Muitas vezes, os noivos têm sonhos específicos em relação ao dia do casamento, mas é preciso se perguntar até que ponto esses desejos cabem na realidade — especialmente quando falamos sobre o clima da região do casamento. O cerimonialista Roberto Alves comenta que muitos se inspiram em casamentos de outros países publicados no Pinterest, mas nem sempre nosso clima tropical se encaixa em algumas propostas de casamento.
Uma boa dica para otimizar as escolhas é analisar as estações do ano e definir o estilo da festa de casamento com base nisso; para ajudar, preparamos alguns pontos fortes em relação a cada uma delas. Confiram a lista dos casamentos de acordo com as estações do ano e identifiquem em que época vocês conseguem visualizar melhor o grande dia.
A primavera possibilita fazer um evento muito iluminado e dinâmico, por isso apostar em casamentos diurnos ao ar livre é uma ótima saída. Se em sua região o calor for muito forte, o fim da tarde pode ser ideal para combinar uma temperatura mais amena e um ambiente bonito e iluminado pelo Sol.
Casar na primavera também é ótimo porque, acompanhando o ciclo natural, há mais opções de flores para o casamento, e elas se tornam mais baratas. Assim, é possível pesar um pouquinho mais na mão ao escolher esses elementos.
No restante da decoração para o casamento na primavera, cores vibrantes são mais do que bem-vindas. E é possível ser mais ousado no mobiliário, na papelaria e na cor das flores: é hora de aproveitar ao máximo a beleza da natureza.
Quem se casa no verão consegue ter leveza no grande dia, a começar pelos trajes. Esse período admite quebrar um pouco a formalidade, apostar no esporte fino e fazer com que os convidados do casamento no verão se sintam bastante livres.
Finger foods (petiscos) e bebidas leves são boas opções de comidas para o casamento no verão. Além do verão ser convidativo para casamentos na praia ou no campo, uma possibilidade interessante é usar um espaço coberto, mas com janelas amplas e facilidade de acesso a um gramado. A ideia é que a circulação não seja separada entre dentro e fora, mas que conte com o melhor de cada ambiente em uma mesma experiência.
Ao mesmo tempo, o verão é um período de chuva, e isso deve ser previsto. Uma solução interessante para o casamento no verão é ter uma tenda para abrigar os convidados — ainda que não chova, a sombra será bem-vinda.
Folhas secas, galhos e madeira; esses elementos típicos do campo são ótimos para casamentos realizados no outono. A entrada em um clima mais frio pede aconchego e aquecimento, o que começa pelas cores a serem usadas.
Para os casamentos no outono, pode-se apostar na combinação de tons terrosos. É legal também montar uma paleta de cores com graduações como alguns tons de verde (folhagens auxiliam nessa composição), outra cor mais forte (além do marsala, pode-se usar azul-marinho e rosa antigo) e um tom claro (como branco, creme e rosa-chá).
Essa combinação pode acolher os convidados desde o convite e estar presente na mesa e nos demais espaços do casamento no outono. E não se preocupem tanto com flores: mais importante do que a quantidade delas é como elas estarão dispostas.
A depender da região do Brasil, o inverno pode ser bastante rigoroso, por isso é importante pensar em um buffet mais encorpado para o casamento no inverno. A comida não deve pesar, e combinações quentes são bem-vindas. O mesmo vale para as bebidas, segundo a cerimonialista Lica Paludo, e as opções podem incluir um bar com whisky, drinks com vodca, gin e vinhos harmonizando com o menu.
Também é legal receber os convidados com bebidas quentes sem álcool. Uma máquina de café na entrada do salão ou opções de chá, podem trazer aconchego e ser aquele detalhe que fará a diferença na experiência do casamento no inverno.
É possível fazer a recepção do casamento no inverno em um local aberto, mas é necessário ter cuidado com o tempo frio. O ideal é que a cerimônia aconteça perto das 15h, quando o Sol ainda está mais presente.
Ideias não faltam para deixar seu casamento incrível, independente da estação do ano. Com alguns toques especiais, não tem tempo ruim para celebrar o amor.
Fontes: Youtube FestaLab.