Doces para casamento: como escolher e calcular?

Doces para casamento: como escolher e calcular?

Uma boa festa de casamento sempre precisa ter docinhos clássicos e saborosas sobremesas, porém na hora de fechar esses detalhes surgem dúvidas: como calcular a quantidade de doces por pessoa? Como montar uma mesa de doces? E quais os doces que não podem faltar em seu casamento?

Para começar, vale conferir as dicas das profissionais da Boutique de 3, uma das melhores assessorias de evento no Brasil e parceiras da Joliz, que dão algumas dicas para calcular a quantidade por pessoa de bolo e docinhos para o seu casamento. Além disso, elas trazem dicas para montar a sua mesa de docinhos e o momento ideal de servir as sobremesas:

Qual o cálculo de doces por pessoas em um casamento?

O cálculo dos doces por pessoa em uma festa de casamento pode variar conforme diferentes fatores, como a duração da festa, o horário e a estação do ano, bem como o tamanho e o tipo de doces que você irá escolher. 

Para docinhos clássicos, como brigadeiros, beijinhos, trufas e outros de tamanho pequeno, a dica é seguir uma média de 6 a 8 doces por pessoa. Mas leve em conta os seguintes fatores:

  • Uma festa que começa mais cedo, tipo no fim da tarde, pode se estender durante um bom tempo e pode ser bom ter uma reserva de docinhos para que os convidados possam voltar à mesa de doces;
  • Se você pretende mesclar docinhos com outras sobremesas e um bolo especial, vale contar então entre 5 e 6 doces por pessoa, para haver um equilíbrio;
  • Uma festa em dias quentes, por exemplo, pode pedir doces mais leves e frescos, como sorbets, picolés e sorvetes, e aí vale reconsiderar a contagem de docinhos.
  • Se você pretende abdicar do bolo de casamento em sua festa, vale deixar a contagem dos docinhos em torno de 8 por pessoa. Nesse cenário, é bom ter outras opções de sobremesas, como cheesecake, tortas ou outras receitas que possam completar a mesa de doces.

É preciso ter um bolo de casamento?

O bolo de casamento é um clássico e muita gente não abre mão desse item em sua festa.
Fonte: Pexels

O bolo de casamento é um clássico e muita gente não abre mão desse item em sua festa, porém não há regras. É importante entender o seu desejo para essa celebração e o tipo de evento que você está organizando.

Se você tem uma boa gama de doces e sobremesas, pode ser uma opção deixar o bolo de lado e focar 100% na mesa de doces. Nesse caso é importante criar uma boa logística na hora de servir as sobremesas, para que os convidados fiquem satisfeitos e bem servidos. 

No caso de você optar pelo bolo, vale pensar também na logística para servir esse bolo. Sabemos que o bolo fica lindo na mesa, mas no calor do Brasil essa nem sempre é a melhor opção. 

Por isso, às vezes, o bolo pode ser trazido para o salão apenas na hora de cortar, para que todo aquele ritual dos noivos cortando a primeira fatia seja cumprido. Depois disso, ele volta para a cozinha e aí é fatiado para ser servido aos convidados. É importante contar com um staff preparado para servir de forma ágil!

No caso de uma festa com muitos convidados, uma opção interessante é ter um bolo mais cenográfico no salão para esse momento do corte (pode ser um bolo menor ou um bolo metade de verdade, metade fake). E aí na cozinha o bolo a ser servido já está sendo encaminhado para as mesas, para que todos possam comer no mesmo momento.

Como montar uma mesa de doces?

A mesa de doces é um espaço que a maioria dos convidados ama.
Fonte: Magda Doces Finos

A mesa de doces é um espaço que a maioria dos convidados ama, desde as crianças até os adultos, ninguém resiste às delícias dos brigadeiros, beijinhos e, claro, ao mar de bem-casados, por isso vale planejar esse espaço com carinho.

A nossa dica primordial é: tenha sempre os clássicos à mesa. Brigadeiro, beijinho e bem-casado são presença de honra nessa mesa e não podem faltar. Mas você pode ir além e trazer releituras desses clássicos, com o uso de diferentes tipos de chocolate ou de finalização, por exemplo. 

Os doces finos de festa também são ótimas opções, com recheios variados, como pistache, ganache de chocolate, amêndoas, damasco, e por aí vai. Trufas também fazem bonito nesta mesa e aí a gama de possibilidades é imensa, indo desde as clássicas de chocolate até recheios mais elaborados, com frutas e licores.  

Dependendo do estilo da sua festa, vale até investir em doces mais vintages, aqueles clássicos de festa, como cajuzinho, camafeu, bicho-de-pé, olho-de-sogra ou mesmo aqueles com cobertura de caramelo, estilo vidrado. Um casamento de estilo vintage, por exemplo, super combina com esses docinhos cheios de memórias. 

Mas além disso, a mesa de doces pode ter outros estilos de sobremesas, como opções mini de mousses, panacotas, cremes e outras receitas que possam ser comidas de colher. Uma opção em alta é investir em arranjos com suspiros ou macarons, por exemplo. 

Para isso, a nossa dica é que você confira a lista de 6 sobremesas que não podem faltar na sua festa de casamento!

Os doces podem ser a lembrancinha da sua festa de casamento

Além da mesa de doces, já é sabido que os bem-casados sempre acabam retornando para casa com os convidados, seja nas bolsas ou nos bolsos de paletó. Mas além disso, você também pode pensar nos docinhos como uma opção de lembrancinha para o final da festa.

Uma bela caixa de doces pode ser um mimo saboroso para o retorno dos seus convidados para casa. É sempre uma delícia acordar no dia seguinte e poder degustar alguns docinhos do dia anterior com um café recém-passado, enquanto se rememora as histórias e os momentos da festa. 

Essa pode ser uma opção saborosa e afetuosa, porém ela precisa estar contemplada na sua organização, para que a contagem de doces leve em conta todas essas lembranças. Nesse caso, a caixinha pode ser entregue por famílias, casais e você pode contar um número menor de caixas, considerando as especificidades dos seus convidados.


Veja também:

Comida de casamento: 10 opções para servir no almoço e jantar

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados