Destination Wedding no Brasil: tudo o que você precisa saber

Destination Wedding no Brasil: tudo o que você precisa saber

Casamento na praia, na fazenda, numa cidade maravilhosa ou mesmo num lugar inesperado: todas essas possibilidades estão cada vez mais nos sonhos de noivas e noivos, por isso aqui nós explicaremos tudo que é preciso saber sobre o destination wedding no Brasil, isto é, o casamento em diferentes destinos. Aproveite!

O que é o destination wedding?

Fonte: Pexels

O destination wedding é basicamente um casamento fora da sua cidade de moradia, isto é, um casamento no interior, numa cidade turística, na praia ou em outra locação decidida pelos noivos.

Esse estilo de casamento tem se tornado uma tendência cada vez mais em alta, especialmente nessa fase em que a pandemia está mais contida. Porém há muitas dúvidas que cercam esse modelo de festa: como organizar a logística de um destination wedding no Brasil? Esse modelo de casamento custa mais caro ou mais barato? Eu devo contratar os serviços na minha cidade ou no local escolhido?

São muitas questões, por isso, é importante entender que o destination wedding tem seus prós e contras. A dica primordial é que vale entender bem o local em que você deseja fazer o casamento e como será todo o deslocamento de convidados, familiares e de equipamentos, pois são esses pormenores mais práticos que podem dar dor de cabeça.

Por outro lado, a principal vantagem do destination wedding é que você pode viver uma experiência única ao lado de quem você ama; seja em um local especial para o casal ou mesmo um local novo no qual você pode festejar ao lado de amigos e familiares. E, além de tudo, pode tirar fotos de casamento lindas, que deixarão suas lembranças ainda mais belas.

Mas vamos entender o que levar em consideração na hora de optar por um destination wedding no Brasil. Confira:

Quanto custa um destination wedding no Brasil?

Os valores de um destination wedding no Brasil são bastante variáveis, considerando alguns fatores:

  • local escolhido para o casamento;
  • deslocamento ou não de equipe profissional;
  • utilização de staff e equipamentos locais;
  • deslocamento e alojamento de convidados;
  • acomodações e deslocamentos dos noivos e familiares.

Quando você organiza um casamento em outro local que não a sua cidade, você precisa pensar em tudo isso. Por exemplo, se você pretende trabalhar com profissionais da sua cidade, isso demanda um custo maior, já que eles terão que se deslocar até o espaço do casamento, organizar decoração, staff e outras coisas e até mesmo fazer essa ponte entre fornecedores da sua região e do local da festa.

Além disso, é preciso pensar nos deslocamentos e nos alojamentos. Antes do casamento, você e sua equipe de organização terão que ir algumas vezes ao local escolhido para decisões como aluguel do espaço, definições com fornecedores e mesmo a conferência de pequenos detalhes que não podem ser ajustados de forma remota. Tudo entra na conta de seu orçamento.

Também é preciso pensar nos deslocamentos dos seus convidados, no ajuste para a acomodação de todos e para bem receber. Mesmo que cada convidado viaje por sua conta própria, ainda assim é importante que os noivos dêem suporte na escolha de hotéis, no ajuste de reservas e que celebrem esse esforço dos convidados em se deslocarem até o local da festa.

No final das contas, o seu melhor amigo na hora de pensar em um destination wedding é o Excel: coloque tudo em uma planilha e entenda bem todos os gastos que você terá, considerando o que é mais interessante para você.

Pense sempre onde você está e para onde você quer ir. Se você mora em São Paulo e sonha em casar em Trancoso, pense que isso terá um valor X, porém se o seu sonho já é casar em Ilhabela, o valor é Y. E cada pequena variável pode impactar positiva ou negativamente em seu orçamento.

Veja também:

Quanto custa um casamento? Veja dicas para economizar

Vantagens de um Destination Wedding no Brasil

Vantagens de um Destination Wedding no Brasil.
Fonte: Pexels

O Brasil tem todos os tipos de cenários: praia, montanha, chalé, cerrado, sertão, cachoeira, ilhas, cidades lindas e tudo mais que você idealizar, por isso mesmo não é difícil pensar em cenários perfeitos para um casamento de cinema.

