3 dicas de decoração para o Altar do Casamento

3 dicas de decoração para o Altar do Casamento

O altar é o cenário de alguns dos momentos mais especiais de todo o casamento. Ele deve refletir a personalidade do casal e combinar com o restante da decoração do casamento.

Porém, entre todas as escolhas a serem feitas, muitos casais ficam preocupados que o estilo escolhido siga as tendências e as últimas novidades. “A moda tem tendências, mas os casamentos não, eles são uma tradição. O que acontece são adaptações dessa tradição com o passar do tempo”, tranquilizou a wedding planner Gizella Luglio, da assessoria Boutique de 3. 

Confiram como decorar o altar do casamento e dicas de decoração, para ajudar a montar a proposta que mais se encaixa em seus sonhos.

Como escolher a decoração do altar do casamento?

O altar de casamento é fundamental em qualquer cerimônia, seja religiosa, seja apenas civil, e deve seguir a identidade do restante do ambiente. Não existe uma regra definida, as cores não precisam ser necessariamente as mesmas que serão utilizadas no cerimonial. Porém, é importante que elas combinem e estejam em harmonia.

3 dicas de decoração para o Altar do Casamento.
(Fonte: Pixabay)

O local é um fator primordial na escolha da decoração do altar do casamento. Um salão fechado, que será cenário da cerimônia e da festa, exige que as decorações se complementam. A Lejour tem mais de 200 espaços de casamento na praia, campo e cidade.

em muitas igrejas, existem regras e limitações de personalização, pois a agenda de cerimônias limita o tempo para montagem e desmontagem da decoração. Além disso, muitas delas também têm um estilo próprio ou artefatos que interferem no visual. Por isso, o primeiro passo é conversar com o responsável para saber exatamente qual é o perfil da decoração permitida para o altar do casamento e conhecer todas as regras.

Dicas para decorar o altar do casamento 

Confiram três dicas para inspirar a decoração do altar de casamento de vocês e tornar todo o evento mais harmônico.

1. Sigam o mesmo estilo do casamento ao decorar o altar

Os estilos vintage, boho, eco friendly e rústico são exemplos de abordagens que apresentam inúmeros elementos que podem ser incorporados à decoração do altar do casamento. Nesse sentido, são permitidos materiais específicos de decorações, mobiliário e cores que trazem à tona as características que os noivos mais gostam. 

O altar de casamento é fundamental em qualquer cerimônia, seja religiosa, seja apenas civil, e deve seguir a identidade do restante do ambiente.
(Divulgação: Shutterstock)

O que conta são os detalhes, peças de antiquário, materiais reciclados e feitos a mão. Mesmo que o altar do casamento não tenha esse tema principal, é importante que os noivos incluam alguns detalhes que façam a harmonia com o restante da decoração do casamento.

2. Usem flores para a decoração do altar do casamento

Tanto para cerimônias em áreas externas quanto em salões, as flores ficam lindas na decoração do altar do casamento, penduradas em pequenos arranjos ou como adornos em arcos, gazebos e guirlandas. Porém, se vocês desejam usá-las em grande quantidade no altar, a dica é dar preferência aos tons mais neutros e claros, para não pesar a decoração do altar e carregar o visual.

Usem flores para a decoração do altar do casamento.
(Fonte: Pixabay)

Outro fator importante é a época do ano. Se no verão e na primavera as opções de flores para o casamento são muitas, no inverno a produção é menor, o que encarece a decoração. 

Caso a escolha seja um ambiente aberto, leve em consideração a resistência que os arranjos precisam ter devido à exposição ao sol e ao vento. A vantagem de cerimônias assim é poder apostar em flores com aromas mais fortes, como lírio, jasmim e lavanda.

Em ambientes fechados, os arranjos podem ser menores e em menos quantidade; além disso, o horário da festa ajuda na escolha do estilo. À noite, flores mais marcantes, como rosas e orquídeas, são opções interessantes; já durante o dia, flores menores e delicadas em tons claros e pastéis são mais indicadas, deixando o altar delicado e harmonioso.

Algumas opções de flores muito usadas nos altares de casamento são: 

  • rosas;
  • copos-de-leite;
  • gérberas;
  • lisianthus;
  • gipsófilas;
  • tulipas;
  • peônias;
  • lírios.

3. Iluminem o altar do casamento com lâmpadas e velas

A iluminação do ambiente faz toda a diferença para dar a sensação de acolhimento ou de modernidade, dependendo do material utilizado. Existem opções simples e baratas para que o altar fique ainda mais especial no casamento.

Iluminem o altar do casamento com lâmpadas e velas.
(Fonte: Pexels)

Para definir os elementos que darão o toque diferenciado ao altar, analisem antes como é a iluminação do espaço, qual é o horário da festa e o tema que vocês vão adotar. Depois disso, a principal dica é dar preferência a luzes amarelas, pois elas são mais aconchegantes e mais acolhedoras.

Vocês também podem deixar o ambiente mais “dourado” com o uso de lâmpadas, velas e lampiões, dando um clima romântico e criando uma atmosfera confortável e charmosa. Se o estilo for mais clean e contemporâneo, é possível usar fios de LED para marcar o altar do casamento, por exemplo.

Veja também:

Saiba como escolher o local perfeito para o seu casamento
Decoração de casamento e as tendências pós-pandemia
Decoração de casamento: tire todas as suas dúvidas!

Fonte: Viva Decora, Dica de mulher.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados