O buquê da noiva é a cereja do bolo em uma festa de casamento, porém não é preciso gastar uma fortuna para se ter um conjunto de flores perfeito para a celebração. Caso a ideia seja ter um casamento econômico, basta aplicar algumas técnicas caseiras, conhecidas em inglês como Do It Yourself (DIY), para confeccionar o próprio buquê de flores de maneira mais criativa e personalizada.
Confira cinco dicas para ajudar a montar um buquê de flores para seu casamento.
A palavra que define uma cerimônia de casamento é “harmonização”. Isso não significa que o buquê de noiva precisa seguir todo o planejamento estético preparado para a festa, e sim que ele seja uma extensão da noiva.
É recomendável que mulheres mais baixas e magras optem por versões menores que se adequem a sua altura, enquanto as mais altas ou mais robustas podem optar por um arranjo de flores um pouco maior. O ideal é que o buquê de flores combine com a noiva e com o vestido.
Uma dica importante para quem pretende criar o próprio buquê de noiva é optar por flores cultivadas na época do casamento. Além de ser extremamente sofisticado, há a garantia de que o buquê terá a maior qualidade e durabilidade possível e que as flores estarão frescas. Mesmo que isso limite um pouco as opções, as flores da época costumam ter preços mais acessíveis nas floriculturas.
Confira alguns exemplos de flores para buquê de acordo com cada estação:
Não se prenda a um único tipo de flor para fazer o buquê de casamento. O ideal é buscar combinações únicas que transmitam personalidade e combinem com o estilo da noiva e do vestido.
O recomendado é que o buquê da noiva tenha pelo menos 20 flores em um conjunto com duas ou três espécies. É válido usar a criatividade para fazer a escolha. Rosas, flores do campo, ramos e tantos outros tipos podem fornecer a elegância e a riqueza necessárias para a elaboração do buquê perfeito.
Sinta-se livre para usar toda a imaginação e brincar um pouco com o resultado do buquê de noiva. Caso o casamento seja mais descontraído e isso combine com o perfil da noiva, que tal fugir das flores naturais e optar por uma versão diferenciada? Uma opção pode ser um buquê de casamento feito com cetim, combinando técnicas de artesanato para um visual delicado e inovador.
Se você realmente não faz questão de ter um buquê de noiva com flores frescas ou naturais, considere desenvolver a própria versão feita com plantas artificiais. A vantagem desse tipo de material é a garantia de que ele não estragará.
Uma saída é ter em mãos dois tipos de buquê de casamento. Use o de flores naturais para acompanhar até o altar e nutrir após a cerimônia, e jogue o de flores artificiais para os convidados, assim todo mundo sai feliz e com uma lembrança inesquecível desse momento.
Fontes: Guia de Casamento, Claudia, As lembrancinhas de casamento.