Casar de dia ou à noite: veja vantagens de cada horário

Casar de dia ou à noite: veja vantagens de cada horário

Todo bom cerimonialista dirá que, se tratando de casamento, não existe certo ou errado. O que existe é a melhor forma de executar o desejo dos pombinhos sem abrir mão do bom senso. Escolher o horário do casamento não é diferente. 

“Nosso papel é ser verdadeiro e auxiliar na realização de um projeto real. Não dá para casar sob o sol e escolher tulipas, que logo murcham, ou um docinho caramelizado, que derrete”, exemplifica Edda Ugolini, assessora de casamento da Boutique de 3.

Conheçam os prós e contras de um casamento de dia e à noite e saibam priorizar um horário de acordo com as características do casamento que vocês desejam.

Saibam quando optar pelo casamento de dia

Casamentos no campo ou na praia combinam com a luz do dia. (Fonte: Shutterstock)
Casamentos no campo ou na praia combinam com a luz do dia. (Fonte: Shutterstock)

Vocês conseguem imaginar o dia do casamento? Vocês o enxergam como diurno ou noturno? Essa é uma forma de saber como vocês  têm sonhado com a festa. Mas, além da vontade dos noivos, que é fundamental, é importante saber que a decisão do horário do casamento acarreta aspectos funcionais importantes.

Um deles é o perfil dos convidados, pois, caso haja muitos idosos e crianças, priorizar o casamento diurno pode ser uma boa saída, já que esse é o público que vai embora mais cedo e, junto a eles, seus cuidadores.

A característica do local do casamento também conta. Não dá para se casar em uma chácara lindíssima à noite e perder o encanto da paisagem, não é? Na beira da praia, muito menos. Casamento ao ar livre pede a luz do sol pra iluminar toda a beleza, além de convidar a uma decoração mais leve e despojada e, claro, fotos que eternizem todo esse estilo.

Outro aspecto próprio de um casamento de dia são os trajes mais leves: dos noivos aos convidados, todos podem escolher roupas menos formais. Os brilhos e paetês permanecem no guarda-roupa e um visual esporte fino é mais apropriado.

Por fim, vale a pena considerar o que será servido aos convidados no casamento diurno. O casamento pode ser feito pela manhã e ser sucedido por um almoço ou um brunch (uma mescla de café da manhã com almoço) ou ser feito à tarde e ter um cardápio com comidas mais leves.

Vantagens do casamento à noite

Festas à noite são badaladas e convidam a extravasar. (Fonte: Shutterstock)
Festas à noite são badaladas e convidam a extravasar. (Fonte: Shutterstock)

Agora, se vocês não abrem mão de luzes e brilhos, o casamento tem tudo para ser à noite — principalmente se os convidados forem mais jovens, porque aí sim a festa promete ser inesquecível. Além disso, uma banda ou um DJ que sejam bons podem dar um toque especial ao casamento noturno.

É hora de tirar  o brilho do armário e apostar em algo mais formal para o casamento à noite: mulheres de longo, homens de terno e gravata, como manda o protocolo. Cabelos e maquiagens também acompanham a mudança: deixam de ser sutis e podem ousar mais, com mais cor e brilho.

Outro aspecto interessante é que os noivos e os convidados ficam menos expostos à temperatura ambiente, uma vez que as festas de casamento noturnas costumam ser em salões fechados. Em dias quentes, o ar-condicionado é uma ótima saída; em dias frios, o fato de se estar abrigado também é uma boa notícia.

Além disso, à noite pode-se ter um menu de casamento mais clássico, com jantar. Isso é importante se vocês querem arriscar menos e fazer um casamento mais próximo do tradicional com o roteiro: entradas, jantar, docinhos e bolo. 

Qual o melhor horário para casar?

Um casamento que transite entre a tarde e a noite permite aproveitar ambos os universos. (Fonte: Shutterstock)
Um casamento que transite entre a tarde e a noite permite aproveitar ambos os universos. (Fonte: Shutterstock)

Agora que vocês já conhecem as vantagens do casamento diurno e noturno, aceitam uma dica? Uma ótima ideia é casar-se no fim da tarde: se a cerimônia estiver agendada para 16h e começar às 16h45, vocês podem realizá-la em um ambiente externo e aproveitar a paisagem iluminada pelo sol.

Na sequência, é possível fazer sua sessão de fotos ao pôr do sol. Enquanto os convidados se acomodam no salão, os pombinhos aproveitam o fim da claridade do dia para curtir a paisagem e fazer o ensaio pós-cerimônia — o primeiro compromisso como casados.

Fontes: Danver Sport, Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados