5 dicas para planejar um casamento na pandemia

5 dicas para planejar um casamento na pandemia

O ano de 2021 promete ser cheio de casamentos, pois contará com aqueles que foram cancelados no ano passado, por conta da chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil. Porém, as regras e os protocolos de segurança continuam sendo indispensáveis, ainda mais ao reunir pessoas em um casamento na pandemia. 

A especialista em festas Flávia de Picciotto Terpins afirma que, mesmo com a flexibilização que permitiu a realização de eventos, adaptações precisaram ser feitas para celebrar casamentos na pandemia de Covid-19. “O que a gente faz é traduzir quais são as regras que estão vigentes no momento na prática, para ser executável em uma festa”, explicou ela sobre o serviço oferecido em sua empresa.

Diante dessas circunstâncias, novas possibilidades surgiram e prometem agradar os mais diferentes perfis de noivos. Se vocês não querem adiar o casamento e priorizam segurança e saúde, confiram quais são as maneiras de celebrar um casamento na pandemia e descubram qual deles é a melhor escolha para o seu grande dia.

1. Reduzam a lista de convidados do casamento na pandemia

Casamentos pequenos permitem interações mais intimistas. (Fonte: Pexels)
Casamentos pequenos permitem interações mais intimistas. (Fonte: Pexels)

O mini wedding, formato de casamento que abrange festas com até 100 convidados, vai ficar marcado como o tipo de evento mais procurado por noivos em 2020 e 2021. O motivo é óbvio: com menos pessoas na lista, o cumprimento dos protocolos de segurança se torna mais fácil. 

Além disso, casamentos na pandemia menores permitem uma personalização maior, já que são voltados apenas para os familiares e amigos mais próximos. O desafio aqui é decidir quem convidar. Priorizem as pessoas que mais fizeram parte da história do casal.

2. Façam um casamento ao ar livre na pandemia do novo coronavírus

Celebrações ao ar livre possibilitam a escolha de cenários deslumbrantes. (Fonte: Unsplash)
Celebrações ao ar livre possibilitam a escolha de cenários deslumbrantes. (Fonte: Unsplash)

Para casais que não querem reduzir a lista de convidados, a saída ideal é optar por realizar o casamento na pandemia ao ar livre, com circulação de ar constante e em espaços mais amplos, que permitem o distanciamento social.

Aproveitem para escolher cenários paradisíacos, que funcionem como plano de fundo na decoração da cerimônia. Lembrem-se de que, nesses casos, o planejamento do casamento na pandemia deve ser pensado com antecedência, já que muitos desses espaços não têm a mesma estrutura de salões.

3. Apostem em um sequel wedding na pandemia de Covid-19

Qualquer lugar pode se tornar um cenário incrível para a sua cerimônia, inclusive o quintal casa. (Fonte: Unsplash)
Qualquer lugar pode se tornar um cenário incrível para a sua cerimônia, inclusive o quintal casa. (Fonte: Unsplash)

Se vocês fazem o estilo “casal festeiro”, outra escolha para celebrar o casamento na pandemia sem deixar ninguém de lado é realizar pequenas cerimônias em sequência, prática que ficou conhecida como sequel wedding.

Essa divisão permite que cada comemoração seja personalizada de acordo com quem estará presente. Para a família, a festa pode ser feita no quintal de casa, por exemplo, aproveitando o clima íntimo e pessoal. Já para os amigos mais jovens, que tal partir para uma noite de muita dança? 

4. Viajem para um elopement wedding na pandemia

Prepare as malas para casar: essa é a proposta do elopement wedding. (Fonte: Unsplash)

Noivos que procuram um momento a sós podem realizar dois sonhos ao mesmo tempo: viajar e se casar. No elopement wedding, os pombinhos escolhem uma cidade e apenas os dois se deslocam até ela para casar. Esse é o momento perfeito para aquela viagem dos sonhos.

Vocês podem, inclusive, fazer uma surpresa para amigos e familiares e viajar sem contar a ninguém, transformando o casamento na pandemia em uma verdadeira aventura! De quebra, a lua de mel pode começar no próprio destino, aumentando o tempo de celebração para vários dias.

5. Tomem todas as medidas de segurança no casamento na pandemia

Segurança e saúde devem ser prioridade no grande dia. (Fonte: Pexels)

Não custa reforçar que os protocolos que ficaram conhecidos em tempos pandêmicos devem ser obrigatoriamente cumpridos. Todos os convidados devem usar máscara e evitar ao máximo tocar em regiões próximas ao rosto. A distribuição de móveis, especialmente mesas e cadeiras, deve respeitar o distanciamento social. Por fim, o álcool em gel deve estar disponível no máximo de lugares possível.

Atentem-se para conscientizar todos que comparecerão ao casamento na pandemia de Covid-19 sobre a importância dessas medidas. Uma forma gentil de fazer isso é avisá-los no convite do casamento ou mandar um lembrete por e-mail ou redes sociais. Como diz Terpins, “tudo é possível ser feito, mas sempre de uma maneira consciente”.

Todas essas possibilidades surgiram para que, apesar de todas as dificuldades impostas pelo momento em que estamos vivendo, o amor não deixe de ser celebrado perto de quem mais gostamos. E vocês, já decidiram qual dessas tendências o seu casamento na pandemia vai seguir?

Fontes: Joliz, Pousada dos Sonhos.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados