamento devem ser considerados para uma melhor execução. Existem diferentes tipos e estilos de decoração de casamento disponíveis como: boho, bucólico, clássico, criativo, minimalista, rústico, temático, tropical, industrial e vintage. 

3. Comidas do casamento

É preciso pensar em um buffet que atenda a todos os convidados. (Unsplash/Reprodução)
É preciso pensar em um buffet que atenda a todos os convidados. (Unsplash/Reprodução)

A comida representa um custo elevado no planejamento de um casamento, principalmente porque engloba diferentes elementos (entrada, jantar ou almoço e sobremesa). Além de garantir o volume adequado de comida, oferecer variações que agradem a todos é uma forma de demonstrar respeito aos convidados e fazer a festa de casamento ser um momento agradável para todos.

O casal pode pensar no que servir de acordo com o horário da cerimônia, podendo optar por brunch, almoço, coquetel, jantar ou churrasco. Entradas e sobremesas podem ser servidas, mas não são uma obrigação. 

4. Músicas do casamento

É possível utilizar a música para mostrar a personalidade do casal. (Unsplash/Reprodução)
É possível utilizar a música para mostrar a personalidade do casal. (Unsplash/Reprodução)

A música também é um dos elementos que mais ficarão na memória de seus convidados. Ela é a trilha sonora da cerimônia, por isso não pode faltar no planejamento do casamento.

Vocês podem pensar na melhor forma de trazer a música para a cerimônia como a contratação de bandas, DJs e orquestras ou mesmo criando uma playlist do casal para reprodução durante o evento. 

Pensando apenas na cerimônia, os principais momentos que devem tocar música no casamento são os seguintes: entrada do noivo, entrada dos pais e padrinhos, entrada da noiva, entrada de pajem e daminha, entrada de floristas, benção, cumprimentos e saída dos noivos. 

5. Serviço durante a festa de casamento

Procure bons profissionais para a cerimônia. (iStock/Reprodução)
Procure bons profissionais para a cerimônia. (iStock/Reprodução)

Um bom serviço, antes, durante e depois de um casamento é primordial para o seu sucesso. Além de criar uma boa experiência no dia do evento, ajuda a diminuir o estresse dos noivos para que tudo saia como planejado. 

No dia do casamento, os convidados querem ser tratados de forma educada e gentil. Profissionais que se atentem às necessidades deles, com a reposição de comida ou ajudando com a limpeza do local, são fundamentais.

De acordo com a cerimonialista Lica Paludo, em entrevista à Joliz, esses cinco aspectos não podem faltar no casamento, devendo estar amarrados e ser conduzidos por uma boa equipe de profissionais. Assim, de forma fluída e sem estresse para noivos e família, eles podem fazer o casamento acontecer do começo ao fim — criando uma celebração que vai ficar na memória de todos os presentes.

Você pode conferir mais dicas para a cerimônia aqui em nosso site ou em nosso canal do YouTube.

Fontes: The Christy, Embracon, NicollesFlowers, Joliz, Fabelle.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados