Um casamento na praia tem suas especificidades, por isso mesmo o momento de definir o buffet pode gerar muitas dúvidas: o que servir? Como montar o serviço? Qual o melhor cardápio? Essas perguntas podem ser bastante subjetivas e variar de casal para casal, mas nós temos algumas dicas que podem simplificar esse momento de dúvidas.
Para começar, trazemos aqui o olhar de um profissional: o chef Julio Perinetto, especialista em cozinha autoral para eventos, nos conta o que precisa ser considerado na hora de montar o seu cardápio seja num casamento na cidade ou num casamento na praia. Confira:
O casamento na praia tem uma leveza maior que pode ser sentida desde os looks até aos protocolos. Essa locação pede esse relaxamento maior, por isso mesmo às vezes vale investir em um serviço volante para o buffet de sua festa.
O serviço volante é aquele em os garçons circulam pelo ambiente da festa para servir os convidados, sem necessariamente os convidados estarem na mesa. Para esse tipo de serviço, o mais usual é servir finger foods, desde canapés e salgadinhos até opções de pratos quentes em cumbucas ou pequenas porções.
Esse tipo de serviço deixa os convidados mais livres para circularem pelo ambiente e também não cria aquela imposição muito rígida e formal dos locais marcados. Se a festa for totalmente ao ar livre, faz ainda mais sentido, para que as pessoas possam conversar, dançar e descansar de forma mais solta.
Nada impede, óbvio, que você faça um jantar clássico, com a mesa posta, talheres e tudo mais, porém mesmo nesse caso, é importante pensar em pratos que também conversem com o ambiente e com a temperatura do dia.
Importante: mesmo que você escolha um evento em formato de coquetel, é fundamental pensar em cadeiras e assentos para todos os convidados. O evento pode não ter locais marcados, mas é importante que haja espaço para sentar, botar o papo em dia e descansar quando necessário.
Uma boa ideia para um buffet de casamento na praia é investir em alimentos frescos daquele local, então seu cardápio pode abusar de pescados, peixes, frutos do mar e outros itens de boa qualidade da região onde a festa será realizada.
Há pratos saborosos que servem tanto para um jantar clássico quanto para pequenas porções em um coquetel: bobó de camarão, moqueca de peixe, pescado no papillote, risoto de camarão, tudo pode fazer bonito na sua festa. E ainda tem o extra da qualidade elevada dos ingredientes frescos.
Para um coquetel volante, você pode investir em espetinhos de camarão, de lula, de polvo e até mesmo um michui de pescado. Se a festa é mais informal, dá até para trazer aqueles itens clássicos da praia para o cardápio: queijo coalho, milho cozido e iscas de peixe.
Cervejas, espumantes e caipirinhas são clássicos desse tipo de festa, porém você pode ir além e pensar em coquetéis com os ingredientes típicos da região em que você fará a festa. Drinks com coco, abacaxi e melancia podem ser opções refrescantes e saborosas, ainda mais nos dias quentes.
Uma excelente ideia é ter água de coco à disposição de seus convidados. Ela pode vir in natura, no coco, dando aquele clima de praia, ou mesmo servida em taças. O fato é que a água de coco traz quase que esse aroma clássico da praia e ainda é uma excelente fonte de hidratação, perfeito para aqueles convidados que ficarão até o final da festa.
Se você sente que os frutos do mar, os pescados e os itens mais frescos da estação não são a sua, pense em outras opções que sejam mais a cara do casal. Para esses outros itens, vale somente ficar atento a questão da estação do ano e da temperatura do dia: comidas quentes e pesadas demais podem não ser a melhor opção.
Bons cortes de carne assada ou mesmo um churrasco fazem bonito em qualquer estação; assim como você pode investir em pratos que não dizem de forma óbvia praia, mas que ainda assim são simbólicos e importantes para o casal. Lembre-se que essa é uma festa que precisa representar os dois e isso deve se refletir também no cardápio do buffet.
Um casamento na praia pode ser realizado no meio do dia, no final da tarde, ao anoitecer ou mesmo no nascer do sol – esse tem se tornado uma interessante tendência, como já contamos aqui. Cada momento do dia irá pedir um tipo de refeição e isso irá impactar no seu buffet.
Um casamento durante o dia, por exemplo, deve levar em consideração o sol, o calor e toda a movimentação que o clima de praia traz. Já um cardápio noturno pode levar em conta a brisa marítima e aquela queda de temperatura comum da maresia.
Como falamos, uma festa de casamento, seja em qual lugar for, precisa ser uma celebração especial para os noivos, por isso não há regras rígidas para esse evento. O que trouxemos aqui foram dicas que podem facilitar as suas escolhas na hora de montar um cardápio para a sua festa, mas o mais importante é que você pense naquilo que representa mais o casal.
Vocês são do tipo que adora um bom churrasco, então por que não fazer um grande churrasco pós-festa? Vocês são do tipo que gosta de uma mesa bem posta, perfeita para um jantar clássico com entrada, prato principal e acompanhamentos? Então, é isso!
O buffet do casamento de praia precisa ter essa cara de festa, isso que importa: os seus convidados comendo bem e se divertindo ao lado dos noivos!
Fontes: Joliz. Wagner Dias (Foto) e Julio Perinetto.