Um dos maiores desafios de organizar um casamento é, sem dúvida, montar a lista de convidados. Afinal, o convite para a celebração é uma forma de compartilhar o momento especial de vocês com pessoas queridas.
Porém, sabemos que nem sempre é possível convidar todo mundo devido ao orçamento ou ao espaço do casamento. “Esse é o calcanhar de Aquiles de qualquer festa”, destacou o cerimonialista Roberto Alves. De acordo com o profissional, tudo começa com o número de pessoas e, a partir daí, é possível escolher o lugar e também os serviços executados dentro do espaço.
Não controlar a lista de convidados do casamento pode tornar a organização da festa estressante. Mas, como fazer a difícil escolha de quem não será convidado? Se vocês precisam de ajuda para cortar nomes, separamos a seguir algumas dicas que podem ser úteis.
Sabe aqueles parentes que vocês não veem há anos? Ou colegas de trabalho cuja amizade existe somente no escritório? A menos que vocês possam arcar com uma lista gigante de convidados para o casamento, é melhor começar a cortar por essas pessoas.
Normalmente, a regra é reduzir tanto de um lado quanto do outro. No entanto, se um dos noivos tem a família menor ou o círculo de amizades mais restrito, é mais apropriado rever essa regra e aplicar uma lógica que funcione para ambos sem ser injusto com ninguém.
Esta é uma questão que incomoda muitos casais: será que convidamos aquele casal só para retribuir o convite que ele nos fez há anos? Se a amizade já acabou e vocês não se falam mais, esse é um bom motivo para riscá-lo da lista de casamento. Confira as dicas das meninas da Boutique de 3 para saber como tratar “com jeitinho” quem não foi convidado para o seu casamento.
A decisão pode ser dolorosa, mas se vocês ainda têm muitas pessoas próximas a considerar, é um critério a ser analisado. Além disso, se já não existe proximidade entre vocês, talvez não haja tanta surpresa nessa escolha.
Querem impor limites de uma forma mais sutil? Uma sugestão é fazer a festa em um ambiente menor para já passar a mensagem de que se trata de uma ocasião mais íntima.
O cerimonialista Roberto Alves relembra a história de um casal que decidiu fazer a festa em casa. Um ano depois, os dois resolveram fazer uma celebração maior com os convidados que gostariam de ter tido no casamento.
É preciso ter atenção com as pessoas que os seus convidados vão levar. Os “extras” podem aumentar consideravelmente o número de indivíduos na festa de casamento, o que complica até na organização do espaço e do buffet.
Para não correr o risco de irritar algumas pessoas, vocês podem analisar caso a caso. Se aquela pessoa já tem um relacionamento antigo ou está casada, pode ser chato não oferecer o plus one. Porém, caso contrário, vocês podem explicar que não será possível entregar o convite extra devido ao tamanho da festa.
Sabemos que a elaboração da lista de casamento não é fácil. Portanto, conversem bastante e sempre calculem cada decisão, para que o casamento seja uma experiência inesquecível para todos.
Fontes: Hitched UK e Joliz.