A cerimônia de casamento não precisa de uma daminha e de um pajem, mas se vocês têm filhos, sobrinhos ou primos pequenos, é certo que eles vão adorar ter uma participação especial no grande dia. Além disso, é uma tradição que sempre faz sucesso, arrancando sorrisos dos convidados.
A escolha do traje das crianças deve levar em conta alguns fatores, não só estéticos, mas também práticos, para garantir o bem-estar delas durante toda a festa. Confiram algumas dicas de como escolher o vestido da daminha e a roupa do pajem.
Para que as roupas do pajem e o vestido da daminha não destoem do estilo escolhido para a cerimônia de casamento, existem algumas possibilidades. Os trajes podem combinar entre si, com o mesmo uso de cores e tecidos para ambos ou, então, combinar com o vestuário dos noivos.
Se a noiva, por exemplo, for casar de renda branca, o vestido da daminha pode ter alguns detalhes no mesmo tecido. E se o noivo escolheu um smoking completo, então o pajem também pode vestir um terno similar e o mesmo tom de gravata.
Por mais que seja lindo uma daminha de vestido bufante e um pajem de terno completo, obrigá-los a vestir esse tipo de traje em pleno verão é cruel. O mesmo vale para roupas que não protejam as crianças em uma noite fria de inverno.
Tenham em mente a data do casamento antes de escolher as roupas da daminha e do pajem. Se for no inverno, vejam se é possível combinar o vestido da daminha com um casaco mais quente.
Vão casar na praia? Então troquem o terninho do pajem por uma bermuda charmosa com suspensórios, e o sapato fechado por uma sandália fresquinha.
A roupa precisa ser bonita, é claro, mas também é importante garantir o bem-estar do pajem e da daminha. Trajes muito pesados, gravatas apertadas no pescoço, tecidos que pinicam e sapatos muito apertados podem estragar a experiência das crianças.
Para evitar o desconforto e o mau humor da daminha e do pajem, optem por roupas mais confortáveis, com cortes amplos, tecidos leves e mais naturais. Os calçados também não podem machucar os pés e, para isso, os solados de borracha são o ideal, pois evitam escorregões e tropeços.
Se as crianças forem pequenas, o risco de se sujarem ou rasgarem a roupa durante alguma brincadeira antes do casamento é grande. Para evitar imprevistos, o ideal é que elas não fiquem muito tempo ociosas e vestidas com o traje antes da cerimônia começar.
Se for possível, deixem para vestir o pajem e a daminha um pouco antes da cerimônia começar. Enquanto esperam, podem estar vestidas com uma roupa mais simples e confortável.
Muitas vezes, ter uma segunda opção de roupa para o pajem e vestido da daminha para a festa de casamento também é uma boa ideia para o pajem e a daminha se sentirem mais à vontade e aproveitarem melhor a celebração. Afinal de contas, muitas vezes, até a noiva troca de vestido e coloca um sapato mais baixo para curtir melhor a noite.
A não ser que os noivos paguem pelas roupas das crianças que farão parte da cerimônia, é importante averiguar com os pais se eles terão condições de pagar pelas roupas escolhidas para o pajem e a daminha.
Principalmente porque esse tipo de roupa será usada apenas uma vez e não poderá ser reaproveitada depois. Portanto, antes de fazer o convite, veja se não é possível incluir o custo dos trajes no orçamento do casamento ou, então, perguntem aos pais quanto estão dispostos a pagar pelo vestido da daminha e a roupa do pajem.
Fontes: Inside Weddings, marthastewart.com, The Knot.