5 coisas que não podem faltar no planejamento do casamento

5 coisas que não podem faltar no planejamento do casamento

Vocês resolveram noivar e agora é hora de planejar o casamento. Não sabem por onde começar ou quais são os elementos essenciais para o grande dia? Listamos cinco itens que não podem faltar no planejamento do seu casamento e que devem estar no topo da lista de prioridades na hora de organizar a cerimônia. Confiram.

1. Local do casamento

A decoração do casamento precisa combinar com o local.
A decoração do casamento precisa combinar com o local. (Unsplash/Reprodução)

Seja um casamento na praia, em uma área verde, na igreja ou salão, o local não pode ficar de fora ao planejar o grande dia, pois contribui para a alegria e o encanto de todos os presentes, tornando o dia tão maravilhoso quanto nos sonhos do casal.

O cenário será sempre o plano de fundo das fotos e memórias do casamento. Um ponto importante nessa etapa é a localização. Se vocês desejam que todos ou a maioria dos seus convidados compareçam ao casamento, é importante ter um local conveniente e de fácil acesso.

Veja também:

Saiba como escolher o local perfeito para o seu casamento

Outro ponto importante a ser considerado é combinar o local com o estilo do casamento. Uma cerimônia na praia pode não combinar com um estilo industrial, por exemplo. Não sabe por onde começar? Na Lejour você encontra mais de 200 espaços de casamento na praia, campo e cidade.

Lembre-se que o ambiente também precisa estar dentro do orçamento do casal e ter a infraestrutura necessária — banheiro, pista de dança, lugar para sentar, sistema de iluminação, refrigeração e som —, além de respeitar a religião de ambos e conseguir comportar todos os convidados. 

2. Decoração da festa de casamento

A decoração não pode ficar de fora no planejamento do casamento. (CC
A decoração precisa levar em conta uma série de fatores. (CC Search/Reprodução)

A decoração de casamento não pode faltar em nenhum, afinal ela cria o ambiente da festa a partir do estilo dos noivos. Além disso, a decoração envolve os convidados, mostrando a importância de cada um deles para a ocasião. 

No planejamento da decoração do casamento, aspectos como tema e orçamento devem ser considerados para uma melhor execução. Existem diferentes tipos e estilos de decoração de casamento disponíveis como: boho, bucólico, clássico, criativo, minimalista, rústico, temático, tropical, industrial e vintage. 

3. Comidas do casamento

É preciso planejar um buffet que atenda a todos os convidados do casamento.
É preciso pensar em um buffet que atenda a todos os convidados. (Unsplash/Reprodução)

A comida representa um custo elevado no planejamento de um casamento, principalmente porque engloba diferentes elementos (entrada, jantar ou almoço e sobremesa). Além de garantir o volume adequado de comida, oferecer variações que agradem a todos é uma forma de demonstrar respeito aos convidados e fazer a festa de casamento ser um momento agradável para todos.

O casal pode pensar no que servir de acordo com o horário da cerimônia, podendo optar por brunch, almoço, coquetel, jantar ou churrasco. Entradas e sobremesas podem ser servidas, mas não são uma obrigação. 

Veja também:

Comida de casamento: 10 opções para servir no almoço e jantar

4. Músicas do casamento

É possível utilizar a música para mostrar a personalidade do casal. (Unsplash/Reprodução)
É possível utilizar a música para mostrar a personalidade do casal. (Unsplash/Reprodução)

A música também é um dos elementos que mais ficarão na memória de seus convidados. Ela é a trilha sonora da cerimônia, por isso não pode faltar no planejamento do casamento.

Vocês podem pensar na melhor forma de trazer a música para a cerimônia como a contratação de bandas, DJs e orquestras ou mesmo criando uma playlist do casal para reprodução durante o evento. 

Pensando apenas na cerimônia, os principais momentos que devem tocar música no casamento são os seguintes: entrada do noivo, entrada dos pais e padrinhos, entrada da noiva, entrada de pajem e daminha, entrada de floristas, benção, cumprimentos e saída dos noivos. 

Veja também:

15 músicas que não podem faltar no seu casamento

5. Serviço durante a festa de casamento

Procure bons profissionais para te ajudar a planejar o casamento.
Procure bons profissionais para a cerimônia. (iStock/Reprodução)

Um bom serviço, antes, durante e depois de um casamento é primordial para o seu sucesso. Além de criar uma boa experiência no dia do evento, ajuda a diminuir o estresse dos noivos para que tudo saia como planejado. 

No dia do casamento, os convidados querem ser tratados de forma educada e gentil. Profissionais que se atentem às necessidades deles, com a reposição de comida ou ajudando com a limpeza do local, são fundamentais.

De acordo com a cerimonialista Lica Paludo, em entrevista à Joliz, esses cinco aspectos não podem faltar no casamento, devendo estar amarrados e ser conduzidos por uma boa equipe de profissionais. Assim, de forma fluída e sem estresse para noivos e família, eles podem fazer o casamento acontecer do começo ao fim — criando uma celebração que vai ficar na memória de todos os presentes.

Veja também:

10 motivos para contratar uma assessoria de casamento

Você pode conferir mais dicas para a cerimônia aqui em nosso site ou em nosso canal do YouTube.

Fontes: The Christy, Embracon, NicollesFlowers, Joliz, Fabelle.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados