Tem coisa mais bonita do que um casamento na praia? Isso vale tanto para uma celebração “pé na areia” quanto para um casamento com vista para o mar — aquele em que os convidados não ficam descalços, conforme diferencia o cerimonialista Roberto Cohen.
Seja qual for a opção, separamos algumas dicas de como decorar um casamento na praia, para vocês aproveitarem ainda mais esse ambiente e fazerem uma cerimônia inesquecível:
Muitos noivos enchem a areia e/ou o altar de itens decorativos que acabam tirando a atenção da beleza natural do cenário. Em vez disso, aproveitem a paisagem que a praia tem a oferecer e sejam cuidadosos ao inserir elementos de decoração do casamento, fazendo-os compor um quadro com a beleza natural.
Para não roubar a cena do mar, uma ideia bacana é optar por tons pastéis e cores claras na decoração do casamento na praia como rosa-chá e bege, que vão bem em flores, dialogam com folhagens e fazem um sobre tom com a areia — não tem erro.
Se tratando de praia, a ideia sempre é ser leve e os tecidos auxiliam a reforçar isso, pois dão vida à brisa do mar quando expostos a ela. Assim, o casamento na praia ganha movimento de forma natural.
Móveis em madeira de demolição ou rústicos cabem bem na decoração do casamento na praia. Essa pegada, que assume o toque do tempo e da maresia, imita mobílias praianas e combina perfeitamente com o ambiente. Deixando, ao mesmo tempo, o casamento na praia leve e sofisticado.
Casar na praia permite que se explorem os elementos próprios da vida marinha — como conhas e estrelas do mar —, mas tenham cuidado para que a festa não lembre um aniversário infantil. A receita é usar esses itens com muita moderação ao decorar o casamento na para: nesse caso, eles dão um toque bacana e permitem que o tema “praia” apareça sem carregar demais a proposta. Para não errar, aposte em no máximo um elemento marinho por ambiente decorado.
Na hora de escolher os trajes dos noivos, que dão o tom para que os convidados saibam o que vestir, é bacana que se pense na proposta do casamento na praia. Assim, tons bege e renda no vestido ficam um charme. Flores nos adereços também contribuem para construir uma estética mais natural.
Uma dica especial: se vocês acharem que um terno no tom de areia fica muito apagado, troquem de referência e combinem com o mar, ou seja, escolham entre tons de azul.
A papelaria do casamento é um dos elementos mais importantes, afinal o convite de casamento é uma espécie de cartão de visitas — algo que apresenta ao convidado o que ele pode esperar do casamento na praia.
Por isso, do convite ao menu, estilizem a papelaria e insiram elementos praianos. Porém, façam isso com cuidado: não percam de vista que se trata de um casamento.
Fontes: Viva Decora, Tua Casa, Youtube FestaLab.