O dia do seu casamento provavelmente será o melhor de sua vida, mas as festas, em geral, costumam ser sinônimo de lixo acumulado e desperdício. Se você se preocupa com o meio ambiente, saiba que é possível tornar o casamento mais sustentável, sem perder o charme.
Como explica o cerimonialista Roberto Cohen, cada casal tem uma visão do que pode ser trabalhado em relação ao seu meio social e ao meio ambiente. “E essa é uma preocupação que, felizmente, vem crescendo a cada ano e com força”, conta.
Confira seis dicas para organizar um casamento sustentável e tornar a cerimônia mais ecológica.
O cerimonialista Roberto Cohen lembra que existem muitos casais que já moram juntos e têm a casa montada. Nesses casos, uma boa ideia de casamento sustentável é pedir que os presentes sejam revertidos em doações para instituições sociais ou de proteção ao meio ambiente.
Se esse não é o seu caso, é possível também selecionar itens que causam menos impacto ambiental para a sua lista de casamento, peça utensílios de cozinha feitos de vidro e bambu ou eletrodomésticos que economizam energia.
Ao priorizar na lista produtores e comerciantes locais, você também estará contribuindo para uma economia mais sustentável.
Fazer os convites do casamento com papel reciclável ou optar por outros materiais biodegradáveis como papel semente, também é uma boa alternativa para diminuir a pegada de carbono do casamento.
O papel semente, depois de usado, pode ser plantado e, em algumas semanas, transforma-se em uma muda de ervas ou flores. Além de sustentável, também é romântico.
Outra alternativa para o casamento ecológico é dispensar o convite físico, aproveitar as facilidades que a tecnologia nos oferece e enviar os convites virtualmente. Nesse caso, o céu é o limite e você pode abusar da criatividade. Um álbum virtual, um livreto contando a história do casal, um convite em formato de videoclipe, vale tudo para que o convite desse casamento sustentável seja realmente inesquecível.
Não há dúvidas de que a decoração com arranjos de flores frescas já é uma tradição e fica linda. Entretanto, não é a melhor alternativa para quem quer um casamento ecológico.
Há ainda o problema da espuma floral usada para hidratar e sustentar os arranjos, que é bastante poluente, pois vem do petróleo.
Mas é possível sim usar flores no casamento sem prejudicar o planeta. Uma das alternativas é usar arranjos em vasos, como orquídeas, ou até mesmo folhagens, ervas e até árvores, que podem ser transplantadas para o seu jardim após o evento.
Se optar por flores de corte para o casamento, prefira as sazonais e as que são cultivadas localmente. Você sabia que existem empresas que cultivam flores de maneira sustentável, aproveitando a água da chuva para a irrigação, e que recolhem as flores usadas para compostagem? Embora ainda existam poucas no mercado brasileiro, vale fazer uma pesquisa para tornar o casamento mais sustentável dessa forma.
Lembrando que esses arranjos também podem ser doados após a cerimônia e a festa para ONGs, que os distribuem em hospitais e em asilos, fazendo a alegria de muitas pessoas.
Ainda sobre a decoração de um casamento sustentável, é possível criar um cenário inesquecível sem o uso exagerado de papéis e de plásticos. Embora sejam tradicionais, bexigas, confetes de papel laminado, excesso de embalagens, tags, forminhas de plástico para docinhos, acessórios de pista (como plaquinhas, óculos, colares e pulseirinhas de led) e outros elementos resultam em um grande acúmulo de lixo.
No casamento ecológico, o melhor é preferir itens que possam ser alugados e reaproveitados em outros eventos e elementos de decoração naturais que, mesmo descartados, não poluem o meio ambiente. Um exemplo são as velas biodegradáveis, que não usam parafina e não soltam fumaça e fuligem.
O mesmo vale para o material usado para abençoar a saída dos noivos. Em vez de arroz ou papel picado, por que não fazer a chuva de folhas, pétalas ou sementes?
Se não quiser abrir mão da lembrancinha de casamento, pense em itens que possam ser bem aproveitados ou degustados. Os bem-casados continuam sendo uma boa opção, mas lembrem-se de substituir a embalagem descartável por tecido ou outro material que possa ser reaproveitado.
Se quiser fugir do comum nas lembrancinhas de casamento sustentáveis, mudinhas de ervas, sachês de folhas secas ou saquinhos de sementes são ecológicos e duráveis. Você pode conferir algumas inspirações no Pinterest.
Além de evitar o desperdício de alimentos, que tal oferecer um cardápio diferente e substituir a proteína animal por opções veganas ou vegetarianas? Afinal de contas, o alto consumo de carne é o maior causador das emissões danosas do efeito estufa.
Se essa opção for muito polêmica, ainda assim é possível diminuir o impacto ambiental do almoço ou jantar do casamento sustentável, dando preferência a alimentos orgânicos e produtores locais.
Sobrou muita comida? Veja se os alimentos podem ser doados (consulte a legislação do seu município) ou, se não for possível, ofereça uma marmitinha aos convidados.
Fontes: Brides, June Bug Weddings, Joliz e Brings Brasil.