O bolo de casamento é um símbolo de sorte para os noivos e o seu corte se tornou um momento clássico das bodas. Além disso, o bolo para casamento também se tornou um item muitas vezes central na decoração da festa.
Por isso mesmo é importante tirar todas as suas dúvidas sobre bolos de casamento e entender como escolher o melhor bolo, como utilizá-lo na decoração da festa e até mesmo entender se precisa dele na sua festa. Aproveite esse material e aprenda tudo que você precisa sobre bolos para casamento:
O bolo de casamento é um símbolo de celebração. Pequeno ou grande, com camadas ou cheio de glacê, o bolo se tornou uma tradição importante que simboliza o compromisso e a eternidade dos votos de casamento.
O momento de cortar o bolo, por exemplo, é simbólico, pois representa a união do casal e a celebração com aqueles que se amam. E, além do simbolismo, bolo de casamento é uma delícia e por isso todo mundo quer o seu pedaço!
Não. O casamento precisa oficialmente ter noivos e muito amor, todo o resto são tradições que podem ou não ser seguidas. Há muitos noivos que optam por não servir bolo e oferecem aos convidados outras sobremesas no lugar.
Assim como é bastante comum se usar um bolo decorativo no ambiente da festa e ter um outro bolo na cozinha, mais simples, que será servido aos convidados. Tudo isso é bastante maleável e deve ser analisado na hora de construir a sua festa de casamento.
O mais usual é utilizar bolos de dois a três andares para casamentos que são de tamanho médio, porém o tamanho pode variar conforme a sua quantidade de convidados. Inclusive, como falamos acima, você também pode optar por um bolo decorativo no espaço do evento, com diferentes possibilidades de andares, e o bolo a ser servido permanece na cozinha.
Porém, entre tradições e simbolismos, há histórias de diferentes significados para cada andar do bolo. Acredita-se que o 1º andar refere-se a compromisso firmado entre o casal, já o 2º andar simboliza o casamento em si e o 3º andar representa os votos de eternidade desse relacionamento. Há quem diga que os andares acima disso significavam os futuros filhos e o que for construído pelo casal dali pra frente.
Os valores de um bolo para casamento podem variar muito conforme o tamanho do bolo, os recheios utilizados e a decoração. Por isso, antes de definir o seu bolo, a dica é experimentar diferentes sabores, fazer orçamentos com diferentes profissionais e pesquisar bastante, para assim encontrar um bolo que tenha o melhor custo-benefício para você.
Na hora de definir o tamanho do bolo é sempre importante entender o tamanho da sua festa e a quantidade de convidados. Você pode seguir uma lógica de 1kg de bolo para cada 10 pessoas, assim você pode pensar que uma festa com 50 convidados pede um bolo de 5 kg.
Você também pode fazer o cálculo a partir da quantidade de fatias, pensando que cada convidado come entre 100g e 150g de bolo. A quantidade de gramas da fatia pode variar conforme o recheio do bolo, por isso é importante conversar com o seu confeiteiro e entender direitinho o tamanho ideal para cada tipo de bolo.
Dica extra: sempre, ao final do cálculo some mais 500g ao seu bolo, para garantir caso alguém queira mais uma fatia.
Não há uma regra específica sobre o momento certo de cortar o bolo de casamento na festa, porém há duas opções: cortar o bolo assim que os noivos chegam na recepção ou após o jantar, no momento da sobremesa.
O corte do bolo assim que os noivos chegam pode ser uma opção interessante, já que a maquiagem da noiva e as roupas estão mais arrumadas e podem render boas fotos. Além disso, caso o bolo não seja cenográfico, os funcionários terão bastante tempo para cortar os pedaços adicionais do bolo e servirem posteriormente aos demais convidados, logo após o jantar.
A segunda opção é cortar o bolo após o jantar ou almoço e servi-lo como sobremesa. Esse é um bom momento para fazer um brinde e chamar a atenção dos convidados. Caso o bolo não seja cenográfico, a dica é servir alguns docinhos para os convidados, enquanto se espera o corte do restante do bolo pelos funcionários.
Caso o bolo seja cenográfico, isso facilita, pois as fatias já podem estar cortadas na cozinha do buffet e aí elas só serão servidas na hora necessária.
Leia também: Doces para casamento: como escolher e calcular?
O momento do corte do bolo de casamento é recheado de simbolismo, pois ele tem o significado de partilha e de doação entre os noivos. Por isso mesmo, os noivos devem cortar a primeira fatia de forma conjunta. O mais usual é que a noiva segure a espátula e o noivo coloque sua mão sobre a dela.
Uma boa sugestão para quem gosta de guardar recordações é comprar uma espátula especialmente para se fazer o corte, podendo até mesmo escrever a data do casamento e as iniciais ou os nomes dos noivos no objeto.
A leveza é o tom geral para as tendências de casamento em 2022, por isso mesmo isso se estende aos bolos: bolos mais simples, naked cakes e coberturas leves estão dominando.
O clássico bolo branco segue reinando, porém destaca-se o uso de flores naturais ou mesmo flores artesanais na decoração. Arranjos florais com folhagens e tons mais naturais também são opções em alta.
Entre os recheios, os clássicos chocolate e doce de leite ganham a competição da pasta de amendoim e de avelã, que estão cada vez mais entre os pedidos dos noivos. Mas além disso, frutas e itens frescos estão ganhando mais adeptos: morangos, pêssegos, abacaxi, blueberries, bananas, entre outras.
Para os noivinhos que funcionam como topo de bolo, a tendência é que eles sejam cada vez mais artesanais, parecidos com os noivos e que façam referências aos gostos e particularidades de cada um.
Um casamento criativo traz mais liberdade e nesse caso você pode deixar a imaginação fluir. Bolos coloridos, bolos de vulcão e até bolos em formatos diferentes: tudo vale se conversar com o universo da sua festa.
Para um casamento rústico, você pode ir desde bolos mais vintage, com aquele glacê bem saboroso, com cara de foto antiga, até os bolos mais modernos, como o naked cake, que pode ser finalizado com flores comestíveis.
Um casamento na praia pede comidas mais leves, se considerarmos o calor do dia, por isso vale deixar de lado itens como glacê ou alguns tipos de chantilly que podem desandar no calor. Invista em bolos mais leves e que possam ser transportados tranquilamente mesmo em dias de sol forte.
Um bolo delicado, com flores ou pérolas, pode dar um tom super delicado para um casamento boho chic. Nesse caso, o bolo pode ser grandioso, do tipo com vários andares, até um bolo mais simples, de apenas um andar, aí nesse caso ele pode ganhar um belo pedestal decorativo.
Para casamentos minimalistas, você pode optar por bolos clássicos, cobertos com glacê branco ou mesmo pasta americana. Opções de decoração com flores de açúcar são super charmosas. Além disso, o naked cake também pode ser uma opção simples e saborosa.
O casamento temático possibilita uma liberdade um pouco maior e por isso o seu bolo pode ser um bolo clássico que converse de forma simples com o tema ou mesmo um bolo completamente entregue ao universo da decoração. Nesse caso, deixe a imaginação fluir e se jogue.
Para um casamento mais tradicional, invista em bolos com dois ou três andares e decoração clássica, com detalhes em branco, prata ou dourado. A finalização do bolo pode ser feita com glacê ou mesmo pasta americana.
Para um casamento no civil, você pode escolher opções menores de bolo, mas ainda assim manter uma decoração que seja do seu agrado. Um bolo de uma camada finalizado com pasta americana e decorado com flores pode ser uma excelente opção.
O bolo para casamento no campo pode ser farto e que converse com essa ideia de comida de interior: saborosa e do tipo que se pede mais. Um belo bolo com dois ou três antes, finalizado com glacê ou pasta americana e flores naturais pode ser um charme e tanto para esse momento. Um belo naked cake também pode fazer bonito, ainda mais se finalizado com frutas da região.
6 sobremesas que não podem faltar na sua festa de casamento
Bolo Fake de Casamento: como escolher