3 dicas do que fazer 1 ano antes do casamento

3 dicas do que fazer 1 ano antes do casamento

A decisão do casamento é muito importante, pois, além da felicidade em trilhar a vida a dois, há o nervosismo pela preparação da festa. Como planejar o casamento sem muito estresse?

A chave de tudo é a organização, e, para não deixar para a última hora, o ideal é definir um prazo em que vocês possam organizar os detalhes com tranquilidade como 1 ano antes da data escolhida, pelo menos. Dessa forma, é possível evitar gastos desnecessários e estresses com fornecedores.

O ideal é decidir a data do casamento, o orçamento disponível e a quantidade de convidados, para que se possa direcionar melhor os preparativos. E é imprescindível ter ideia de qual será o estilo do casamento, se será de dia ou à noite, se vocês preferem uma cerimônia clássica ou algo mais rústico, pois essas decisões vão delinear o caminho.  

Confira 3 serviços que podem ser contratados 12 meses antes do casamento.

1. Escolha um bom cerimonialista para o seu casamento

Fonte: Freepik
(Fonte: Freepik)

Algumas pessoas podem achar que esse serviço é destinado a casamentos luxuosos, mas existem cerimonialistas para todo tipo de festa, e sua contratação garante que a preparação da cerimônia ocorra sem sustos, para que vocês possam aproveitar o grande dia.

Sobre o orçamento, existem formas diferentes de definição. “Alguns têm um custo fixo, outros têm um custo diluído pela distância até lá”, explica o cerimonialista Roberto Cohen. O profissional ainda destaca que a cobrança de percentual não é uma prática comum no mercado, então uma dica é contratar esse serviço para casamento com o orçamento fechado para facilitar o direcionamento das ideias.

2. Reserve o quanto antes o espaço e o celebrante

(Fonte: Pexels)

Se vocês pretendem se casar em um local muito disputado, é preciso agendar com antecedência. Por isso, é importante ter a quantidade de convidados definida, pois vai ser a referência para escolher o espaço para realizar a cerimônia e receber os convidados, especialmente se vocês decidirem fazer isso em um lugar só (como hotel, fazenda, praia). Com o lugar definido, vocês podem começar a pensar em decoração, iluminação e distribuição de outros profissionais do casamento.

Além disso, é importante agendar com antecedência o celebrante do casamento, como padre ou pastor. Caso vocês prefiram não fazer a cerimônia em uma igreja ou templo, é possível contratar celebrantes profissionais ou juiz de paz para o casamento civil.

3. Garanta a agenda de fornecedores indispensáveis

(Fonte: Pexels)

Entre as muitas opções de fornecedores para casamento, sempre existem aqueles que se destacam e se tornam muito populares. Pode ser uma confeitaria com quitutes deliciosos, um maquiador com produções fantásticas ou um fotógrafo que consegue registrar imagens emocionantes.

Como profissionais renomados têm a agenda cheia, é importante garantir o serviço e presença deles com antecedência, por isso conversem e confiram se o orçamento se encaixa na realidade de vocês. Não se esqueçam de verificar se essas pessoas têm experiência com o mercado de casamento.

Além dos serviços de casamento mencionados, é preciso começar o quanto antes a pesquisar fornecedores e orçamentos de outros detalhes. Entre os gastos básicos com a festa, estão buffet, decoração, música, convites, roupas dos noivos e bebidas, por isso é preciso agilizá-los.

A organização do casamento é uma boa forma de aliviar a ansiedade para os preparativos da cerimônia, portanto mantenham planilhas para cada serviço necessário e sempre as atualizem com os orçamentos recebidos.

Querem saber de que mais precisam para ter um casamento de sucesso? Confiram o nosso canal do YouTube

Fontes: Nada Frágil, Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados