Casamento na pandemia: como fazer com segurança?

Casamento na pandemia: como fazer com segurança?

Muitos casais optaram por realizar o casamento mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Alguns decidiram manter apenas a união civil e deixar as celebrações para outro momento, pós-covid-19; outros desejam realizar a comemoração tomando os cuidados necessários para manter a segurança de todos.

Se esse é o caso de vocês, vejam como fazer o casamento na pandemia de forma certa para o momento atual.

Medidas de segurança para os casamentos na pandemia

Não há regras fixas preestabelecidas para os casamentos durante a pandemia. Cada estado define suas normas e emite decretos que flexibilizam ou tornam rígidas as medidas de combate ao coronavírus, o que impacta o funcionamento de todas as atividades, inclusive eventos.

A recomendação geral é que os casamentos na pandemia sejam feitos ao ar livre e, mesmo assim, algumas adaptações precisam ser aplicadas para garantir o distanciamento entre as pessoas. No geral, as regras indicam que a lotação do espaço deve ficar entre 40% e 60% da quantidade máxima — norma que varia conforme a região e a situação da pandemia.

É claro que o uso de máscara e álcool em gel por todos os convidados do casamento na pandemia também é uma medida indispensável. E esse é um detalhe que pode até mesmo ser fornecido pelos noivos como um gesto atencioso aos amigos e parentes.

Outras adaptações também podem ser feitas para garantir o distanciamento social no casamento como trocar o buffet por pratos à la carte, que sejam servidos diretamente na mesa dos convidados. Ou, ainda, deixar um maior espaço entre as mesas e suspender espaços como a pista de dança, que são favoráveis à aglomeração.

Essas adaptações são necessárias para que, mesmo em um cenário atípico, seja possível celebrar o casamento na pandemia com os cuidados e a segurança necessários.

Formatos de casamento na pandemia

Devido às mudanças na rotina por causa da pandemia do coronavírus, o formato dos casamentos também teve que ser adaptado ao “novo normal”. Espaços fechados estão fora de cogitação, pois são propícios a aglomerações e a contaminação, mesmo seguindo protocolos de segurança (máscara, distanciamento e álcool em gel).

Mas outro detalhe importante sobre o formato do casamento na pandemia é que os eventos devem ser pequenos, com um número reduzido de convidados. Não é hora de fazer grandes celebrações, então os noivos devem ser seletivos. Mesmo em cerimônias ao ar livre, devem estar presentes apenas as pessoas mais próximas e indispensáveis.

Por conta da segurança, três formatos de casamento ganham destaque diante do cenário da pandemia da covid-19, permitindo celebrar o amor mesmo em tempos difíceis.

1. Mini wedding

O mini wedding (minicasamento) também não é uma novidade, mas é uma boa opção para quem vai se casar durante a pandemia do coronavírus.

Esse tipo de celebração consiste em um evento mais intimista, em que os noivos podem ficar mais próximos dos convidados e realmente aproveitar o casamento na pandemia de forma muito especial. É como uma verdadeira reunião de amigos, em que apenas as pessoas próximas estão presentes.

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash)

2. Elopement wedding

Elopement Wedding é um tipo de cerimônia de casamento basicamente “a dois”. Com a pandemia da Covid-19, essa tendência cresceu. Assim, aparecendo como uma opção para quem precisou adaptar a cerimônia às circunstâncias atuais ou, até mesmo, para casais que decidiram aproveitar o momento para realizar sua união de forma bem restrita e mais segura..

É um estilo não tão tradicional, mas que com certeza é muito romântico e condizente com a realidade da pandemia, em que a saúde e segurança devem vir em primeiro lugar.

3. Casamento na pandemia online

A transmissão online foi a primeira opção para os casamentos na pandemia e é a melhor solução para quem não quer correr absolutamente nem um risco. Você marca uma data e hora para a cerimônia, envia o link para os convidados e pronto. Com isso, todos podem acompanhar a união do novo casal, preservando a segurança.

(Fonte: The Denver Channel/Reprodução)
(Fonte: The Denver Channel/Reprodução)

Fontes: The Denver Channel, Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados