Flores para buquê de noiva: 7 opções e os significados

Flores para buquê de noiva: 7 opções e os significados

Um dos itens principais da cerimônia de casamento é o buquê de flores da noiva, elemento muito aguardado e que está longe de ser um detalhe. Das cores escolhidas ao equilíbrio que deve ter com o vestido — algo essencial, segundo o cerimonialista Roberto Cohen —, o buquê simboliza a vida e apresenta a noiva, então, ao escolher o arranjo perfeito, deve-se ter em mente que ele precisa estar em harmonia com os demais elementos e ter uma marca particular. 

Para isso, é fundamental conhecer as opções de flores mais usadas no buquê de casamento e seus significados. Para ajudar nessa decisão, preparamos uma lista com sete flores que podem encher de estilo seu buquê de noiva

1. Orquídeas para um buquê de noiva elegante

Orquídeas para um buquê de noiva elegante.
Orquídeas são capazes de apresentar a noiva com classe. (Fonte: Moish Studio/Shutterstock)

Orquídeas estão entre as flores que mais têm personalidade; não à toa, são sempre muito cotadas para compor o buquê de noiva. Seu significado está intimamente relacionado à beleza feminina, e por ser delicada consegue apresentar a noiva com elegância — e até as mais discretas podem apostar nessa opção.

Não tem erro: trata-se de uma flor clássica para buquês de noiva que cabe em qualquer casamento.

2. Tulipas para imprimir beleza e estilo no buquê de casamento

Tulipas para imprimir beleza e estilo no buquê de casamento.
Tulipa é capaz de inspirar beleza com personalidade. (Fonte: Eugene Kocherva/Shutterstock)

Outra flor que sugere refinamento é a tulipa. Sensível, tem pétalas aveludadas e uma apresentação chique; no buquê de noiva, representa um sentimento forte e determinado, capaz de resistir ao tempo apesar da delicadeza. 

Enquanto a orquídea é pouco simétrica, a tulipa costuma ter um aspecto mais homogêneo, sendo uma boa forma de definir a escolha entre uma e outra.

3. Rosas que sejam da paleta de cores do casamento

 Rosas que sejam da paleta de cores do casamento.
Clássico, o buquê de rosas pode compor com outros elementos mais desconstruídos e transitar entre esses conceitos. (Fonte: StaniG/Shutterstock)

O buquê de rosas é o mais clássico para o casamento. A flor representa o amor e, a depender das cores, pode sugerir algo mais apaixonado (vermelha) ou um sentimento mais ligado à inocência (branca).

Uma boa dica é usar rosas que dialoguem com a paleta de cores do casamento. O buquê tem liberdade para fugir um pouco disso, mas acompanhar a decoração garante uma unidade interessante.

4. Girassol para fugir dos buquês de noiva comuns

Girassol para fugir dos buquês de noiva comuns.
Noivas que se casarem no campo podem incluir o girassol no buquê. (Fonte: Simone Janssen/Shutterstock)

Se as rosas dão um tom clássico, o girassol é capaz de quebrar a formalidade. Trata-se de uma flor com muita personalidade, que sugere alegria e um pouco de ousadia. Cai muito bem em casamentos diurnos que tenham margem para um elemento menos minimalista.

Por roubar a cena, é interessante que venha acompanhado de elementos verdes ou flores pequenas como mosquitinhos.

5. Jasmim para um buquê de casamento perfumado

Jasmim para um buquê de casamento perfumado.
Pela fragrância e pela delicadeza, jasmim é uma ótima pedida. (Fonte: Shutterstock)

O jasmim está entre as flores mais perfumadas, por isso representa um amor acolhedor e envolvente, além de sorte. Por ser branco, também remete a sentimentos de paz e pureza.

É possível usar um pequeno buquê de noiva apenas com jasmins, sendo um ótimo exemplo de que “menos é mais”. Mas a flor pode ser conciliada com outras mais vibrantes, criando um contraste interessante.

6. Ranúnculo para um buquê de noiva com personalidade

Ranúnculo para um buquê de noiva com personalidade.
Delicado e estiloso, ranúnculo é capaz de compor um buquê único. (Fonte: Rasputin Viktor/Shutterstock)

Com muitas camadas de pétalas delicadas, o ranúnculo é ótimo para acompanhar a noiva em sua entrada. Trata-se de uma flor delicada que não perde em estilo e convive bem com opções mais fortes, gerando um contraste bacana no arranjo.

Vale a pena também variar na cor, pois a flor pode ser encontrada em diferentes tons, permitindo uma graduação no buquê de casamento.

7. Lavanda para um buquê de noiva com cor e perfume

Lavanda para um buquê de noiva com cor e perfume.
Lavanda é ideal para dar cor e perfume ao buquê. (Fonte: Shutterstock) 

Além de ter um ótimo aroma, a lavanda é capaz de acalmar, sendo uma companhia ideal para o dia do casamento. É uma boa pedida também para um buquê de casamento mais leve ou mais próximo dos tons usados na decoração do casamento. Nesse caso, permite quebrar com leveza a paleta de cores sem tornar o buquê muito “carnavalesco”.

Gostaram das dicas? Então façam uma lista das flores das quais vocês não abrem mão e pensem junto ao cerimonialista em como compor o buquê de noiva ideal.

Veja também:

5 estilos de vestido para casamento civil

Fontes: Youtube FestaLab, Mansao Marion.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados