A gente já viu essa cena milhares de vezes em filmes e séries: o noivo se ajoelha, abre uma caixinha e pede a mão da amada em casamento. Existe uma infinidade de opções de anel de noivado: anéis com uma pedra ou com outros tipos de composição. Nesse contexto, como escolher o anel de noivado ideal?
A gente ensina o “caminho das pedras” para você surpreender seu amor com a joia mais linda que já ganhou na vida.
Pela tradição, o noivo presenteia a noiva com um belo anel de diamantes que ela usa no anelar direito, mas a gente sabe que, hoje, existem muitos casais que fogem desse padrão: mulheres que pedem homens em casamento e casais homoafetivos, por exemplo.
Por isso, é essencial diferenciar um anel de noivado das alianças e decidir entre um ou outro — muitos casais preferem a segunda opção. Nesse caso, você pode comprar um par de alianças, que costumam ser mais simples e com menos pedrarias e são usadas pelos dois no dedo anelar da mão direita até o grande dia. Depois, podem substituí-las por uma aliança de casamento ou simplesmente mudá-la para o mesmo dedo da mão esquerda.
Agora, se você quer mesmo um anel de noivado diferenciado, continue a leitura.
A dica de ouro para fazer uma boa escolha é pensar que, além de marcar esse pedido, o anel de noivado é um presente para seu amor. É algo que ele pode usar pelo resto da vida, por isso deve combinar com o estilo da pessoa. Dito isso, aqui estão algumas dicas essenciais para ajudar na escolha do anel de noivado:
Como são as joias que a pessoa usa? Sua noiva costuma usar anéis grandes ou prefere coisas mais delicadas? Ela tem alguma pedra ou metal favorito? Se usa bastante coisa em prata, provavelmente vai gostar de um anel de noivado em ouro branco, por exemplo.
Qual é o estilo como a pessoa se veste? Se sua noiva costuma usar roupas mais românticas, com estampas florais e cores pastel, um anel mais delicado, com uma pedraria em formato de flor, por exemplo, pode ser o ideal. Já se ela tem um estilo mais moderno e prático, um anel de noivado mais clássico pode ser a melhor escolha.
Como é o cotidiano da pessoa? Digamos que seu noivo seja médico ou personal trainer e precise usar acessórios discretos no dia a dia. Se você der um baita anel de noivado com um solitário, ele não vai poder usá-lo muitas vezes, não é? Leve isso em conta.
Analisando esses três aspectos principais, você pode conversar melhor com vendedores de joalherias para que eles mostrem as opções de anel de noivado que mais se encaixam no estilo de seu futuro cônjuge. Como eles atendem a diversos casais todos os dias, sabem filtrar as opções com base nas informações que você der.
Uma última ideia é seguir aquele velho ditado de “jogar verde para colher maduro”. Como quem não quer nada, você pode passar em frente a uma joalheria em um passeio no shopping e fazer algum comentário. Se a pessoa morder a isca, prepare-se para capturar todas as informações que ela der.
A verdade é que, se vocês estão juntos e se amam, a outra pessoa provavelmente vai adorar qualquer anel de noivado — e o pedido de casamento. A gente espera que você receba um “sim” como resposta e volte aqui para pegar mais dicas e organizar o casório. Se você já quer ficar por dentro das questões essenciais, que tal dar uma olhada nesta lista no canal da FestaLab no YouTube?
Pedido de casamento: 4 ideias criativas para apostar
Fontes: E-noivado.