Notice: Trying to get property 'display_name' of non-object in /var/www/html/dicas/wp-content/plugins/wordpress-seo/src/presenters/meta-author-presenter.php on line 40

5 dicas incríveis para acertar na iluminação do casamento

5 dicas incríveis para acertar na iluminação do casamento

Um dos pontos que tornam o casamento inesquecível é a beleza, mas não adianta ter a decoração mais bonita se não há uma iluminação adequada, não é? Para as wedding planners Edda Ugolini, Gizella Luglio e Elisa Tavares, da Boutique de 3, uma festa chique é aquela em que os convidados são bem recebidos — e as luzes podem criar esse tom de receptividade e acolhimento.

Há muitos truques e detalhes sutis que podem fazer a diferença no tom que vocês querem dar ao evento. Confiram cinco sugestões para não errar na escolha da iluminação do casamento.

1. Explorem todas as funções da iluminação de casamento

Iluminação da pista de dança do casamento é fundamental para manter a festa animada. (Fonte: Shutterstock)
Iluminação da pista de dança do casamento é fundamental para manter a festa animada. (Fonte: Shutterstock)

Para planejar a iluminação do casamento, é importante saber as opções  de luzes disponíveis e usar cada uma delas da forma adequada. Confira alguns tipos de iluminação para o casamento:

  • Iluminação cênica de casamento: influencia o clima da festa, sendo fundamental para criar a atmosfera do lugar. Assim, as luzes informam aos convidados já no início se o que vêm pela frente são momentos mais intimistas ou mais parecidos com uma balada.
  • Iluminação da pista de dança do casamento: as luzes da pista de dança são fundamentais para agitar os convidados, por isso merecem uma categoria à parte. Isso é válido especialmente quando a pista de dança fica no meio do salão, porque, além do som, a iluminação desse espaço é quem chama os convidados do casamento para a festa.
  • Iluminação decorativa de casamento: embora em alguns casos cumpra o papel de apenas clarear, a iluminação decorativa tem por objetivo central deixar o lugar mais bonito. Velas e cordões de luzes são exemplos disso.

2. Conheçam os efeitos de cada tipo de lâmpada

Há diversos tipos de lâmpada, que podem variar conforme a luz irradiada e o formato. Nesse sentido, conheçam os principais elementos a serem considerados ao escolher a iluminação para o casamento:

  • A luz branca é utilizada em áreas que demandam mais foco do convidado.
  • A luz amarela é instalada em áreas mais tranquilas e intimistas, dando a sensação de aconchego aos olhos.
  • O formato também precisa ser levado em conta. As lâmpadas Edison, por exemplo, muito comuns em pendentes decorativos, são ideais para enfeitar a mesa do bolo.
  • De tamanho menor, as luzinhas pisca-pisca são muito indicadas para cortina de luz que também podem decorar a parte de trás da mesa dos noivos.

3. Optem pelo toque intimista das velas para a iluminação do casamento

Nada substitui o encanto das velas em um casamento que pretende ser intimista. Confiram os tipos de velas que podem ser usadas:

  • Velas com cores neutras para o casamento: além de iluminar, elas são bonitas e versáteis. 
  • Velas transparentes com flores desidratadas no interior: indicadas no caso da decoração do casamento permitir mais uma textura. Mas tomem cuidado para não deixar o visual pesado.
  •  Vela flutuante: pode ser colocada nas mesas dentro de recipientes com água ou em piscinas e lagos no espaço onde o casamento será realizado.
  • Velas aromáticas: que tal escolher um aroma que combine com os noivos e utilizá-lo para ficar na memória dos convidados?

4. Iluminem todas as áreas do casamento de forma personalizada

É importante que todos os ambientes do dia do casamento tenham uma decoração pensada de forma individualizada; e o mesmo vale para as luzes. Cada espaço do casamento deve ser otimizado por meio da iluminação.

Procurem iluminar corredores, passarelas e quaisquer áreas de grande circulação de pessoas com estratégias variadas como caminhos de pontos de luz fixos no chão ou lamparinas decorativas. Além de prevenir acidentes, deixa o lugar ainda mais charmoso. 

Sempre que possível, conversem com profissionais da área para usar todas essas funções a seu favor. Trata-se de um investimento, já que um bom conjunto de luz permitirá que o casamento seja visto com outros olhos.

5. Considerem usar varais de luzes no casamento

Apostem em varais de luz para deixar o casamento mais romântico. (Fonte: Shutterstock)
Apostem em varais de luz para deixar o casamento mais romântico. (Fonte: Shutterstock)

Se o casamento de vocês tem um conceito rústico, vintage ou boho, apostem nos varais de luzes como iluminação decorativa. Eles podem ser instalados tanto dentro quanto fora do salão, dando um ar extremamente charmoso e romântico ao espaço. 

Ao optarem por esse elemento na iluminação do casamento, sobretudo em se tratando de uma festa ou cerimônia a céu aberto que se estenda até a noite, verifiquem se o tamanho dos cordões é suficiente para iluminar o espaço. Isso porque são necessárias muitas luzinhas para dar o efeito encantador que os noivos costumam esperar. 

Gostaram das dicas de iluminação para o casamento? Então deem uma atenção especial às luzes, pois elas vão criar aquele clima agradável no grande dia.

Fontes: Casa e Festa, Youtube FestaLab.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados