5 dicas práticas para economizar no casamento

5 dicas práticas para economizar no casamento

Planejar uma festa de casamento pode não ser uma missão fácil. Pode ser que vocês estejam enfrentando algumas dificuldades para encaixar tudo no orçamento e, ao mesmo tempo, exista um medo de que cortar qualquer elemento da cerimônia possa torná-la um desastre. Mas não há razão para desespero.

Se vocês querem saber como economizar no casamento, vejam cinco dicas muito práticas para diminuir seus gastos sem que a festividade perca o charme e a elegância desejados.

1. Escolham uma locação bonita para economizar no casamento

Diminuam os gastos com decoração ao escolher um local bonito. (Fonte: Shutterstock)
Diminuam os gastos com decoração ao escolher um local bonito. (Fonte: Shutterstock)

Um bom jeito de deixar o casamento barato e elegante é escolher um lugar que já tenha uma estética bonita e interessante. Dessa forma, vocês conseguem economizar bastante na decoração e nos adereços para incrementar a paisagem ou a arquitetura da locação.

Outra ideia é buscar espaços que possam ter um valor mais em conta para economizar no casamento como a chácara da família, um clube de campo ou a igreja que frequentam. Combinando esses aspectos, os custos operacionais com a ambientação do casamento reduzirão bastante.

2. Definam bem a lista de convidados para economizar no casamento

Procurem equilíbrio na hora de formular a lista de convidados. (Fonte: Shutterstock)
Procurem equilíbrio na hora de formular a lista de convidados. (Fonte: Shutterstock)

A lista de convidados precisa ser uma prioridade na hora de elaborar os gastos de uma cerimônia de casamento, por isso vocês precisam planejá-la com cuidado. Deixar conhecidos de fora pode ser uma decisão muito difícil, mas necessária para economizar no casamento quando consideramos que cada pessoa gera um custo adicional.

“O importante é equilibrar. Primeiro convidar os familiares mais próximos, depois os amigos mais íntimos e ir escalando aos poucos. Cada pessoa tem um critério próprio para alcançar o número de convidados da cerimônia”, esclarece o cerimonialista Roberto Alves.

3. Evitem exageros na escolha de flores para deixar o casamento barato

Selecionem locais estratégicos para posicionar as flores. (Fonte: Shutterstock)
Selecionem locais estratégicos para posicionar as flores. (Fonte: Shutterstock)

Flores podem dar um toque especial no casamento e têm um valor elevado, por isso devem ser usadas com parcimônia. “Eu acho que flor encanta, mas não tem que exagerar. As flores têm que ser usadas corretamente nos lugares que as pedem; não é preciso distribuí-las pelo salão inteiro ou em qualquer lugar”, argumenta a cerimonialista Lica Paludo. 

Planejem alguns ambientes estratégicos da cerimônia que merecem receber uma decoração especial para economizar no casamento. Alguns pontos importantes da festa que costumam ganhar arranjos de flores são:

  • entrada do casamento;
  • caminho da noiva;
  • altar;
  • mesa de doces;
  • bufês e bares.

4. Diminuam gastos com bufês e bebidas para fazer um casamento econômico

Finger foods são opções práticas para substituir bufês caros. (Fonte: Shutterstock)

Além da decoração, comes e bebes são os maiores gastos em um casamento, porém existem diversas formas de confeccionar um cardápio elegante e barato que agradará a todos os convidados. Considerem trocar os bufês tradicionais pelas ilhas de comida ou por finger foods, que são opções modernas, criam uma nova dinâmica para a festa e costumam fazer bastante sucesso entre todas as idades.

No caso das bebidas, buscar produtores nacionais pode ser um grande negócio quando comparado com o preço de marcas estrangeiras. Outra sugestão para economizar no casamento é fechar um contrato de consignação, pagando uma parte das bebidas com antecedência e acertando apenas depois da cerimônia o restante consumido.

5. Reduzam os custos de impressão dos convites para economizar no casamento

Convites extravagantes de casamento não são garantia de elegância. (Fonte: Shutterstock)
Convites extravagantes de casamento não são garantia de elegância. (Fonte: Shutterstock)

Engana-se quem pensa que o processo de impressão e caligrafia dos convites de casamento é uma parte barata da etapa de planejamento. Cartões extravagantes e muito elaborados podem causar um forte impacto no bolso, além de nem sempre serem garantia de elegância.

A quantidade de convites, o tipo de papel, as cores e os efeitos aplicados são fatores que impactam o preço final do serviço, por isso ideias mais simples e tradicionais podem ser o que vocês procuram para criar um convite ideal e economizar no casamento.

Caso queiram inovar, convites de casamento online são uma ideia interessante por serem uma opção sustentável e com um custo menor.

Fontes: Exame.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados