A noiva é romântica; o noivo, aventureiro. Um adora o frio; o outro, o calor. Tomar decisões em conjunto nem sempre é fácil, não é mesmo? Se entrar em um consenso sobre a festa de casamento já é difícil, imaginem sobre a lua de mel! Para que a viagem seja dos sonhos para os dois, nada melhor do que uma boa conversa.
Por isso, nós da Joliz elaboramos uma pequena lista de pontos que devem ser levados em consideração antes de escolher um lugar para a lua de mel.
A definição de quanto vocês terão para gastar vai ajudá-los, de imediato, a diferenciar os roteiros possíveis daqueles imaginados. Se o dinheiro está curto, por exemplo, talvez o ideal seja vocês deixarem a viagem internacional para depois e optarem por um destino mais próximo de casa.
Nesse caso, a tão sonhada estação de esqui nos Alpes talvez terá de ser substituída por um chalé aconchegante em um hotel fazenda. Com certeza, independentemente do local escolhido, será melhor viajar para a lua de mel com as contas da festa de casamento em dia do que com a cabeça preocupada com as dívidas.
Lembrem-se de que vocês terão a vida inteira para fazer outras viagens e de que é muito importante dar atenção à saúde financeira do casal para evitar desgastes e imprevistos na lua de mel.
Antes de marcar a viagem, é muito importante vocês saberem se os dois conseguirão tirar férias no mesmo período.
Se será inverno ou verão, alta ou baixa temporada, tudo isso deve ser levado em conta também antes de vocês tomarem uma decisão do destino da lua de mel. Ir para uma praia paradisíaca quando é estação de chuvas, por exemplo, pode estragar os planos.
A duração da lua de mel também influencia diretamente na escolha do destino do casal. Se vocês têm poucos dias para aproveitar, vale poupar o tempo de deslocamento ao escolherem um local mais próximo.
Agora, se os dois terão um mês ou mais de férias, vale a pena enfrentar mais horas de voo e expandir o itinerário para conhecer cidades e até mesmo países diferentes e variar a programação da lua de mel. Afinal, vocês terão tempo suficiente tanto para descansarem quanto para se divertirem juntinhos.
Se vocês não estão conseguindo chegar a um acordo sobre o destino da lua de mel, uma sugestão é deixar de lado as diferenças e focar no que vocês têm em comum.
Se um dos lados quer um destino de lua de mel mais romântico e o outro algo mais aventureiro, mas os dois curtem fazer programas culturais, por que não optar pela terceira alternativa?
Ou então, procurem um destino que possa suprir ambas as vontades. A Serra Gaúcha, por exemplo, é conhecida pelo seu romantismo, mas também oferece diversas opções para quem gosta de trilhas e passeios em meio à natureza.
Configura algumas ideias de cidades para Lua de Mel no Rio de Janeiro!
Outro cuidado a ser tomado ao escolher o destino da lua de mel é avaliar o estado físico do casal. Por isso, é super importante manter uma rotina saudável antes do casamento, mas se mesmo assim vocês estiverem muito cansados depois da maratona de organizar a cerimônia e a festa de casamento, talvez o melhor seja uma viagem de lua de mel mais tranquila e relaxante, para repor as energias e começar a nova jornada com fôlego total.
Mas se o casal é daqueles com a energia lá em cima, talvez o destino ideal para a lua de mel seja o que oferece programas variados e muita diversão.
Fontes: O Globo, Melhores Destinos, Veja São Paulo.