Câmera fotográfica, filtro solar, óculos de sol: alguns itens são presença obrigatória na mala para a tão sonhada lua de mel, afinal, depois de tanta correria para ter o casamento perfeito, vocês merecem um período de descanso e diversão ao lado da pessoa amada.
Mas há outros elementos que também são necessários, a exemplo de alguns documentos, e é preciso reservar tempo para deixá-los em ordem e, claro, ter espaço na mala. Separamos uma lista com os documentos essenciais para a sua lua de mel.
Tão logo vocês saibam o roteiro, comprem as passagens e, se possível, tenham também o voucher do hotel onde ficarão hospedados. Isso pode ser necessário no caso das viagens internacionais, pois costuma-se pedir documentos que comprovem o local da estadia e a aquisição da passagem de volta ao Brasil.
Outra dica importante: a passagem deve estar com o nome igual ao do documento, portanto, se optarem pela troca de nome, será necessário atualizar os dados.
É necessário comprovante de vacinação para viajar para algumas regiões (o de febre amarela é essencial a quem vai para o norte do país, por exemplo).
Ao optarem pelo destino, procurem se informar a esse respeito e, caso se trate de uma viagem internacional, entrem em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse setor emite o Certificado Internacional de Vacinação, que é o documento a ser apresentado no embarque para outros países.
Se a viagem de lua de mel for dentro do Brasil, qualquer documento de identificação oficial com foto servirá, inclusive a carteira de habilitação. Vocês poderão embarcar em ônibus ou avião, fazer check-in no hotel e o que mais for necessário.
Caso o destino da lua de mel seja algum país do Mercosul, vocês conseguem entrar com dois documentos: o RG (desde que ele tenha no máximo dez anos) ou o passaporte. Atenção: nada de carteira de motorista, pois ela não será aceita como documentação.
Se a lua de mel for em um país que não pertença ao Mercosul, o passaporte é um documento essencial para a viagem de lua de mel.
Se vocês desejam alugar um carro no Brasil durante a lua de mel, a carteira de habilitação resolve o problema. Já no exterior, além dela, você precisará do passaporte e de um cartão de crédito internacional com o nome do condutor de, no mínimo, 25 anos de idade.
Se isso estiver nos planos, pesquise com bastante antecedência, saia do Brasil com o valor pago e tenha consigo o voucher da reserva.
Para entrar em alguns países como os da União Europeia, não é necessário visto. Com passagem e passaporte na mão, pode-se entrar por tempo determinado com o status de turista — em geral, o prazo concedido é de 90 dias.
Em outros casos, é necessário solicitar um visto — para entrar nos Estados Unidos, por exemplo, esse documento custa US$ 160. Por isso, não deixem de pesquisar a política do destino de vocês. Preparem-se para esse custo e lembrem-se de que, em uma viagem a dois, esse valor do documento para a lua de mel é dobrado.
Um seguro viagem é sempre bem-vindo, pois mesmo problemas de saúde simples podem atrapalhar a lua de mel dos sonhos. Por isso, considerem contratar essa opção.
Observem também que diversos países exigem esse seguro para permitir a sua chegada, a exemplo da União Europeia e de Cuba, e esse documento trará mais segurança para que vocês se divirtam sem preocupação na lua de mel.
Pronto, após fazer um checklist com os principais cuidados, ficará fácil planejar a viagem perfeita com quem se ama.
Confira outras dicas da Joliz.
Fontes: Santo Studio, Youtube Joliz.