A música é importantíssima para a entrada da noiva na hora de um casamento e você pode ir bem além da clássica marcha nupcial. Você pode escolher uma música que seja simbólica para o casal ou mesmo escolher uma canção que de algum modo representa o seu amor.
Para ajudar nessa escolha, selecionamos aqui 10 músicas lindas para a entrada da noiva na cerimônia, mas antes dessa lista, trazemos algumas dicas sobre como escolher a trilha sonora de sua cerimônia e de sua festa de casamento. Confira:
Na hora de organizar um casamento, é importante pensar na trilha sonora tanto da cerimônia quanto da festa. Você pode optar por som mecânico, isto é, um DJ, ou uma opção com banda e músicos ao vivo.
As duas opções são interessantes e podem variar conforme a proposta da sua festa. Hoje em dia você consegue contratar bandas que tocam estilos diversos de música e isso pode ser excelente para a sua festa.
No caso da cerimônia, já é super bonito contratar instrumentistas para tocar música de câmara, com uma pequena formação, com piano, violino ou violoncelo, por exemplo. Essas opções devem ser colocadas na sua organização do casamento, comparando preços e entendendo aquilo que faz mais sentido para você.
Às vezes, você pode entender que contratar um bom DJ, do estilo que você gosta, pode ser uma opção mais interessante. É importante pesar o que o casal gosta e a perspectiva de que o casamento é uma festa em que se recebe um público bastante diverso.
Para ajudar nisso, Letícia Martins, a fundadora da Le Cult Produções, explica os cuidados que devem ser tomados antes de definir as músicas do casamento, além de dar várias dicas valiosas para quem quer arrasar no grande dia:
Vamos agora às 10 músicas para a entrada da noiva na cerimônia.
Desde o lançamento, “Pra sonhar” se tornou um sucesso em festas de casamento, tanto que o clipe da canção foi feito apenas com imagens de cerimônias que usaram a canção como trilha.
A música fala sobre uma história de amor que toma o casal de um jeito forte e arrebatador, tanto que um dos versos diz: “Largo tudo / Se a gente se casar domingo / Na praia, no sol, no mar / Ou num navio a navegar / Num avião a decolar / Indo sem data pra voltar”. Tem como ser mais romântico que isso? É perfeita para fazer os convidados se emocionarem com a entrada da noiva.
Dica extra: Jeneci ainda tem mais duas canções que são lindas para esse momento, são elas “O melhor da vida” e “Felicidade”!
Seja na versão de Chico César ou na voz de Daniela Mercury, “À Primeira Vista” descreve de forma única a intensidade dos amores que surgem do inesperado. Além disso, essa é uma canção que descreve com delicadeza o poder do encontro entre quem se ama.
“Quando dei por mim, tava aqui / Quando lhe achei, me perdi / Quando vi você, me apaixonei”. O amor descrito em sua simplicidade e sua força!
Dica extra: Chico César ainda tem uma faixa chamada “Estado de Poesia” que é uma declaração de amor linda. Se você quiser mostrar mais intensidade, a canção também tem versão gravada por Maria Bethânia!
Um clássico da bossa nova, “Eu sei que vou te amar” é uma declaração de amor desmedida, entregue, com versos rasgantes como “E cada verso meu será / Pra te dizer que eu sei que vou te amar / Por toda minha vida”.
Gravada por inúmeros artistas, como Roberto Carlos, Ana Carolina, Gal Costa e Tim Maia, essa canção também é uma boa opção para quem pretende colocar uma apresentação ao vivo na cerimônia. Com um arranjo voz e violão, essa música já tem um impacto forte e pode surpreender a todos durante a entrada da noiva.
Clássico dos anos 90, “I Don’t Want to Miss a Thing” é uma canção quase épica, com toda a intensidade que esse momento pede. Sua letra fala sobre essa sensação de não querer perder nenhum momento ao lado de quem se ama.
Em um dos trechos mais bonitos, Steven Tyler canta: “Então eu beijo seus olhos / E agradeço a Deus por estarmos juntos / É que eu só quero ficar com você / Neste momento pra sempre / Para todo e todo o sempre” (Then I kiss your eyes / And thank God we’re together / And I just wanna stay with you / In this moment forever / Forever and ever).
“Pra você guardei o amor / Que aprendi vendo os meus pais / O amor que tive e recebi / E hoje posso dar livre e feliz”, diz um dos versos dessa linda composição de Ana Cañas e Nando Reis. É uma declaração de amor delicada sobre esse encontro e essa entrega que é o casamento.
Em sua versão original, a faixa é basicamente voz e violão, por isso pode ser adaptada de diferentes formas para uma apresentação ao vivo – uma versão voz e violino, por exemplo, pode ficar lindíssima na entrada da noiva!
“É o amor” é um dos grandes hits da carreira de Zezé Di Camargo e Luciano, um clássico, porém para esse momento da entrada da noiva, recomendamos a versão de Maria Bethânia, que com sua força consegue dar um outro tom para a canção.
E vamos combinar que versos como “Você é minha doce amada, minha alegria / Meu conto de fada, minha fantasia / A paz que eu preciso pra sobreviver” nunca deixam de ser belos.
“A Thousand Years” já se tornou um clássico dos casamentos desde o seu lançamento e tem o seu porquê: a letra fala de um amor totalmente entregue, do tipo que te tira as dúvidas.
Christina canta “Time has brought your heart to me / I have loved you for a thousand years / I’ll love you for a thousand more”, que em tradução livre significa “O tempo trouxe o seu coração pra mim / Eu amei você por mil anos / E vou te amar por mais mil”. Uma declaração de amor poderosa!
Clássico é clássico, né? Aqui Tim Maia escancara esse amor desmedido (Você é mais do que sei / É mais que pensei), de quem se entrega à paixão.
Com versões de diferentes artistas, a nossa dica é usar na entrada a versão original de Tim Maia, ali a partir dos 50 segundos, quando tem a virada da faixa e entra o refrão. Com uma produção grandiosa e épica – com guitarra, bateria e sopros dando o tom -, a voz de Tim entra poderosa, com toda a intensidade que esse momento merece.
“Toda forma de amor” se tornou um clássico entre todos os casais que não seguem a norma clássica, é como um pequeno hino de quem conhece “a dor e a delícia” de se enfrentar tudo por amor.
Num dos versos ele canta “E a gente vive junto / E a gente se dá bem”, pra finalizar no refrão dizendo “E a gente vai à luta / E conhece a dor / Consideramos justa toda forma de amor”. Uma linda letra sobre amor e companheirismo.
Dica Extra: a cantora Fafá de Belém lançou uma versão bastante poderosa dessa música, vale conhecer! Já Daniela Mercury lançou uma versão moderna em que muda um dos versos, para cantar “eu sou tua esposa e você é minha mulher”, uma declaração de amor à sua esposa Malu Verçosa.
Paula e Bebeto, na vida real, eram um casal de amigos de Milton Nascimento que se separou. Milton era como um padrinho deles, assim compôs as bases da canção e pediu que Caetano Veloso compusesse a letra. Acreditava-se que a canção reataria essa paixão e o casal ficaria junto. Infelizmente, isso não aconteceu, o fato é que dessa história nasceu um clássico que celebra o amor de todos os modos.
“Eles se amam de qualquer maneira, à vera / Eles se amam é pra vida inteira, à vera / Qualquer maneira de amor vale o canto / Qualquer maneira me vale cantar” são versos que ganharam as rádios na voz de Gal Costa e, recentemente, ganharam uma releitura de Iza, ao lado do próprio Milton.
Muitas vezes a canção escolhida tem um simbolismo forte para o casal ou uma letra facilmente entendível, porém vale ficar de olho em algumas faixas que podem enganar. Há muitas canções em outras línguas que são usadas em casamentos por aqui e nem sempre falam daquilo que se imagina. Confira alguns exemplos:
“Hallelujah”, de Leonard Cohen
O refrão com o “aleluia” entoado pela bela voz de Cohen conquista, porém essa não é uma música de amor, nem de louvação, na verdade, seu narrador está questionando sua fé em diferentes formas. Não é o melhor para um casamento.
Essa é uma canção basicamente de coração partido, de alguém que terminou com um grande amor. A dica é: fique atento às canções de Adele, pois a sua maioria é sobre dores de amor!
“I’m Not The Only One”, de Sam Smith
As batidas aqui são perfeitas e chiques para um casamento, porém Sam Smith conta a história de um casal que casou, porém está em vias de separação! Esse realmente não é o ideal para um casamento.
“Quelqu’un m’a dit”, de Carla Bruni
O francês é a língua mais romântica e a voz doce de Carla Bruni envolve, mas essa canção conta a história de um casal que se separou, ainda há algum sentimento, porém o tom geral é de melancolia.
15 músicas que não podem faltar no seu casamento
Fontes: Youtube, Letras e Webeltrame.