Só quem organiza um casamento sabe como esse sonho é construído às custas de muita dedicação. Afinal, há uma série de decisões a serem tomadas que envolvem custos e uma logística delicada — justamente no momento em que o casal está se organizando para iniciar uma vida lado a lado.
O chá de panela é uma tradição que tem por objetivo aproximar os convidados do casal e, de quebra, iniciar a montagem da casa com itens mais simples que os presentes de casamento.
Se você quer saber como organizar o chá de panela, confira a lista abaixo:
Escolha um local adequado, que comporte o número de pessoas e que esteja disponível na data desejada. Costuma-se agendar o chá de panela de dois a três meses antes do casamento.
Uma dica importante: lembre-se que o foco é o casamento. O chá é apenas um “aperitivo” para o grande dia. Então, se o seu casamento for muito luxuoso, faz sentido ter um chá de cozinha mais estruturado. Caso contrário, vale alugar o salão de festas do prédio ou usar o quintal da casa dos pais. Pode ser até mais intimista!
Os chás de panela costumam ser acompanhados de petiscos e de bebidas. Mas tenha foco. Ninguém vai a esse evento com a expectativa de que seja algo muito aprimorado. Em vez disso, foque em um cardápio simples, prático e barato.
Quer uma dica? Aproveite para convidar os padrinhos e madrinhas para ajudar na organização do chá de cozinha. Dividindo tarefas e, dependendo da relação entre os casais, também os custos, pode-se organizar uma ótima recepção com facilidade.
Quem convidar para o chá de panela? Todos os que serão convidados para o casamento, inclusive os homens. Já foi o tempo em que a cozinha e os demais afazeres domésticos eram responsabilidade das mulheres.
Os convites do chá de cozinha podem ser físicos ou virtuais. Esta última opção tende a ser mais prática e barata. Aqui na Joliz, você pode fazer o convite para o seu Chá de Panela, personalizar com as informações do evento, compartilhar via Whatsapp, Facebook ou e-mail e receber a confirmação de presença de cada convidado, função muito útil para que vocês possam saber ao certo a quantidade de pessoas que estarão presentes no encontro.
É muito provável que você esteja ocupado com outras atividades do casamento, então rapidez conta muito. E essa é outra tarefa para as quais se pode escalar padrinhos e madrinhas.
A ideia do chá de cozinha é equipar a casa com pequenos objetos que não são cotados como presentes de casamento. Baldes, concha, vassouras, prendedores de roupa, porta-xampu, potes, abridor de latas… vale até o que não é de cozinha!
Uma boa opção é montar uma lista em alguma loja de artefatos domésticos e enviá-la como sugestão junto aos convites do chá de panela. Assim, evita-se o constrangimento de pedir presentes direcionados e que mais de um convidado dê o mesmo item. Além disso, evita o trabalho de trocar algum presente em mais de uma loja.
É de bom tom entregar lembrancinhas na saída do chá de cozinha. Mas, novamente, a ideia é que seja apenas um mimo, para retribuir a gentileza dos convidados. Pode ser um kit docinho, bombons, uma foto do casal.
Ou seja, a ideia é usar mais a criatividade do que o bolso.
Tudo encaminhado? Ótimo! Então agora vem a parte mais gostosa. Está na hora de cuidar daqueles pequenos detalhes que vão deixar o chá de cozinha com a cara dos noivos e “apresentar” para os convidados o que eles podem esperar do casório.
Montar uma playlist para deixar rolando durante a festa é uma boa ideia. Uma decoração simples para o chá de panela também pode vir a calhar.
Ah, vale a pena pensar em brincadeiras com os convidados! Será que os pombinhos estão com a história do casal na ponta da língua? Quando foi o primeiro beijo? O início do namoro? E a cor preferida ou o filme predileto do seu amor, será que ambos sabem?
Mais que receber itens de casa, o chá de panela é um ótimo momento para se aproximar de quem se ama e tirar fotos engraçadíssimas. Só não esqueça das medidas de prevenção necessárias durante a pandemia. Com máscara e álcool gel disponível, seu chá de cozinha vai ser maravilhoso!
Fontes: Joliz.