Se vocês já se casaram e sentem saudade dos bons momentos que passaram planejando a união, pode ser que a cerimônia de renovação de votos seja uma ótima opção para reviver um pouco o grande dia.
Entendam melhor como funciona a renovação de votos de casamento e quando fazê-la.
A renovação de votos de casamento é uma alternativa para quem quer reviver a magia do casamento, podendo substituir ou complementar as famosas comemorações de bodas. Normalmente, os casais optam por renovar os votos com 5, 10, 15, 20, 30 ou até 50 anos de casados.
Não há regras com relação a como a renovação de votos deve ser feita, por isso depende da criatividade e das preferências do casal. Há aqueles que optam por celebrações bem íntimas, apenas com a família ou com poucos amigos, mas também há quem deseja aproveitar a oportunidade para fazer uma grande festa.
Inclusive, vários casais que não fizeram festa de casamento preferem viver esse momento na cerimônia de renovação de votos. Muitos noivos escolhem renovar os votos de casamento em viagens ou ambientes diferentes, como praia ou fazenda. No geral, tudo varia de acordo com o orçamento do casal e as preferências de cada um.
O que sempre costuma estar presente em uma renovação de votos, independente da escolha de local ou do número de convidados, é um celebrante. Com isso, é possível ter uma cerimônia completa, fazendo que os noivos relembrem o dia do casamento e possam reforçar seus sentimentos um pelo outro, bem como fazer uma nova troca de votos.
A troca de alianças é muito comum na renovação de votos, quase uma tradição, porém não é uma regra que o casal precise seguir caso não deseje. Apesar disso, é importante ter em mente que a troca de alianças costuma ser o ponto alto da cerimônia porque é um momento simbólico, geralmente feito logo após o casal renovar os votos, dizendo suas “novas promessas”.
Assim como no dia do casamento, as alianças reforçam a ideia de união e eternidade, mas o casal pode escolher se quer abandonar de vez as antigas e usar um par novo ou simplesmente agregar uma joia, como os solitários.
A maior razão para fazer uma cerimônia de renovação de votos é celebrar o casamento. Não há nada melhor do que reforçar os sentimentos junto à pessoa amada, então renovar os votos tem o objetivo de comemorar a união do casal e tudo o que viveram juntos.
Não existe uma regra com relação a quando a renovação de votos deve ser feita — o casal deve renovar os votos quando sentir que é o momento certo. Lembrando que uma comemoração do aniversário de casamento, por exemplo, mesmo sem a cerimônia formal, já pode ser considerada uma renovação, porque o importante mesmo é que o casal reafirme o compromisso com muito amor e união.
A cerimônia de renovação de votos não conta com muitas tradições como o casamento. Tudo depende do que o casal deseja para esse momento, podendo ser uma grande e luxuosa festa ou uma comemoração intimista e romântica.
Uma coisa comum é o casal manter um traje formal, sendo frequente o noivo usar terno e a noiva optar por um vestido branco. Como isso não é uma regra, algumas mulheres usam vestido cor-de-rosa, nude ou creme ao renovar os votos. Já os homens podem optar por trajes no estilo “esporte-fino”, combinando peças como calça de sarja, camisa social e blazer.
Também é comum a presença de um celebrante, como citado, a fim de tornar a cerimônia especial e simbólica, contando um pouco da história do casal e conduzindo a troca de votos. Para além disso, não há predefinições para a cerimônia de renovação dos votos, e o casal pode abusar da criatividade.
Fontes: The Knot.