Se vocês ainda não conhecem muito o universo dos casamentos e gostariam de ter ao lado alguém capaz de organizar, otimizar e evitar imprevistos, está na hora de conhecer a função do cerimonialista de casamento.
No Brasil, esse especialista também é conhecido como assessor de casamento. Saibam quando ele é imprescindível e conheçam todas as etapas necessárias para acertar na escolha de uma boa assessoria. Confiram abaixo.
Desde o apoio no planejamento do casamento até a organização do grande dia, o cerimonialista é fundamental. Com dezenas ou até centenas de festas no currículo, esse profissional soma toda a experiência necessária para que os eventos sejam um completo sucesso.
Isso é muito valioso para quem deseja casar porque permite que os erros mais comuns sejam evitados. Os noivos costumam estar focados no aspecto estético e é fundamental que haja preocupação com o lado funcional, por exemplo: o local do casamento tem gerador caso falte energia? Até que horas a festa pode ir? A geladeira do local é suficiente para o número de convidados?
No dia do casamento, esse profissional é ainda mais fundamental. Enquanto os pombinhos estão sendo observados por todos os convidados, a equipe de apoio está cuidando da cerimônia de casamento, resolvendo questões de fornecedores, garantindo o cumprimento do horário, cuidando da limpeza, acompanhando as necessidades dos convidados e muito mais.
Todo esse trabalho é pensado para garantir que o dia D seja perfeito e, claro, com a cara dos noivos. A cerimonialista Lica Paludo lembra que existem regras, mas o mais importante é o que decidem os noivos.
Outra boa razão para contratar um cerimonialista é que, apesar de os noivos decidirem tudo, a experiência desse profissional com outros eventos pode auxiliar em novas ideias e soluções para o casamento de vocês, dando um toque especial ao dia.
É recomendado contratar um cerimonialista logo que o casal define a data do casamento e inicia o processo de planejamento dos custos e serviços necessários para a produção do grande dia.
Pois, o assessor, na maioria das vezes, também irá acompanhar as visitas aos fornecedores, auxiliar nas negociações dos valores, garantir que os serviços estejam detalhados nos contratos, comprovar a qualidade do trabalho dos profissionais e entre outros.
Alguns noivos acreditam não ser necessário ter um cerimonialista, sobretudo para casamentos pequenos. Mas, como saber quando um assessor de casamento é necessário e quando é possível não contar com ele?
Se ainda restam dúvidas sobre contratar ou não um assessor para o casamento, considere o roteiro a seguir:
Se vocês responderam “não” a qualquer uma dessas perguntas, contrate um cerimonialista para o seu casamento.
Imaginamos que vocês já estejam convencidos da importância de contratar um cerimonialista para o casamento. Mas, afinal, como escolher? O que levar em conta?
Veja algumas dicas de como escolher um assessor de casamento:
Existem profissionais para todos os gostos e que cobram vários preços. Vocês certamente encontrarão alguém que caiba no orçamento.
A melhor forma de escolher um bom profissional é ouvir a avaliação de quem já o contratou. Quanto mais pessoas forem consultadas em relação à qualidade do trabalho do assessor de casamento, melhor!
Não há problema algum em escolher um profissional que esteja se estabelecendo na área de assessoria de casamento. Essa pode ser uma boa forma de ter uma relação custo-benefício interessante.
Existem muitos cerimonialistas de qualidade, com ótimas avaliações e preços justos. Analisem racionalmente, listem algumas opções e conversem com aqueles que mais inspiraram confiança. Então, deixem o coração decidir, porque vocês precisarão confiar nele no dia do casamento.
Fontes: Youtube Joliz.