Nesse sentido, fazer um destination wedding parte apenas da dificuldade de escolher qual o local mais lindo para esse momento especial. Mas além disso, fazer um evento desse tipo dentro do país tem as suas vantagens logísticas e econômicas. Vamos entender algumas delas:

Fornecedores nacionais

Fazendo um destination wedding dentro do Brasil você tem a vantagem de trabalhar com fornecedores locais, com os quais é mais fácil negociar. Mesmo que o seu destino de casamento seja distante do seu local de moradia, ainda é fácil se comunicar por telefone e organizar todos os detalhes dessa festa.

Quando falamos em alimentos, uma excelente opção é investir em fornecedores locais e alimentos da estação, pois sabemos bem a riqueza e o sabor do que é produzido por aqui. Por exemplo, um casamento na praia pode ser uma excelente opção para servir pescados locais, com aquele sabor fresco de uma carne que não teve que ser transportada de diferentes modos.

Valores em moeda nacional

Em tempos complexos economicamente, não ter que lidar com o câmbio de moedas é uma vantagem e tanto. Além de lidar com os valores em real, você ainda pode conseguir fornecedores e produtos que saiam mais em conta dependendo da região de sua festa.

O importante nesse cenário é fazer pesquisa, pedir orçamentos e poder compará-los, assim você terá um material mais robusto em mãos na hora de fechar qualquer compra ou contrato.

Beleza Natural

Nesse quesito o Brasil é hors concours. Nosso litoral é belíssimo de norte a sul, com opções de praias de todos os tamanhos, estilos e custos. Tem praia com formações rochosas, praia estilo paradisíaca e até opções de ilhas que podem ser destinos dos sonhos.

Além disso, no interior do país temos opções diversas, desde o Pantanal até o Parque do Jalapão, indo das regiões de serra no Sul até as belas fazendas de Minas Gerais.

Para que você conheça mais dessas regiões, nós separamos uma pequena lista de lugares maravilhosos. Aproveite:

Melhores Lugares para Destination Wedding no Brasil por Região

Norte

Parque do Jalapão, no Tocantins
Destination Wedding no Parque do Jalapão, no Tocantins.
Fonte: Terravista Brasil

Com dunas, cachoeiras e lagoas de águas cristalinas, o Parque do Jalapão é um destino de paisagens de tirar o fôlego. Misturando vegetação do cerrado e do sertão, esse é um espaço perfeito tanto para um destination wedding quanto para uma sessão de fotos do casamento.

Alter do Chão, no Pará
Destination Wedding no Alter do Chão, no Pará.
Fonte: Melhores Destinos

Às margens do Rio Tapajós, Alter do Chão é um destino cada vez mais em alta por seu espírito paradisíaco, com praias de água doce e vegetação amazônica. Uma boa pedida para uma festa de casamento é a Ilha do Amor, um nome perfeito, não?

Pousada Ecológica Rancho Grande , em Rondônia
Destination Wedding na Pousada Ecológica Rancho Grande , em Rondônia,
Fonte: Casamentos.com

Na zona rural de Rondônia, a pousada Rancho Grande tem toda a beleza do interior, cercada de biodiversidade e de verde, perfeito para receber seus convidados. Além disso, você conta com a comodidade da hospedagem e recepção do próprio espaço.

Nordeste

Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte
Fonte: TripAdvisor

No litoral Sul do Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é famosa por suas falésias e sua água cristalina. Um casamento na parte mais elevada da praia fica lindo, com uma vista deslumbrante para o mar.

Jericoacoara, no Ceará
Destination Wedding no Brasil em Jericoacoara - CE.

Destino de sucesso nos últimos verões, Jericoacoara é famosa por suas águas cristalinas e sua icônica Pedra Furada. Para aproveitar ao máximo a região, a dica é marcar o casamento entre os meses de julho a dezembro, fora da época de chuvas, quando as águas estão mais límpidas.

Praia do Espelho, no Bahia
Destination Wedding na Praia do Espelho - Bahia.
Fonte: Melhores Destinos

A Praia do Espelho, também chamada de Curuípe, fica no litoral Sul da Bahia e tem um visual paradisíaco. A dica é marcar sua festa para a baixa temporada, na primavera e no outono, quando a faixa de areia fica praticamente deserta e perfeita para fotos lindas.

Fernando de Noronha, em Pernambuco
Destination Wedding em Fernando de Noronha, no Pernambuco.
Fonte: CVC

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados do Brasil, com seus cenários paradisíacos e suas praias quase desertas. Porém, é importante lembrar: todo mundo que visita as ilhas de Noronha precisa pagar uma taxa de preservação do espaço!

Sudeste

Búzios, no Rio de Janeiro
Fonte: Hoteis.com

O destino que conquistou Brigitte Bardot, Búzios oferece diferentes opções de locais para destination weddings, todos eles, é claro, emoldurados pela beleza do mar e o céu límpido da região. A nossa dica é investir em casamentos na primavera, pois é uma estação com menos probabilidade de chuva e mais chances de um belo pôr-do-sol!

Ilhabela, em São Paulo
Fonte: Trilhas e Aventuras

Um raro caso de município–arquipélago, Ilhabela cumpre bem o que seu nome diz, com praias de águas de um azul cristalino e uma vegetação tropical apaixonante. É importante lembrar que o acesso à Ilhabela é feito por meio da balsa para pedestres, automóveis e ônibus e por lá a melhor época é também a primavera, fugindo das chuvas de verão.

Fazenda Vila Imperial Convenções e Eventos, em Minas Gerais
Fonte: Casamentos.com

A Fazenda Vila Imperial é perfeita para quem tem o sonho de casar no campo. Com um espaço natural lindo e uma infraestrutura de excelência, esse é um espaço pensado para casamentos, por isso traz algumas comodidades que podem facilitar o seu planejamento.

Praia da Costa, no Espírito Santo
Fonte: Loucos por Praia

Localizada em Vila Velha, capital do Espírito Santo, a Praia da Costa é marcada pelo belo encontro entre a natureza quase paradisíaca e a intensidade urbana. Por ser em espaço urbano, vale buscar locais com boa vista para organizar seu evento, já que a praia em si é movimentada o ano todo.

Sul

Balneário Camboriú, em Santa Catarina
Fonte: Segue Viagem

Cidade turística de grande movimentação, Balneário Camboriú é conhecida por sua faixa de mar cristalino e por sua orla com prédios altos e modernos. Com muitas construções novas surgindo, é fácil encontrar locais elevados e com vista privilegiada para um casamento nas alturas para se perder na vista do mar.

Praia do Rosa, em Santa Catarina
Fonte: Pousada Rêmora

Montanhas, formações rochosas e águas cristalinas constroem o cenário da Praia do Rosa, um local turístico clássico no município de Imbituba, no sul de Santa Catarina. Por ser um destino bastante procurado, vale fugir dos momentos de alta estação.

Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul
Fonte: Zarpo Maganize

Destino clássico de inverno, a Serra Gaúcha oferece cenários paradisíacos, com boa gastronomia e hospedagens de estilo marcante. Mas além das estações frias, Canela e Gramado oferecem belos cenários o ano todo, como a Cascata do Caracol e o Lago Negro.

Lago Passaúna, no Paraná
Fonte: Espaço Belvedere

Localizado no oeste de Curitiba, capital do Paraná, o Lago Passaúna é cercado de verde e vegetação típica da região. Com espaço amplo, a nossa dica é utilizar o Lago para um belo casamento ao pôr-do-sol.

Centro-Oeste

Estalagem Alter Real, em Goiás
Fonte: Gabriel Ribeiro – Fotografia de Casamento

Situada em área de preservação ambiental do Parque dos Pireneus em Pirenópolis, Goiás, a Estalagem Alter Real é cercada por um ambiente natural de tirar o fôlego. Além disso, conta com uma infraestrutura perfeita para receber convidados e realizar eventos com conforto.

Chácara Quinta dos Querubins, em Goiás
Fonte: Zankyou

Localizada em Goiânia, a Chácara Quinta dos Querubins tem todo o clima romântico que um casamento no campo pede, com arquitetura rústica e um espaço confortável para receber seus convidados. Perfeito para casamentos de estilo clássico, rústico e romântico.

Alphaville Garden Buffet, no Mato Grosso
Fonte: Alphaville Garden Buffet

De estilo elegante e clean, o Alphaville Garden Buffet fica localizado em Cuiabá. Esse é um espaço muito versátil e perfeito para os mais variados estilos de casamento. Ideal para quem busca um casamento mais urbano.

