Um dos itens principais da cerimônia de casamento é o buquê de flores da noiva, elemento muito aguardado e que está longe de ser um detalhe. Das cores escolhidas ao equilíbrio que deve ter com o vestido — algo essencial, segundo o cerimonialista Roberto Cohen —, o buquê simboliza a vida e apresenta a noiva, então, ao escolher o arranjo perfeito, deve-se ter em mente que ele precisa estar em harmonia com os demais elementos e ter uma marca particular.
Para isso, é fundamental conhecer as opções de flores mais usadas no buquê de casamento e seus significados. Para ajudar nessa decisão, preparamos uma lista com sete flores que podem encher de estilo seu buquê de noiva.
Orquídeas estão entre as flores que mais têm personalidade; não à toa, são sempre muito cotadas para compor o buquê de noiva. Seu significado está intimamente relacionado à beleza feminina, e por ser delicada consegue apresentar a noiva com elegância — e até as mais discretas podem apostar nessa opção.
Não tem erro: trata-se de uma flor clássica para buquês de noiva que cabe em qualquer casamento.
Outra flor que sugere refinamento é a tulipa. Sensível, tem pétalas aveludadas e uma apresentação chique; no buquê de noiva, representa um sentimento forte e determinado, capaz de resistir ao tempo apesar da delicadeza.
Enquanto a orquídea é pouco simétrica, a tulipa costuma ter um aspecto mais homogêneo, sendo uma boa forma de definir a escolha entre uma e outra.
O buquê de rosas é o mais clássico para o casamento. A flor representa o amor e, a depender das cores, pode sugerir algo mais apaixonado (vermelha) ou um sentimento mais ligado à inocência (branca).
Uma boa dica é usar rosas que dialoguem com a paleta de cores do casamento. O buquê tem liberdade para fugir um pouco disso, mas acompanhar a decoração garante uma unidade interessante.
Se as rosas dão um tom clássico, o girassol é capaz de quebrar a formalidade. Trata-se de uma flor com muita personalidade, que sugere alegria e um pouco de ousadia. Cai muito bem em casamentos diurnos que tenham margem para um elemento menos minimalista.
Por roubar a cena, é interessante que venha acompanhado de elementos verdes ou flores pequenas como mosquitinhos.
O jasmim está entre as flores mais perfumadas, por isso representa um amor acolhedor e envolvente, além de sorte. Por ser branco, também remete a sentimentos de paz e pureza.
É possível usar um pequeno buquê de noiva apenas com jasmins, sendo um ótimo exemplo de que “menos é mais”. Mas a flor pode ser conciliada com outras mais vibrantes, criando um contraste interessante.
Com muitas camadas de pétalas delicadas, o ranúnculo é ótimo para acompanhar a noiva em sua entrada. Trata-se de uma flor delicada que não perde em estilo e convive bem com opções mais fortes, gerando um contraste bacana no arranjo.
Vale a pena também variar na cor, pois a flor pode ser encontrada em diferentes tons, permitindo uma graduação no buquê de casamento.
Além de ter um ótimo aroma, a lavanda é capaz de acalmar, sendo uma companhia ideal para o dia do casamento. É uma boa pedida também para um buquê de casamento mais leve ou mais próximo dos tons usados na decoração do casamento. Nesse caso, permite quebrar com leveza a paleta de cores sem tornar o buquê muito “carnavalesco”.
Gostaram das dicas? Então façam uma lista das flores das quais vocês não abrem mão e pensem junto ao cerimonialista em como compor o buquê de noiva ideal.
Veja também:
5 estilos de vestido para casamento civil
Fontes: Youtube FestaLab, Mansao Marion.