As festas de casamento estão retornando e tudo que você quer é receber bem os seus convidados. Porém, sabemos bem que a pandemia mudou as nossas relações e o nosso cotidiano. Nesse sentido, a decoração de casamento também foi impactada. Detalhes que passavam despercebidos agora se tornaram prioridade em questão de saúde e cuidado.
Para auxiliar na hora da decoração de casamento, separamos aqui alguns tópicos com os quais você deve ter atenção, desde a escolha do ambiente da festa até detalhes menores. Confira abaixo:
Já estamos retornando os eventos em diferentes espaços, porém priorizar os espaços ao ar livre segue sendo uma dica ideal, pois propicia uma circulação de ar maior e deixa os convidados mais à vontade.
Com a chegada do verão, a escolha por festas de casamento em espaços abertos pode ser uma ótima opção, porém lembre-se de prever possibilidades para casos de chuva ou mudança de tempo, sempre tendo uma carta na manga.
Para que os processos de higienização possam ser mais fáceis, é importante investir em um mobiliário que seja mais simples de ser limpo, como mesas e armários mais lisos. É importante também que sejam itens nos quais se possa passar o álcool para limpeza, sem o perigo de manchas.
Além disso, para eventos ao ar livre, é importante pensar em um mobiliário que possa ficar seguro em diferentes temperaturas e que não estrague em caso de chuva, por exemplo.
Para te ajudar nisso, as especialistas da 100% Eventos, referência em aluguel de mobiliário para eventos e parceiras da Joliz, te ajudam a descobrir quais as tendências de mobiliário para casamento agora e pós-Covid no vídeo abaixo:
O álcool em gel e as máscaras se tornaram parte do dia a dia de todo mundo, por isso devem ser considerados na hora de organizar a sua festa. No caso das máscaras, é uma boa ter um pequeno estoque de máscaras cirúrgicas para quem sentir a necessidade de trocar sua máscara ou outros imprevistos diversos.
Já o álcool em gel deve estar presente nas mesas dos convidados e por isso é importante que eles estejam inseridos na decoração, com suportes específicos ou cores próximas ao universo da festa.
Se quiser ir além, as pequenas embalagens de álcool em gel podem até estar no seu kit de lembrancinha para o pós-festa, para todo mundo voltar para casa em segurança.
O ideal para os eventos nesse momento é montar mesas espaçadas e fazer o serviço de jantar direto na mesa. Podem ser petiscos e salgados já embalados e dispostos na mesa ou mesmo já servir as refeições empratadas para cada pessoa.
O serviço volante – aquele com garçons circulando com alimentos em bandeja – ou serviço à americana – aquele com buffet, onde os convidados se servem e voltam para a sua mesa -, devem ser rigorosamente evitados. Os alimentos ficam mais expostos nesses modelos e, num momento de cuidados redobrados, o ideal é evitar.
O serviço com empratados ou à mesa pode demandar uma quantidade maior de garçons e de staff, porém trará uma segurança e comodidade maior para os seus convidados.
Mesa de docinhos, bolo em destaque ou espaço de petiscos: todas essas coisas infelizmente precisam ser evitadas. É importante que os alimentos estejam em espaços sem contato com o público, indo direto da cozinha para as mesas.
O ideal é investir em um bolo cenográfico apenas para compor o ambiente conectado com o estilo de seu casamento. Além disso, é possível montar a mesa de docinhos com caixinhas, que podem ser levadas até as mesas ou mesmo serem levadas como lembrancinhas ao final da festa.
Com pequenos cuidados você deixa seus convidados mais confortáveis para celebrar um momento tão importante como esse ao seu lado. No vídeo abaixo, as especialistas dão outras dicas importantes, dessa vez sobre como receber os convidados com segurança.
São detalhes a mais para você incluir em seu cronograma de organização, porém eles farão a diferença para que a festa seja mais leve e divertida.
Para esse momento delicado, a nossa dica é que você conte com o apoio de uma boa assessoria de casamento, pois é ela que irá te auxiliar em cada um desses detalhes e que poderá te dar diretrizes de como fazer uma festa mais segura e livre de covid-19.
Decoração de casamento: tire todas as suas dúvidas!
10 dicas de Roberto Cohen para uma festa de casamento perfeita
Casamento na pandemia: como fazer com segurança?