4 dicas para conciliar religiões no casamento

4 dicas para conciliar religiões no casamento

O Brasil é um país com forte tradição religiosa. Além da união civil, em que os noivos se comprometem diante do Estado, o casamento costuma receber uma bênção especial de acordo com a fé do casal. Mas, o que fazer quando os noivos são de religiões diferentes? Essa é uma situação cada vez mais comum e que exige criatividade e bom senso para encontrar a solução ideal. 

O importante é se sentir abençoado na jornada de amor que o casamento inaugura. (Fonte: Shutterstock)
O importante é se sentir abençoado na jornada de amor que o casamento inaugura. (Fonte: Shutterstock)

A boa notícia é que vocês podem contar com a Joliz nesse momento. Criamos uma lista com dicas para conciliar diferentes religiões dos noivos na cerimônia de casamento, o que exige sensibilidade e cuidado.

1. Conversem com seus líderes religiosos

Cada religião tem uma forma de lidar com o casamento entre pessoas de diferentes crenças, por isso o ideal é conversar com os líderes religiosos para entender qual é o grau de abertura para cerimônias intrarreligiosas. O ideal é escolher seguir com o dogma mais permissivo, assim as duas crenças podem ser abordadas na celebração. 

Em alguns casos como no espiritismo, admite-se fazer o casamento de acordo com outro dogma religioso. Já em outros, pode-se realizar a união entre pessoas de religiões diferentes com algumas condições. Um exemplo é a igreja católica, na qual é necessário que o bispo da diocese aprove a cerimônia entre católicos e companheiros que seguem outra religião; nesse caso, o cônjuge católico pode celebrar a união sob outro dogma religioso. Sinal verde para o amor!

No entanto, existem religiões que não permitem que quem as segue realize a cerimônia nas rotinas de outro credo. A igreja adventista é um exemplo: para se casar com pessoas de outra fé, deve-se renunciar ao batismo.

2. Considerem se casar em um ambiente neutro

Optar por chácara ou praia permite conciliar o conteúdo espiritual a uma paisagem exuberante. (Fonte: Shutterstock)
Optar por chácara ou praia permite conciliar o conteúdo espiritual a uma paisagem exuberante. (Fonte: Shutterstock)

Se, casar em uma igreja não for imprescindível para o casal com religiões diferentes, vale a pena estudar a realização da união em uma chácara ou na praia. São opções muito escolhidas por serem terrenos neutros, que não servem de templo para nenhuma fé específica.

Caso os noivos gostem da ideia, há a possibilidade de elaborar a cerimônia com mais liberdade. Pode-se, por exemplo, escolher o líder de uma das religiões ou até mesmo convidar os sacerdotes de ambas, para uma cerimônia ao ar livre. 

3. Organizem uma cerimônia ecumênica com um juiz de paz

Outra ótima opção para noivos com religiões diferentes é convidar um juiz de paz para realizar o casamento. Embora sejam lideranças reconhecidas pela lei dos homens, é muito comum que esses celebrantes reforcem a presença de Deus em suas mensagens. 

Nesse caso, em vez de ocorrer sob as normas de uma doutrina específica, o casamento ganha um caráter ecumênico. Vocês podem complementar esse momento com as bênçãos de representantes das religiões que seguem.

4. Pensem em uma celebração criada por vocês

Uma boa alternativa é criar a própria forma de celebrar a união com amor pela luz da espiritualidade comum. (Fonte: Shutterstock)
Uma boa alternativa é criar a própria forma de celebrar a união com amor pela luz da espiritualidade comum. (Fonte: Shutterstock)

Se os noivos forem desprendidos do aspecto institucional das duas religiões, é possível celebrar o casamento de forma realmente única. Independentemente da crença de cada um, pode-se escolher um amigo querido ou um familiar amado para realizar a cerimônia. 

Se os pais dos noivos tiverem um papel importante na relação, por que não conferir a eles a honra de abençoar esse amor? Não existe o jeito certo de celebrar um casamento entre pessoas de diferentes religiões, o fundamental é que o coração esteja alegre e que o momento seja marcante, com a cara dos noivos.

Fonte: Youtube Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados