Ao lado do vestido e do buquê, o bolo está entre os itens mais icônicos da festa de casamento. E, como lembra o cerimonialista Roberto Cohen, “há até quem troque o jantar pela sobremesa”. Por isso, o bolo merece receber uma atenção especial.
Mas entre sabor, modelo, tamanho e estilo, as opções disponíveis para os noivos são inúmeras. Então, como escolher o bolo de casamento? Conheça aqui algumas dicas para fugir do óbvio e acertar nessa escolha.
Existem inúmeros ingredientes que podem constar no bolo de casamento: marshmallow, chantilly, pasta americana e merengue suíço são algumas das coberturas mais comuns, mas também há a opção de deixá-lo sem qualquer camada superficial (naked cake). Essa escolha é relevante porque, além de alterar o sabor e a textura, ela determina a forma como o bolo de casamento vai ser decorado. Portanto, opte por um acabamento que contribua para a sua exposição.
O gosto pessoal de quem está casando conta muito. Uma boa dica é considerar o bolo um elemento do todo. Qual é a melhor forma de harmonizá-lo com o restante do evento? Essa pergunta ajudará a definir o estilo.
Em geral, o bolo de casamento é preparado antes e levado até o local da festa. Mas, será que um bolo de mais camadas não vai ceder? Não vai balançar no trajeto? Será que o bolo cabe na geladeira do local?
É provável ainda que o bolo de casamento passe bastante tempo exposto, um problema sobretudo em se tratando de dias quentes. Um recheio de frutas combina com um casamento vespertino no campo, mas seria péssimo o calor azedar o seu bolo.
Diante dessas questões, um bolo de casamento cenográfico é uma saída bastante oportuna. Permite que a mesa de doces fique impecável e que o doce real saia da cozinha já cortado, em pratinhos. E, optando por essa solução, a apresentação do bolo de casamento fake ganha muita liberdade. A sua decoradora vai adorar!
Outro ponto que costuma trazer dúvidas é o sabor do bolo de casamento. Deve-se apostar em algo mais tradicional, que agrade gregos e troianos, ou há espaço para que se atenda à vontade dos noivos?
Cada casal tem uma forma de lidar com pequenos dilemas, a exemplo dessa questão, mas lembre-se: “quem não arrisca, não petisca”. Se o objetivo é fazer um casamento ousado, com a sua cara, dê sinal verde para a criatividade. É assim que seu casamento terá a sua marca.
A sugestão aqui é: priorize esse dia, que é só seu e do seu amor, mas permita-se surpreender. É possível que durante as degustações vocês descubram algum sabor novo para o bolo de casamento ou se surpreendam com alguma opção que não estava entre as preferidas.
Amantes de doces de todo o Brasil, segurem-se na cadeira: sim, existem noivos que optam por não ter bolo de casamento. Nesse caso, é comum que a saída seja reforçar o time dos docinhos para o casamento ou escolher alternativas como pipoca gourmet, fondue de frutas e outras guloseimas.
Gizella Luglio, da assessoria de eventos Boutique de 3, comenta que isso acontece com certa frequência, mas que ainda causa estranhamento. “As mães às vezes ficam de cabelo em pé: ‘pode não ter bolo?’ E eu respondo que sim. O importante é o desejo dos noivos”, comentou a profissional.
O bolo de casamento é uma opção clássica, muito flexível, capaz de atender a todos os gostos, mas está longe de ser imprescindível. Portanto, ouça seu coração: se ele estiver pedindo uma festa diferente, com outras opções de sobremesa, arrisque. Confie no seu feeling.
Como lembra Roberto Cohen, um casamento é lembrado pela emoção, pela diversão e pela beleza, ou seja, é o sentimento entre você e os convidados que determinará essa experiência única.
Fontes: Youtube Joliz.