Vocês podem já ter recebido um site de casamento com RSVP. Mesmo sem saber o significado exatamente, entende-se, intuitivamente, que se trata da necessidade de confirmar a presença no evento, mesmo porque, em geral, a sigla acompanha uma data e um pedido de retorno sobre a confirmação.
Mas, afinal, o que RSVP significa? Como usá-lo no casamento para que os convidados confirmem a presença? E por que isso é tão importante?
RSVP é uma abreviatura da frase Repondez, s’il vous plaît, que, em tradução livre, significa “responda, por favor”. A ideia é simples: o convidado deve confirmar se irá ou não ao evento.
A sigla é muito usada em países anglo-saxônicos, mas em países de língua latina, como o nosso, acaba-se emprestando o termo para o mesmo uso. Cabe aos noivos decidirem se usarão o RSVP no convite de casamento ou se escreverão um pedido de confirmação em português mesmo, para não ter erro — também é possível fazer ambos, claro.
Uma dica: caso a lista inclua pessoas que residem em Portugal, vocês podem personalizar a confirmação desse grupo usando a sigla RSFF: Responda Se Faz Favor. Afinal, é assim que os portugueses pedem gentilmente aos convidados que confirmem a presença em um casamento.
A confirmação dos convidados e o RSPV são fundamentais para a organização do casamento por razões financeiras e logísticas.
Em termos financeiros, a preocupação é elementar: quem está planejando um casamento sabe que, às vezes, o orçamento é como um lençol curto. Para incluir uma banda, deixa-se o bar de fora; para se ter mais flores, é preciso abrir mão de docinhos mais caprichados.
Mas as decisões mais difíceis são relacionadas à lista de convidados. Em quase todos os casamentos, há mais pessoas para convidar do que a realidade permite, razão pela qual alguns cortes são inevitáveis. Por isso, se alguém faltar no casamento e não avisar em tempo hábil, deixa-se de convidar outro familiar ou amigo querido.
Já em termos logísticos, a ideia do RSVP é permitir que o casamento seja organizado de forma harmônica, para que tudo corra bem. Por exemplo: se uma família de cinco pessoas faltar e não avisar a tempo, uma mesa ficará com metade dos lugares vazios. Meio chato, não é? Isso pode ser especialmente ruim no caso se os noivos preferirem estabelecer lugares determinados para cada convidado.
Bom, agora que vocês já conhecem o significado e a importância do RSVP, está na hora de dicas práticas sobre as confirmações de presença do casamento.
Com alguns cuidados simples na hora de pedir a confirmação de presença dos convidados do casamento, não tem erro: a festa será muito bem organizada e inesquecível!
Fontes: Joliz.