4 dicas de como organizar um casamento

4 dicas de como organizar um casamento

Vocês se conheceram, se apaixonaram, e o relacionamento ficou mais forte e sério: é hora de planejar cada detalhe do casamento. Por se tratar de um evento complexo, vale a pena seguir algumas dicas importantes para que esse dia especial seja verdadeiramente inesquecível.

1. Escolham um assessor de casamento ou cerimonialista

Ter a ajuda de um profissional especializado faz toda a diferença. (Fonte: Shutterstock)
Ter a ajuda de um profissional especializado faz toda a diferença. (Fonte: Shutterstock)

A primeira dica para organizar um casamento é escolher um assessor ou cerimonialista. Por ser um profissional especializado no assunto, saberá ajudar a montar o cronograma e o planejamento do casamento, orientando a respeito de cada questão. 

É bem comum que noivos e noivas tenham prioridades diferentes ao pensarem sobre o dia do casamento. Sendo assim, após ouvir o casal, o cerimonialista busca equilibrar os pontos que não podem faltar e sugerir soluções que se encaixem àquela realidade levando em conta não só o orçamento, mas também aspectos como o tempo para a realização e o espaço disponível.

De acordo com o cerimonialista Roberto Cohen, a primeira conversa é essencial para entender as preferências do casal. “Esse profissional vai alinhar tudo, porque a festa perfeita tem equilíbrio: não adianta ter um vestido de princesa e uma cerimônia de jardim. Não adianta um buffet incrível e uma decoração que não condiz com aquilo”, explica.

2. Definam a lista de convidados do casamento

Listem as pessoas que vão dividir esse momento especial com vocês. (Fonte: Shutterstock)
Listem as pessoas que vão dividir esse momento especial com vocês. (Fonte: Shutterstock)

Outro passo fundamental ao planejar um casamento é definir quem será convidado para o evento, pois isso influencia várias outras decisões. Só assim é possível avaliar se o casamento terá um estilo mais intimista ou será uma celebração com estrutura maior, então avaliem se vocês querem mesmo chamar parentes com quem mal tem contato no cotidiano, por exemplo.

Lembrem-se de que o número de convidados faz diferença na hora de contratar diversos serviços para o casamento, portanto é importante avaliar bem esse aspecto. Dependendo do tamanho da lista de convidados do casamento, é possível negociar descontos vantajosos no contrato de buffet, bar e até mesmo do local da festa.

3. Decidam o dia e o local do casamento

O local do casamento reflete o estilo dos noivos. (Fonte: Shutterstock)
O local do casamento reflete o estilo dos noivos. (Fonte: Shutterstock)

Já sabendo quantas pessoas serão convidadas para o casamento, é hora de definir o dia e o local. Como sábado é o dia mais concorrido, é também o mais caro; então, levem esse detalhe em conta ao escolherem uma data, especialmente se a ideia for economizar um pouco. Além disso, o ideal é começar a planejar o casamento com pelo menos 1 ano de antecedência, pois assim vocês conseguem selecionar melhor os fornecedores.

Com relação ao espaço, uma dica interessante é organizar a cerimônia e a festa no mesmo lugar, pois isso garante bastante praticidade tanto para os convidados quanto para a equipe contratada. Outra vantagem é no aspecto financeiro, visto que itens como decoração e mobiliário ficam mais em conta quando são montados no mesmo espaço.

Se vocês sonham com um casamento ao ar livre, outro ponto superimportante é quanto ao clima: deem preferência a épocas do ano com menos ocorrências de chuva ou calor em excesso. De qualquer forma, é recomendável ter no local um espaço coberto, para o caso de imprevistos — não convém arriscar, não é mesmo? Como bem lembra Cohen, “todas as suas inspirações podem ser moldadas dentro da sua realidade financeira, de espaço e tempo”. 

4. Mantenham o foco e se divirtam

É importante não deixar a ansiedade tomar conta. Relaxem! (Fonte: Shutterstock)
É importante não deixar a ansiedade tomar conta. Relaxem! (Fonte: Shutterstock)

A organização do casamento envolve muitas decisões, o que pode acabar gerando ansiedade, mas tenham em mente que não é preciso definir tudo de uma vez

Em meio a um mar de informações, é fundamental manter o foco e o equilíbrio, pois só assim é possível ter sucesso na contratação de serviços e na boa execução do evento, de modo que ambos se sintam contemplados. 

Também é bem importante se divertir durante o processo, e um bom jeito de conseguir isso é se lembrando dos motivos pelos quais vocês decidiram se casar. Que tal reservar alguns momentos apenas para relaxarem juntos?

Fontes: The Knot, Brides, NY Times, Mariée, Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados