Mesas, cadeiras, aparadores, sofás, almofadas, tapetes, vasos… quando se trata de mobiliário para casamentos, os detalhes são tantos que ficar na dúvida acaba sendo comum e se torna um dilema para noivas e noivos ansiosos em comemorar sua união. O maior desafio desse processo é unir funcionalidade e beleza.
A indecisão se torna ainda maior quando o evento é realizado com todas as restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Pensando nisso, as especialistas da 100% Eventos, referência em aluguel de mobiliário para eventos, te ajudam a descobrir quais as tendências de mobiliário para casamento agora e pós-Covid!
Além dessas dicas, nós também listamos quatro tendências de móveis para casamento que vão continuar depois desse período. Confira.
A frase “qualidade é melhor que quantidade” nunca fez tanto sentido como agora. Os casamentos na pandemia precisaram ser reduzidos, a começar pela quantidade de convidados. Com menos pessoas, a personalização e o intimismo passaram a ser prioridades.
Sendo assim, vários noivos optaram por uma decoração de casamento com poucos elementos – porém não menos especiais. Pelo contrário, itens e móveis de casamento que se remetem à história do casal e mesmo aqueles objetos que fazem parte da memória de cada um se tornaram os destaques, promovendo a sensação de pertencimento.
A dica da decoradora de festas Flávia de Picciotto Terpins para uma decoração harmoniosa é selecionar elementos comuns para estarem presentes em toda a decoração: “trabalhamos uma paleta de cores e materiais que conversem e apareçam em vários pontos da festa”, ela explicou.
Não é segredo que a necessidade do isolamento social nos fez sentir falta de estar em contato com a natureza, não é? Essa é a proposta do estilo rústico de decoração, que prioriza elementos naturais, como palha, madeira, bambu, cortiça, além de muitas folhagens.
Mas se vocês acham que essa tendência de móveis para casamento é menos sofisticada, enganou-se. Existem materiais – como pedras ou flores raras – que conferem exclusividade total ao mobiliário do casamento. Além disso, as peças em estado bruto podem ser combinadas com outras mais contemporâneas, criando um contraste elegante.
Casar ao ar livre foi uma das escolhas mais feitas por casais que não queriam adiar seu sonho e, mesmo assim, garantir a segurança da família e de amigos presentes. Esse formato de casamento na pandemia exige um planejamento mais consistente se comparado ao feito em salões ou casas de festas. Por outro lado, as possibilidades de mobiliário de casamento são bem mais variadas.
Há quem opte por uma distribuição de móveis mais despojada, na pegada boho chic. Essa é a escolha ideal para quem vai casar na praia, por exemplo, já que tem sintonia total com o cenário. Mas se vocês prezam por um estilo mais clássico e refinado, há opções para transformar qualquer lugar.
Segundo a cenógrafa de celebrações Paola de Picciotto, nenhum casamento pode deixar de ter um espaço de confraternização entre os convidados, seja no bar, em lounges ou em sofás: “o móvel que não pode faltar seja na praia, seja no campo, seja na cidade é um bom bar, o ponto de encontro dos convidados”, ela brincou.
Querem criar um clima amistoso, em que seus convidados interajam sem preocupação? Escolham deixar a formalidade de lado e optem por distribuí-los em mesas.
Essa é uma tendência de móveis de casamento que surgiu com a pandemia (e a preocupação em manter grupos separados), mas segue para depois dela também. Afinal, essa organização do mobiliário de casamento facilita alguns momentos, como buffet, cumprimentos e fotos.
Aqui, as possibilidades são infinitas. Se o perfil de vocês for mais sóbrio, pode definir um padrão de toalhas, arranjos e aparelho de jantar ou então criar pequenas variações com a paleta de cores escolhida. Agora, se não tiverem medo de ousar, deixem a imaginação fluir livremente e personalizem cada mesa de forma independente. O que acham?
Assim como os noivos, cada casamento é único e merece uma atenção especial para cumprir seu principal objetivo: comemorar o amor perto das pessoas mais queridas. Por isso, mesmo sendo fortes tendências de mobiliário para casamento na pandemia, essas dicas devem sempre ser adaptadas ao gosto e às preferências dos donos da festa.
Fontes: Joliz, A Gazeta.