A paleta de cores do casamento é um dos primeiros pontos a serem decididos, considerando que essa escolha interfere em detalhes que vão desde o convite até a decoração do casamento.
No geral, as cores escolhidas pelo casal compõem toda a atmosfera do casamento e impactam a seleção de flores, louças, lembrancinhas, vestido das madrinhas e buquê da noiva.
Mas como escolher a paleta de cores do seu casamento? Essa escolha se baseia em diversos fatores, a começar pelo estilo dos noivos. Além disso, é importante lembrar que ela pode impactar as emoções das pessoas.
Então, antes de escolher a paleta de cores, o casal pode considerar o significado de algumas das cores mais usadas em casamentos:
Com isso em mente, os noivos têm uma melhor noção da mensagem que desejam transmitir aos convidados durante o evento. Para facilitar essa decisão tão importante, separamos quatro dicas práticas para escolher a paleta de cores do casamento.
Além de pensar no significado de cada cor, o casal pode considerar quais são suas preferências e entender o que reflete melhor a personalidade dos dois. Vale lembrar que nisso não estão inclusas apenas as cores, mas também as tonalidades; dessa forma, devem pensar se preferem tons pastel, cores vibrantes, tons mais claros ou escuros.
São esses detalhes que vão ajudar a optar por uma paleta de cores que seja a cara de vocês e que torne o casamento ainda mais lindo e especial.
O estilo do casamento pode ser clássico, moderno, vintage, boho chic, rústico, entre outros, então é preciso levá-lo em consideração para compor uma paleta de cores que seja adequada ao cenário final que os noivos imaginam.
Por exemplo, em um casamento no estilo rústico, é normal que sejam escolhidas cores que remetam a natureza e serenidade. Nesse caso, verde, marrom e laranja são muito predominantes, pois compõem essa atmosfera de rusticidade.
A época do ano e o local do casamento são fatores essenciais para a escolha da paleta de cores. Pensem que, em uma cerimônia realizada durante o dia, no verão, em uma praia, não há lógica em incluir cores escuras e “pesadas”. Da mesma forma, uma cerimônia à noite e no inverno combina mais com cores fechadas e escuras do que com tons pastel, por exemplo.
Sendo assim, o ideal é decidir esses pontos de maneira conjunta. O casal deve considerar, primeiro, o que é mais importante: a paleta de cores ou o local do casamento? A partir disso, podem escolher um em função do outro, para garantir que tudo esteja em harmonia e o casamento seja perfeito.
O decorador e o cerimonialista são profissionais que entendem a paleta de cores do casamento, por isso conseguem organizar os detalhes para garantir que tudo fique conforme os noivos imaginaram. Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão definitiva, é ideal conversar com a equipe para expor as ideias e alinhar as expectativas.
Feito isso, eles poderão indicar se os noivos estão seguindo em uma direção coerente e harmoniosa para o grande dia. Se necessário, podem sugerir adaptações para a paleta de cores do casamento e indicar as melhores opções para compor o cenário ideal de acordo com os interesses do casal.
5 dicas incríveis para acertar na iluminação do casamento
Fontes: The Knot, Wedding Wire.