Chácara Arcanjos Eventos, no Mato Grosso do Sul
Fonte: Chácara Arcanjos Eventos

Com espaço amplo e cercado pela vegetação pantaneira, a chácara Arcanjos Eventos é um espaço bem equipado e seguro para receber seus convidados. Com infraestrutura para casamentos, essa é uma boa opção para uma festa romântica ou rústica. Brasília Palace Hotel, em Brasília

O Brasília Palace Hotel é um símbolo da arquitetura modernista, com projeto assinado por Oscar Niemeyer e com obras de Athos Bulcão, esse é um cenário perfeito para um casamento urbano e cheio de charme.

Destination Wedding no Exterior

Além dos cenários paradisíacos nacionais, se o seu sonho é um casamento no exterior, vale a pena colocar tudo na ponta do lápis até fechar o local mais apropriado. Para te auxiliar, vale conhecer alguns dos melhores cenários:

Cancún, no México
Fonte: CVC Corp

Localizada na costa do Mar do Caribe, Cancún é um destino dos sonhos, com suas praias de cinema, seus belos resorts e sua receptividade calorosa. A nossa dica é investir em viagens nos meses de dezembro a maio, quando as chuvas estão mais escassas e você pode aproveitar da melhor forma o cenário.

Santorini, na Grécia
Fonte: Viagem e Turismo

Com suas construções em branco e azul que sobem as colinas, Santorini é o que podemos chamar de epítome da beleza grega. Cenário perfeito para casamentos íntimos, para celebrações românticas e para fotografias espetaculares.

Algarve, em Portugal
Fonte: Viagens Cinematográficas

No extremo sul de Portugal, a região de Algarve é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Com formações rochosas imponentes e águas cristalinas, esse é um cenário perfeito para um casamento!

Ilhas Maldivas
Fonte: Fashion Bubbles

Localizadas na Ásia e cercadas pelo Oceano Índico, as ilhas Maldivas se tornaram um destino badalado nos últimos anos e isso tem um motivo: sua água quase transparente, seu mar calmo e seus chalés paradisíacos são um convite à celebração do amor e do afeto.

Chile
Fonte: Victor Ataide

Casar-se aos pés da Cordilheira dos Andes pode ser de tirar o fôlego, porém o Chile tem ainda muitos outros cenários paradisíacos e românticos. Vale pesquisar locais tanto na temporada de inverno quanto de verão.

Itália
Fonte: Harper’s Bazaar Brasil

A Itália é um lugar apaixonante e tem muitos cenários perfeitos para um destination wedding. Desde sua costa mediterrânea até a região da Toscana, passando por cidades como Roma, Milão e Nápoles. Difícil aqui é escolher qual é o destino mais bonito!

Argentina
Fonte: Casando em Buenos Aires

Os nossos hermanos também têm diferentes cenários para um belo casamento. Desde os ares europeus de sua capital Buenos Aires até suas belas vinícolas, passando pela Patagônia Argentina até a belíssima região de Córdoba.

Paris, na França
Fonte: Lápis de Noiva

Paris é a cidade do amor e nada pode ser mais romântico do que um casamento nesse cenário de tantos romances e histórias. Para além dos pontos turísticos clássicos, pequenos lugares podem ser charmosíssimos em Paris, trazendo toda a magia e o romance necessário para o seu casamento.

Leia também:

Conheça 7 estilos de casamento e escolha o ideal

Como organizar um Destination Wedding?

O destination wedding no Brasil tem seus pormenores que o tornam um pouco mais complexo que um casamento usual, por isso nessa hora além de muita organização, a recomendação é contar com profissionais parceiros para te auxiliarem em todos os momentos.

Contar com uma assessoria de casamento pode ser a melhor saída. Esse profissional é especializado em organizar eventos e tem o know-how para te ajudar na hora de planejar cada pequeno detalhe.

Lembre-se que em um destination wedding, além da decoração, do buffet e do staff, você precisará se preocupar com questões como deslocamento, alojamentos, fornecedores locais e agências de viagem. São detalhes que fazem toda a diferença e que podem causar muita dor de cabeça, por isso nessas horas um profissional especialista pode ser a sua salvação.

O importante para um destination wedding no Brasil é a organização com antecedência. Por exemplo, é preciso definir a data do casamento com bastante antecedência, para que os seus convidados consigam se programar. Além disso, é importante pensar em questões como acomodação dos convidados, reserva de passagens e translado no local do evento, para receber todos com mais comodidade.

Se a sua festa for em um país estrangeiro, ainda é importante pensar nas questões linguísticas e culturais: nem todos os convidados sabem o idioma local, nesses casos vale até mesmo investir em um guia turístico ou em um intérprete para casos de línguas muito distantes da nossa.

Para te ajudar na organização de seu destination wedding, vale conferir o vídeo com as meninas da Boutique de 3, uma das maiores assessorias de eventos do Brasil, dando dicas sobre como valorizar as diferenças culturais desse evento:

Dúvida extra: em um destination wedding é preciso pagar os custos dos convidados?

De forma direta, não é necessário. Porém é preciso você pensar em alguns pontos:

  • você pode investir em pagar os custos de alguns convidados, como os padrinhos, por exemplo;
  • você deve avisar com muita antecedência os seus convidados, assim eles conseguem se organizar e parcelar passagens, definir reservas de hotel e outros pormenores;
  • lembre-se que nem todos os convidados terão orçamento para essa viagem e isso não necessariamente significa que eles não fizeram esforço para ir na sua festa, às vezes apenas não é financeiramente possível;
  • receba muito bem todos os convidados que embarcarem nessa, pois é um esforço coletivo que deve ser celebrado!
Leia também:

3 razões para fazer o convite de um Destination Wedding

Como fazer um convite de casamento para Destination Wedding?

O convite de um destination wedding precisa de antecedência, considerando que os seus convidados precisam se planejar para a viagem e todas as questões logísticas que envolvem esse translado.

O ideal é começar enviando a todos os convidados um “save the date”, isto é, uma espécie de aviso que demarca “no final de semana X, do mês Y, faremos o nosso casamento”, assim as pessoas conseguem colocar essa data na agenda e já entendem que essa data precisa ser reservada.

Uma boa dica é já ter o site do casal pronto assim que a data for divulgada. Esse site funcionará como o ponto de reunião de todas as informações do casamento, desde data, local e informações práticas até lista de casamento e outras dúvidas pontuais.

A nossa sugestão é que você faça o seu site de casamento na Joliz, pois é o lugar onde você pode centralizar todas as informações e facilitar a interação com os convidados. De forma gratuita, você consegue personalizar a sua lista de casamentos, as confirmações de presença e ainda conta com o suporte de uma equipe formada por especialistas apaixonados por casamento.

Com o auxílio da Joliz você também pode fazer os convites do casamento, aí sim com todas as informações mais detalhadas do local da festa, horários e, claro, um link para o site – o local onde as informações estarão mais atualizadas. Esse convite pode ser enviado via WhatsApp, redes sociais e até mesmo e-mail. Porém ainda é importante para alguns convidados que você envie os convites de forma impressa, isso cria uma formalização maior e demonstra um cuidado, tanto que vale até mesmo entregar de forma presencial para aqueles convidados especiais.

Para esclarecer dúvidas como “com quanto tempo de antecedência devo enviar os convites de casamento? Onde colocar as informações da festa? Preciso ter convite impresso?”, vale conferir as dicas dadas pela Letícia Martins, fundadora da LeCult Produções e parceira da Joliz, no vídeo abaixo:

Quanto tempo dura um Destination Wedding?

A festa de um destination wedding no Brasil tem normalmente a mesma duração que uma festa normal, o diferencial é que as pessoas já fizeram o translado até aquele espaço e acaba criando esse clima de festa mais prolongada, o que pode estender as comemorações.

As wedding planners da Boutique de 3, uma das melhores assessorias de eventos do Brasil e parceira da Joliz, te explicam o porquê dessa sensação:

De todo modo, é importante pensar que seus convidados se dispuseram a viajar com você, então às vezes vale pensar em possibilidades antes e depois da festa. Por exemplo, um jantar ou um petit comité de chegada pode ser uma boa saída para bem receber – nesse caso, é só importante cuidar para não queimar a largada!

No after da festa, pode ser de bom tom oferecer um café da manhã, por exemplo. Esse é um bom momento para repor as energias e poder trocar histórias sobre a festa, relembrando a noite que passou e se preparando para o retorno após o casamento.

Invista no sonho de Destination Wedding

Fonte: Twenty20

Com todas essas dicas e com o auxílio da Joliz e de um bom wedding planner, fica fácil sonhar alto e pensar em um lindo destination wedding. Coloque os seus sonhos no papel, planeje tudo detalhadamente e faça o casamento dos seus sonhos!

Fonte: Joliz

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados